A 15ª edição do Minas Trend propôs uma reflexão diante dos resultados de suas últimas edições. O evento – que já colocou em discussão temas como sustentabilidade, busca de identidade, relações entre tradição e tecnologia, parcerias entre os segmentos da moda, interfaces entre os setores e valorização das características produtivas locais como fonte de inspiração e geração de conteúdo estético e processual – teve por objetivo, nessa temporada, definir tais abordagens como premissas para o futuro. “Nossa ideia foi fazer com que as pessoas entendessem que tudo o que discutimos até aquele momento era imprescindível para qualquer processo produtivo”, explica Pedro Lázaro, arquiteto e responsável pela cenografia do evento. “Daí o tema ‘Nós, Hoje, Sempre’, que, sintetizado, significou a busca pelo entendimento da nossa própria cultura através de premissas da nossa era para chegarmos a um futuro viável”, acrescenta.
Pela primeira vez, a marca Herchcovitch. Alexandre, sob o comando do estilista Alexandre Herchcovitch, integrou o line up do evento.
A cenografia teve inspiração na obra “Mensagem na garrafa”, do artista mineiro Eder Santos. Outra novidade foi o nome de Paulo Martinez, que assinou o styling do desfile de abertura. A beleza de todos os desfiles ficou a cargo de Ricardo dos Anjos.
Além das exposições de Rogério Lima, que abordou a moda como fator socializante, a edição contou com o Projeto Interfaces, novidade apresentada pelo SESI e pelo SENAI mineiros.
O projeto teve o objetivo de difundir o conhecimento entre estudantes e profissionais já reconhecidos no mercado. “Os alunos de hoje representam o futuro da moda. Precisamos incentivar e investir nessas pessoas para termos um futuro promissor no setor”, contou Pedro Lázaro à ocasião.
Foram selecionados 14 alunos do SENAI Modatec, que participaram de um trabalho coletivo, resultando na exposição. A ideia foi aproximar a academia do processo de produção, desde o momento da concepção de um tema da coleção até o resultado final, ou seja, a peça pronta e seu lançamento no mercado.
AÇÕES SOCIAIS
Dando continuidade à parceria firmada com o Instituto Minas Pela Paz, iniciada na edição de verão 2014, essa marcou a apresentação oficial das camisetas criadas pelas grifes participantes do projeto, cuja venda teve por objetivo a arrecadação de fundos para o projeto. Essa foi uma iniciativa da FIEMG e de 57 empresas privadas que buscou promover a cultura de paz no Estado, a partir do desenvolvimento de ações nos âmbitos de defesa e desenvolvimento social.
As camisetas, que começaram a ser comercializadas a partir da edição Verão/2016 do Minas Trend, foram criadas e desenvolvidas pelo trabalho voluntário dos estilistas e dos profissionais envolvidos, que procuraram evidenciar o DNA de cada marca na proposta visual das estampas. A ideia era, através da moda, disseminar o conceito de paz e compromisso com uma sociedade melhor.
Participaram desta edição 288 marcas, sendo 86 estreantes.