OUT / INV 2015

Nós, Hoje, Sempre

14 de Outubro

NEGÓCIOS REALIZADOS ENTUSIASMAM EXPOSITORES DO 15º MINAS TREND

Lançamento oficial das coleções de vestuário, sapatos, bolsas e bijux encontra um comprador cauteloso, porém, ávido por novidades para aumentar a competitividade.

Mesmo antes da abertura da 15ª edição do Minas Trend, o expressivo aumento do número de expositores comparado ao outono/inverno anterior – 44%, totalizando 288 marcas -, já sinalizava o otimismo dos participantes em relação à retomada dos negócios para a próxima temporada. Apesar de encontrar um comprador ainda cauteloso, em virtude das oscilações do de um ano considerado “atípico”, muitos expositores comemoraram a realização de negócios, a abertura de novos clientes e, até mesmo, o incremento das exportações.

Lais Machado, da confecção Tônage, considera o Minas Trend “a melhor feira do Brasil, completamente consolidada”, obtendo nesta edição um recorde de vendas para a estação outono/inverno. “Fechamos um volume 30% maior nesta edição”, comemora a empresária.

A fabricante de joias ecológicas Gloria Erthal, expositora participante do grupo Cria Rio, aprovou o evento em sua 1ª participação, considerando que a formatação do Minas Trend colabora para o incremento dos negócios. “Para o lojista é fantástico, pois ele encontra tudo em um só local. Aqui o comprador é reconhecido e prestigiado”, afirma Glória, acrescentando que o evento abriu as portas do mercado externo para sua marca.

A expositora da grife homônima Flavia Baldi também avalia positivamente sua participação, destacando o nível dos compradores e também a organização do evento. “Aqui posso apresentar produtos para quem procura diferenciação e tendências”, avalia a empresária.

Larissa Durante, da grife de acessórios Steez, apostou em uma coleção que associa metal com crochet de ponto cruz para criar um “artesanato com DNA humano que deixa de ser excêntrico para ser tendência”. Em sua primeira participação, Larissa ressaltou o nível internacional do evento e a qualificação do comprador que, segundo ela, é composto por “pessoas que entendem de moda e sabem o que está acontecendo”. A empresária também comemora a abertura de novos clientes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Marcando presença pela 2ª vez no Minas Trend, a Civil Jeans obteve ótimos resultados destacando a prospecção de novos clientes e os bons pedidos da temporada. Considerando 2014 “um bom ano, pois lançamos nossa linha masculina e montamos a equipe de representantes de vendas”, Pedro Rabello, diretor da empresa, estima um crescimento de 5%.

Afirmando que a participação nas 2 edições anuais do Minas Trend representam 35% do seu faturamento anual, Vera Nicoleti Alves, proprietária da confecção mineira Carmela Mogliani, desenvolveu uma coleção exclusiva e direcionada ao perfil qualificado do comprador do evento. “A feira é muito boa, você acaba aprendendo com o cliente e adequando o produto às suas necessidades”.

Com 200 pontos-de-venda em todo o País, a grife de acessórios T.Arrigoni afirma que a participação nas edições do Minas Trend responde por 60% de seu faturamento anual. “Não podemos reclamar, 2014 foi um bom ano, inclusive com aumento de vendas”, afirma a proprietária e designer da grife Tatiana Arrigoni.

Vagner Kalienno, da grife de confecção que leva seu nome, afirma que o Minas Trend “é a feira onde mais vendo, muito boa para abrir novos clientes”, destacando outras oportunidades que o evento oferece como a parceria estabelecida com a grife Vicenza para a criação de uma linha de sapatos que ele lançará em sua próxima participação no São Paulo Fashion Week.

Tradicional marca de sapatos e acessórios de couro, a Ferri, segundo seu proprietário Luiz Fernando Campanella, avaliou esta edição do evento como melhor em relação à qualificação do comprador. “O número de clientes qualificados aumentou, abrimos novos no Brasil e exterior”, declara o empresário afirmando que seu processo de exportação começou em virtude da participação na edição anterior do evento com vendas para a Austrália.

Em sua 2ª participação no evento, onde estreou no grupo coletivo Cria Rio, Ary Valentim, da grife de acessórios Mon Cher, comemora o acerto da decisão em retornar com estande exclusivo nesta temporada. “Fechamos grandes pedidos, inclusive com compradores internacionais da Polônia e Estados Unidos. Registramos um aumento de vendas da ordem de 30% em relação ao inverno passado”, informou Valentim.

Para o Presidente da Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, realizadora do evento, Olavo Machado Junior, “mais uma vez o Minas Trend reforçou sua genuína vocação ao promover e estimular a indústria de moda e acessórios brasileira”. Segundo o presidente, “criar um ambiente favorável aos negócios e que privilegia produtos com alto valor agregado, que aumenta a competitividade e visibilidade dos fabricantes, é o principal objetivo do evento. Os resultados positivos desta edição confirmam que estamos no caminho certo”.

ver todas noticias