Bem-vindo à Sala de Imprensa do Minas Trend. Aqui, você terá acesso aos releases e às imagens oficiais do evento.
A Coleção Sonhos de Verão captura a essência da primavera trazendo a suavidade das flores e a exuberância das estampas Liberty em uma vibrante paleta de cores que vai desde tons turquesa e rosa até amarelo e vermelho.
Com o tema “Onde a moda movimenta o mercado”, evento projeta receber mais de 300 lojistas compradores e aposta nos projetos inédito Minas Trend Showroom, em que 19 grifes receberão os visitantes em suas sedes, e Minas Trend Kids, com a participação de 28 grifes para crianças e adolescentes
De 16 a 18 de abril, o Minascentro e locais icônicos, como o Museu da Moda e o P7 Criativo apresentarão o que há de novo nas coleções, em desfiles, palestras e workshops voltados a um público cada vez mais exigente, em sintonia com um mercado em franca ascensão
Conceitos como restaurar, preservar e inventar deverão ser destaque nas coleções. No total, 31º Minas Trend terá cerca de 120 marcas de diferentes segmentos – vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, sleepwear e moda praia e 50 grifes estreantes
No Salão de Negócios, no Minascentro, estarão à disposição dos lojistas 28 marcas mineiras, de outros estados e do exterior, mostrando as tendências da moda primavera/verão 2025
Salão de negócios conta com mais de 100 marcas distribuídas entre os setores do vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, moda-praia e sleepwear, bem como dos estreantes Kids, Baby e Teens
A modelista, consultora e designer de moda pernambucana, do Setiqt-RJ falou na última sexta-feira 26/10) sobre o tema: O dna da criatividade: desconstruindo referências em buscas de novos padrões.
Criações de estilistas do Rio Grande do Norte, com cores, rendas e elementos da cultura regional, como o trançado em fibras e a xilografia de Cordel, roubam a cena na abertura do Minas Trend, em Belo Horizonte, um dos mais importantes salões de moda e negócios da América Latina.
Para os que desconheciam o potencial do setor infantojuvenil no Brasil, o lançamento do Minas Trend Kids - Baby e Teens - novo projeto encampado pela FIEMG, por meio da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da e do Sindivest-MG.
Quatro marcas mineiras – Regina Salomão, Manie, Isa Paes e Amicci - foram as estrelas do desfile 4 Fashion Show, realizado na terça-feira, no Grande Teatro do Minascentro, dentro da programação do Minas Trend.
A Cruz Vermelha Brasileira, conhecida mundialmente por seu trabalho humanitário, está com um estande no Minas Trend, resultado de uma parceria com a FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais.
A forte presença de Minas Gerais no sentimento da brasilidade nacional está refletida em seus diversos aspectos na 30ª edição do Minas Trend, uma referência como evento da moda e movimento propulsor de negócios.
A temporada outono-inverno 2024, de 24 a 26 de outubro, em BH, contará com a participação de 130 marcas expositoras, sendo 21 estreantes. Sete delas são do setor de vestuário, sete de joias de bijus, quatro de calçados e bolsas e quatro de lingerie, moda praia e sleepwear
Programação tem como atração a realização de quatro desfiles que colocam em evidência criações de estilistas mineiros, a alta costura, a moda pronta-entrega e o setor infantojuvenil. Por meio desse leque diversificado, lojistas, clientes e público em geral terão a oportunidade de conhecer a pluralidade da cadeia produtiva fashion de MG
Além de reunir 117 estandes no salão de negócios, o Minas Trend, que acontece de 24 a 26 de outubro, conta com desfiles – incluindo a novidade do Minas Trend Kids - Baby e Teens, workshops, palestras, talks, lives, no Minascentro e em espaços culturais de BH
Atendendo às novas demandas e necessidades do mercado varejista, uma das principais plataformas de lançamento de moda do país maximiza a experiência de compras do lojista ao aliar pedidos para a primavera-verão/2024 e aquisição imediata de novos artigos
Micro e pequenas empresas mineiras da moda têm recebido uma atenção especial do Sebrae Minas em um dos principais eventos de moda do país. Nesta edição do Minas Trend, realizado de 11 a 13 de abril, o Sebrae Minas vai apoiar 40 pequenos negócios nos segmentos de moda íntima, vestuário, bolsas, calçados e acessórios durante o Salão de Negócios.
Considerado uma das principais plataformas de lançamento de moda do país, evento “abraça” ainda mais o centro belo-horizontino com o objetivo de revalorizar áreas de referência da cultura mineira e expandir a relação entre a moda e o público.
Os 50 estilistas convidados pela A.Criem – Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais para participarem do desfile “Moda e Arte no Palácio” exibiram, ontem, no foyer do Palácio das Artes, todo o potencial do design de moda mineiro, abrindo a Semana da Moda de Belo Horizonte.
A Multiplan sempre esteve atenta aos movimentos das pessoas. Afinal, pessoas são inspiração. Como uma grande praça, os shoppings de uma das maiores empresas do Brasil, recebem seus clientes com conveniência, lazer e conforto. É a dinâmica das cidades dentro do Mall. E nada mais adequado do que representar esse life style no desfile que marca a estreia da Multiplan nas passarelas do Minas Trend
Fotos: Divulgação Multiplan
Entre as marcas e empresas do segmento que apresentam novidades e tendências no evento, está o SENAI Modatec. O centro de referência de criação e produção de vestuário apresenta ao público dois novos cursos: Alfaiataria (paletós, coletes, camisas e calças) e Pilotista
Em uma clara menção às antigas maison de thé na França do século XVIII, as estampas de "Casa de Chá" foram inspiradas nos papéis de parede com temas orientais que cobriam esses estabelecimentos. Para a coleção, elas foram feitas à mão com caneta nanquim e pintadas com tinta Guache, conferindo toque suave e sofisticado à cada peça
O segundo dia do Minas Trend, que acontece em Belo Horizonte até o dia 25,
reuniu modelos com trajetória de sucesso, como Cintia Dicker, Barbara Berger e Renata
Kuerten, além de um time de beldades, a exemplo das atrizes Mariana Rios, Érika Januza
e Bia Arantes, que marcaram presença como convidadas da badalada apresentação da
marca Lethicia Bronstein
Fotos: Marcelo Soubhia / Agência Fotosite
Nesta terça-feira foi dado o pontapé inicial à programação oficial do Minas Trend, com a presença do governador do estado, Romeu Zema, e do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe. Evento reúne mais de 200 marcas em espaço de mais de 20mil m², em Belo Horizonte
Fotos: Sebastião Jacinto Junior
Entre os dias 22 e 25 de outubro, Belo Horizonte se transforma na capital brasileira da moda para receber o Minas Trend. O evento é o maior salão de negócios de moda da América Latina e apresentará em seu line-up de desfiles que traduzem as principais tendências para a temporada outono/inverno 2020.
Pela primeira vez no Minas Trend, as indústrias do setor têxtil terão participação também na passarela do evento. Em um desfile coletivo, as empresas irão apresentar, em 20 looks produzidos pela equipe técnica do SENAI Modatec, as tendências nos tecidos para o outono/inverno 2020.
A convite da Orquestra de Câmara SESIMINAS, a cantora Zélia Duncan se uniu ao violoncelista Jaques Morelenbaum para uma apresentação única, ontem, 11/4, no Expominas, durante a 24ª edição do Minas Trend.
“Uma homenagem à minha mãe, que criou seus dois filhos sozinha”. Este foi o ponto de partida para o mineiro Rubens Ávila, 32 anos, idealizador da marca Victoria, especializada em moda festa e vestido para noivas – e que participa da 24ª edição do Minas Trend.
Hileia, denominação dada à imensa floresta equatorial amazônica pelo naturalista alemão Alexander von Humboldt e francês Aimé Bonpland, é o cenário que inspira a nova coleção de Verão 19/20 da Fátima Scofield assinada pelo estilista Daniel Corrêa.
Vestido pelas riquezas áridas do Sertão Nordestino e contando histórias de superação através da moda, o Coletivo Alagoas pretende levar suas criações para o maior salão de negócios de vestuário e acessórios da América Latina, o Minas Trend.
A Skazi está de volta ao Minas Trend e para marcar este retorno, a grife
mergulhou na história do surf para criar o seu verão 2020. Nessa imersão,
Isabel Lethan, primeira mulher a dropar ondas gigantes, aparece como maior
inspiração da marca.
Idealizada pelas sócias Marcella Mafra e Dani Queiroga, a Libertees Brasil nasceu da vontade de mostrar o que há de belo dentro de uma penitenciária. Marcella conheceu o trabalho das detentas por meio de uma exposição da matéria de Artes da Escola Estadual Estevão Pinto, localizada dentro do presídio.
Inovação, criatividade, mundo digital e design foram alguns dos temas discutidos hoje nas palestras do segundo dia da 24a edição do Minas Trend, junto com os desfiles do Coletivo Alagoas, Patrícia Motta, Denise Valadares e Raquel de Queiroz.
Essa edição, que compreendeu os lançamentos para a temporada outono-inverno/2019, recebeu uma média de 15 mil visitantes, aí incluídos 3,7 mil compradores, entre espontâneos e vip´s, ou seja, aqueles com alto potencial de decisão e compra. A expectativa, entre negócios realizados e prospecções estabelecidas durante a feira, é consolidar uma receita da ordem de R$ 200 milhões.
Volume e qualificação de expositores indica a aposta da indústria em uma temporada favorável para os bons negócios. Pela primeira vez, objetivando aproximar o consumidor final da cadeia produtiva, evento abre suas portas e atividades para o público em geral
Estilistas e designers, da nova geração da cena fashion mineira, apresentam suas criações no desfile de abertura e participam do salão de negócios do evento, que acontece de 29 de outubro a 1º de novembro, em Belo Horizonte.
Entidades promovem diversas atividades - que incluem robôs, realidade virtual e parte do acervo do Museu de Artes e Ofícios, para divulgar os serviços prestados para a indústria, estudantes e comunidade em geral.
Muitas novidades estão programadas para a próxima edição do Minas Trend, semana de moda que acontece de 29 de outubro a 1 de novembro, em Belo Horizonte, promovida pela FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Um dos principais destaques é a participação do estilista Ronaldo Fraga como novo diretor criativo do evento.
O relatório final das ações de Gestão de Sustentabilidade desenvolvidas durante o evento apontou que esta foi a edição que menos gerou gases de efeito estufa desde o início das medições.
Relatório final das ações de Gestão de Sustentabilidade desenvolvidas durante o evento apontou que esta foi a edição que menos gerou gases de efeito estufa desde o início das medições.
Lançado na 22ª edição do Minas Trend, idealizado e desenvolvido pelos empresários Márcio e Felipe Resende - proprietários de uma tradicional indústria de acabamentos têxteis -, com design exclusivo de Rogerio Lima, o acessório é direcionado para mulheres dinâmicas que optam por uma alimentação saudável ou necessitam de dietas balanceadas.
Ação faz parte das atividades de gestão de sustentabilidade da Semana de Moda Mineira para quantificar e compensar as emissões de gases de efeito estufa e promover a redução, reuso e reciclagem dos resíduos sólidos.
Inovação, criatividade, mundo digital e design foram alguns dos temas discutidos hoje nas palestras da 24a edição do Minas Trend. Pelo segundo dia consecutivo, o desfile coletivo com as marcas expositoras aconteceu no saguão principal do evento, aberto ao público.
Desfile Coletivo
Fluidez, feminilidade e uma alfaiataria leve marcaram o segundo desfile coletivo do Minas Trend. Marcas expositoras do salão de negócios ganharam contexto pelas mãos do stylist Alberth Franconaid, que pontuou a silhueta com babados e conferiu um belo movimento aos looks. Camisas alongadas de algodão com amarrações nas mangas fizeram um interessante jogo de proporções com vestidos bordados e calças cropped. A atmosfera de leveza também estava na cartela de cores que equilibrava tons pastel e outros mais intensos como nuances de amarelo, vermelho e coral.
Coletivo Alagoas
O livro Vidas Secas de Graciliano Ramos foi a inspiração para as marcas Aquas Beachwear, Alana Tenório, Caleidoscópio, Carol Paz, Estúdio Monteferro, Endy Mesquita, Leila Monteiro, Maneka, Manu Mortari e Sandra Cavalcante, que formam o Coletivo Alagoas. O desfile teve coordenação de Mari Cezário e styling de Davi Leite e trouxe uma cartela formada pelas cores preta, branco, vermelho e dourado. Já os destaques ficam por conta dos bordados, patchwork, tramas e uma parcela da confecção feita à mão. Com objetivo de apresentar a cultura alagoana por meio de suas criações, o Coletivo é associado do Sindivest-AL (Sindicato das Indústrias do Vestuário, da Confecção de Roupas Íntimas e da Fabricação de Bijuterias e de Joalheria do Estado de Alagoas).
Patrícia Motta
O Verão 2020 da estilista Patrícia Motta é inspirado pelo processo de cura, e gira em torno dos quatro elementos da natureza: Água, Ar, Terra e Fogo. Cada um deles é traduzido pelas texturas presentes na coleção. A Água apresenta o rechilieu, bordado de forma orgânica formando ondas do mar. O Ar é interpretado pela respiro entre o couro e crochê e a mistura de preto, azul e branco, formando um lindo patchwork. Vestidos, jaquetas e saias recebem flores aquareladas em tons de azul e verde representam a Terra, remetendo à origem da vida. Por fim, o fogo foi inspirado no sol cheio de energia, nos tons de coral e vermelho, em shapes estruturados e marcados por pespontos em crochet. A passarela do Minas Trend recebeu uma apresentação sensorial, com recursos da musicoterapia e da cromoterapia, e o destaque fica por conta de Ana Luiza Cicarini, uma harpista de 12 anos que superou uma doença grave e hoje encanta com seu dom musical.
Denise Valadares
Dona de uma estreia muito elogiada na última edição do Minas Trend, a estilista Denise Valadares volta à passarela do evento com a coleção Crystals, feita em colaboração com o stylist Alberth Franconaid. As peças trazem de volta à cena os babados, os volumes e as camadas tão característicos da década de 1980 e também o boho-romântico dos anos 70. Mangas bufantes, cores vibrantes e babados dialogam com a delicadeza do folk e do feito à mão. A principal característica da marca, o bordado manual, chega com design mais clean. Ele deixa de lado o traço geométrico e assume um estilo mais orgânico, fazendo referência aos cristais, que batizam a coleção. Com modelagens ora fluidas, ora estruturadas, Crystals traz uma cartela que passeia por tons mais leves como o palha, o offwhite e o lilás e também pelos mais quentes como o amarelo gema e o rosa-pink, criando um contraponto entre a vibração dos anos 80 com a leveza dos anos 70. Vestidos fluidos, chemises, blazers, shorts e maxi-camisas compõem a coleção que também apresenta uma alfaiataria repaginada.
Raquel de Queiroz
Inspirada numa saudosa lembrança da infância, Raquel de Queiroz viajou no tempo para criar seu verão 2020, intitulada de Poesia. As peças estão repletas de elementos lúdicos e detalhes delicados, nas formas e bordados, sempre com o uso de muitas cores. Pássaros, borboletas, flores, plumas, franjas e cristais são traduzidos na nova coleção da marca, que está presente no salão de negócios desde 2013, mas veio à passarela pela primeira vez nesta edição com styling de Daniel Ueda. Referência em moda festa, o trabalho handmade de efeito único nas texturas, relevos e padronagens coloridas, apareceu em vestidos longos e curtos com paetês, canutilhos e bordados em efeito 3D que dão textura e armam suas criações exclusivas, além de macacões inteiramente bordados. A cartela de cores, a estilista propõe cores primárias e aposta em tons alegres, como azul, amarelo e vermelho, mesclando menta, coral e cassis.
A programação de palestras também atraiu muitos convidados e visitantes do 24o. Minas Trend. A importância das mídias digitais na moda foi o assunto da palestra de Alice Ferraz, referência no segmento digital na moda. Os outros temas foram acessórios, desenvolvimento de coleção, criatividade e design e conteúdo digital.
14h
Como planejar o desenvolvimento de coleções de moda na sua empresa
A palestra com Cintia Lopes, parte do Meetup SEBRAE, aconteceu no lounge da empresa no Minas Trend.
14h
A importância do acessório no mix de uma coleção
A consultora de moda Cris Gurgel apresentou as tendências do verão 2020, focadas em acessórios, aliando informação de moda ao desejo de consumo e oportunidade de negócio.
16h
UniBh e Minas Trend apresentam: Moda Contemporânea e Inovação - O Papel das Mídias Sociais Digitais
Em uma das palestras mais concorridas do dia, a empresária Alice Ferraz apresentou o case de seu F. Hits, a primeira plataforma de influenciadores digitais de moda e lifestyle do mundo.
18h
Fashion Talks: criatividade e design
Com mediação de Patrícia Sant’Anna, Felicia Biekarck, Layla Mendes, Vivian Berto debateram formas de criar uma linguagem criativa no mundo contemporâneo de hoje.
Inspirada em uma ação espontânea de conscientização realizada pelo fotógrafo Marcio Rodrigues, exposição aposta no poder de persuasão do universo fashion para alertar e informar sobre a importância da mamografia
A cada edição, em parceria com importantes entidades de fomento à indústria mineira, o evento é palco de dois concursos que visam detectar, qualificar e profissionalizar novas marcas e criadores promissores.
Volume e qualificação de expositores indica a aposta da indústria em uma temporada favorável para os bons negócios. Pela primeira vez, objetivando aproximar o consumidor final da cadeia produtiva, evento abre suas portas e atividades para o público em geral.
Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.
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