OUTONO INVERNO 2020

Tecendo Futuros

31 de Outubro

Minas Trend investe no lema sustentabilidade com responsabilidade na moda

Minas Trend investe no lema sustentabilidade com responsabilidade na moda

Objetivos e metas da ONU para 2030 servem de inspiração para maior engajamento do segmento têxtil durante a semana de moda mineira
 

A bandeira do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) – contendo 17 objetivos e 169 metas da agenda universal – ampliou sua atuação na temporada outono/inverno 2020 do Minas Trend, que tem como tema “Tecendo Futuros”. “Nessa edição, não estamos falando apenas sobre moda, mas de temas que propõem discutir ações da responsabilidade de todos para ser alcançadas futuramente. Essas iniciativas têm continuidade nas demais edições, por isso o verbo tecer está no gerúndio”, justifica o diretor criativo do Minas Trend, Rogério Lima.  

Ao levar as propostas e objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU que visam equilibrar o crescimento nas áreas econômica, social e ambiental até 2030,  a semana de moda mineira expande sua atuação para dialogar com o público não especializado, estabelecendo interações que podem, de acordo com Rogério, atrair patrocinadores e gerar ativações junto ao consumidor final.  

Ele enfatiza que, em todas as edições da semana de moda mineira, existirá um tema alinhado com os segmentos industriais e a relação desses setores com a moda. “A partir disso, o tema vai propor apresentar para a sociedade o real papel da FIEMG e a valorização do segmento produtivo. A moda é um universo bacana para discutir temas polêmicos”, acrescenta. A intenção é atrair o olhar do visitante que percorrer os ambientes da 25ª edição do Minas Trend, uma vez que painéis denominados “instagramáveis” vão compor visualmente paredes e espaços de convivência com imagens e mensagens contendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

Palestras, bate-papo e debates com profissionais envolvidos com a temática de sustentabilidade e convidados de peso como Pedro Themotheo, diretor de Design e sócio-fundador da Materiabrasil, e Gabriela Leite Marcondes Schott, consultora em Gestão socioambiental de resíduos têxteis e diretora-executiva da Ecomaterioteca, reiteram a temática em prol do bem-estar do planeta. A Ecomaterioteca terá estande no evento proporcionando uma interação do público com tecidos biodegradáveis.  

Algodão brasileiro com certificado de sustentabilidade
 

A temporada do outono/inverno 2020 do Minas Trend também elege o algodão como fio condutor da cadeia produtiva, agregando marcas de tecelagem – Cedro Têxtil, Tear Têxtil, Fabril Mascarenhas, Santanense, Cataguases e São Joanense - e reacende a discussão sobre a importância da matéria-prima básica dos tecidos em que o Brasil figura como segundo maior exportador entre os produtores mundiais de cotonicultura.  

Considerado no passado o ouro branco da economia, o algodão brasileiro, segundo Rogério, soterrou o lema escravocrata e poluidor, e atualmente torna-se exemplo para o mundo com atestado de boas práticas sociais, ambientais e econômicas nas fazendas de algodão. A fala de Rogério é ratificada pelos dados da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) com 86% da colheita anual sustentável, conferindo ao país a posição de maior fornecedor global de fibra certificada. A meta da entidade é atingir a certificação em 95% da colheita anual até 2020.

A sustentabilidade na moda é vista por Rogério Lima por meio de atitudes e ações responsáveis que conectam todo o segmento, desde a produção da matéria-prima à confecção, incluindo ainda venda no atacado/varejo. Para atender às exigências do consumidor engajado e ávido por informações sobre a origem e como se dá a produção dos itens, é essencial, de acordo com ele, proporcionar maior transparência nas ações e melhor acesso a informações, além de fomentar atitudes positivas na cadeia produtiva.  

Gestão mais eficiente e mais próxima do público
 

A convite do empresário Flavio Roscoe, atual presidente da Fiemg, para atuar como diretor criativo do Minas Trend, Rogério participa pela  terceira vez como curador do evento e tem como principal desafio dar um novo direcionamento ao evento, assim como aproximar o público leigo da semana de moda.  

“Começamos a perceber que se gastava muito para fazer o evento. Precisávamos ser criativos e sustentáveis por meio de uma gestão e ações mais eficientes. Como o Minas Trend foi concebido como um evento fechado para o segmento especializado, essa realidade acabava afastando os patrocinadores, que estão focados em ativação junto ao consumidor final”, justifica Rogério.  

A proposta de abrir as portas do Minas Trend para o público ainda está engatinhando, segundo ele, que sonha com momentos de interação mais intensos como desfiles abertos pelos quatro cantos da cidade, rodas de conversas e criação de conteúdos que aguce o interesse de outros segmentos além da moda.  

“A moda só poderá evoluir quando o segmento souber o que verdadeiramente instiga o desejo das pessoas e de nichos variados de mercado, para contextualizar as coleções. A participação do púbico é fundamental para determinar o comportamento que a moda deve seguir”, sinaliza Rogério Lima.  

Para essa edição, haverá toda a área do foyer do Expominas aberto ao público, com espaço Gastrô Minas Fashion, música, dança, palestras, bate-papo e oficinas de tecidos com possibilidade de poder tocar e conhecer materiais sustentáveis, além da inserção de espaços intagramáveis, onde o visitante pode interagir com painéis para fotos e passear pela exposição que vai contar a história dos 185 anos da AngloGold Ashanti.    

Agência Fotosite
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