MINAS TREND IMPULSIONA NEGÓCIOS DOS QUATRO CANTOS DO PAÍS
Salão de Negócios reuniu compradores de diferentes partes
do Brasil e do mundo e alavancou vendas nos segmentos de vestuário, bolsas,
calçados, acessórios e têxtil
A 25ª edição do Minas Trend chega ao fim nesta sexta-feira (25) com um
balanço positivo para os empreendedores. Em quatro dias, mais de 20 mil pessoas
passaram pelo Salão de Negócios - o maior do segmento de moda na América Latina
–, que reuniu marcas de vestuário, bolsas, calçados, acessórios e têxtil das cinco
regiões do Brasil. O volume de vendas, em alguns casos, superou a casa dos 60%
e contribuirá de forma significativa para a sustentação dos negócios até a
próxima edição, prevista para abril de 2020.
De Norte a Sul do país, não faltam exemplos de quem escolheu o Minas
Trend como um ponto de conexão com o mercado nacional e internacional. A
consagrada marca do joalheiro e designer Hector Albertazzi (SP), especializada
em acessórios de luxo, é um exemplo disso. Comemorando 10 anos de trajetória e
10 edições do Minas Trend, o grupo tem o evento como uma importante plataforma
de promoção e geração de negócios. “Esta edição foi muito importante para nós.
Abrimos novos clientes e em dois dias alcançamos o resultado que esperávamos para
a feira inteira. Ainda não fechamos o resultado final, mas o crescimento
parcial, comparado ao ano passado, está em torno de 60%. A estimativa é de que
ele possa chegar a 90%. O evento é importante tanto para a abrangência da nossa
atuação em cidades brasileiras, como para a entrada em novos países, como Polônia
e Israel”, afirma Carla Panelli, diretora comercial da Héctor Albertazzi.
No mesmo segmento, mas com o olhar voltado para outra categoria de
público, a artesã Leila Monteiro, de Maceió (AL) comemora um ciclo de três
edições do Minas Trend com um resultado surpreendente. “Apenas no primeiro dia,
eu vendi cerca de 70% do meu estoque. Tive que me adaptar para atender as
demandas até o fim da feira. Retirei uma das vitrines e corri pelas ruas de
Belo Horizonte para comprar mais material e continuar produzindo entre um
atendimento e outro”, revela.
O Minas Trend também é escolhido como palco para o lançamento de
tendências pelas marcas. Foi o caso da Ryzí e da DonnaLu, pertencentes ao Grupo
MCM, de Novo Hamburgo (RS) que, em sua segunda participação, apostaram em um
novo posicionamento no Salão de Negócios do evento, apresentando suas inovações
nas famílias de bolsas. “O nosso resultado foi muito positivo. O Minas Trend é
um evento importante para nossas marcas, pois traz o perfil de lojista que
buscamos, as boutiques. Acredito que os lançamentos colaboraram para esses
números, assim como os investimentos em espaço e divulgação, em parcerias com
influenciadoras digitais”, ressalta Samanta Melo, gerente comercial do Grupo.
Para o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, esta edição reflete o novo
momento do evento e sua consolidação como uma importante plataforma de geração
de negócios para a indústria nacional. “Ampliamos o fomento aos negócios,
fortalecendo o Salão, e também acrescentamos ao evento o lançamento de produtos
da indústria mineira em diferentes setores, como o de energia. Vamos agregar
ainda mais qualidade ao que oferecemos à cadeia produtiva da moda”, pontua.
Pequenos também fizeram bonito
O Minas Trend também tem compromisso com o desenvolvimento de novos
negócios. Nesta edição, o programa FIEMG Competitiva levou 43 marcas mineiras
dos segmentos de vestuário, acessórios, bolsas e calçados para o Salão de
Negócios. A oportunidade foi agarrada com unhas e dentes pelos empreendedores
que fizeram bonito na feira.
A Le Jolie Lingerie, uma das marcas de moda íntima – segmento
estreante no evento -, ficou satisfeita com a sua primeira experiência no Minas
Trend. “Foi muito interessante ter esse contato com o público e perceber como a
nossa marca é vista no mercado. Desenvolvemos uma coleção exclusiva para o
Minas Trend, empregando uma pegada fashion na moda íntima, que pode
compor os looks casuais. Participar
do FIEMG competitiva foi muito importante, pois abriu nossos olhos para essa
tendência e nos trouxe uma experiência que será fundamental para o futuro”,
comenta Gislaine Pereira, gerente de marketing da marca.
Já a Nouveau Jour, loja online de T-shirts premium, encontrou nos
programas de desenvolvimento empresarial da FIEMG a oportunidade de elevar o
seu patamar no mercado da moda. “Criei a marca há cinco anos e há um ano e meio
trabalho com atacado. Tive a oportunidade de estrear na edição primavera/verão
2019 do Minas Trend, por meio do programa Ready-to-go, participei de outros
projetos neste formato e agora volto pelo FIEMG Competitiva. Fazer parte dessas
iniciativas de capacitação foi essencial para que eu estivesse aqui hoje. Nesta
temporada, tive uma boa movimentação no estande e consegui ampliar minha
atuação com clientes de novas praças, dentro e fora do estado”, conta Natália
Carneiro, proprietária da marca, que revela seu sonho: “quero me consolidar
para voltar aqui por conta própria”.
Minas Trend – Tecendo Futuros
O Minas Trend é o maior Salão de Negócios de moda da América Latina,
realizado em Belo Horizonte, em duas temporadas anuais primavera/verão e
outono/inverno. A iniciativa da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG)
tem o objetivo de fomentar a indústria mineira da moda, trazendo oportunidades
para toda a cadeia produtiva e promovendo a qualidade e a versatilidade de seus
segmentos. A plataforma é conhecida internacionalmente por lançar tendências e
oferecer uma experiência completa ao público, unindo conteúdo de moda, geração
de negócios e a oferta de entretenimento de qualidade.
O Minas Trend conta com apoio e patrocínio do SEBRAE, CODEMGE,
AngloGold Ashanti, Multiplan, SESI SENAI Nacional, ABIT, Mais Previdência,
Instituto Estrada Real, CEMIG, Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à
Cultura, Krug Bier, Zuurgin, IED + Consulado da Itália, Energisa/Alsol, CEMIG
SIM/Mori, Credifiemg, Caimi&Liaison e Ecomaterioteca.