25 de Outubro
Minas Trend gera negócios internacionais
Compradoras internacionais movimentaram
feira de negócios da 25ª edição do Minas Trend, em Belo Horizonte
Maior feira de negócios de
moda da América Latina, o Minas Trend reuniu nessa 25ª edição compradoras de
seis países, movimentando mais de US$ 160 mil durante e evento e expectativa de
negócios para os próximos 12 meses de US$ 410 mil. Atraídas pela qualidade e
variedade de marcas presentes no evento, elas aproveitaram a semana para
ampliar e estreitar negócios.
A movimentação é uma iniciativa do Centro
Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG),
em parceria com Confederação Nacional das Indústrias (CNI), a Rede CIN e a Apex Brasil (Agência Brasileira de promoção de exportações e investimentos.
A empresária equatoriana
Fátima Mejida participou do evento pela primeira vez e se mostrou encantada com
a experiência. Proprietária de duas lojas direcionadas a sapatos e bolsas no
Equador, Fátima já comercializa produtos da marca Schultz com exclusividade e aproveitou
para conhecer outras marcas e levar novidades às suas consumidoras. “Gostei
muito da variedade de estilos. As bolsas representam uma fatia pequena no mix das
minhas lojas, mas aqui vi boas oportunidades para ampliar as vendas nesse
segmento e fiquei muito bem impressionada com o design e materiais de qualidade
das peças. Fechei US$ 30 mil em negócios com sete marcas entre mineiras e de
outros estados do Brasil”, explica a empresária.
Já a empresária Silvia
Benichio, que mantém quatro lojas no Paraguai, participa pela 20ª vez do Minas
Trend e também comemora bons negócios. “Meu foco na feira sempre foram os
calçados, mas há dois anos começamos a ampliar os negócios também para
vestuário. Mesmo tendo marcas fixas com quem já fazemos negócios, buscamos
ampliar o leque para outras oportunidades. A aceitação dos sapatos brasileiros
no Paraguai é incrível e agora buscando essa abertura cultural no segmento de
vestuário”, conta Silvia.
O formato da feira, que
reúne calçados, acessórios e vestuário, além de palestras, programação cultural
e desfiles, também agrada as compradoras. “Diferente de outras feiras que
acontecem em São Paulo e no Sul do Brasil, esta é a mais completa, tem um pouco
de tudo e é uma ótima opção para fazer negócios”, ressalta a empresária do
Paraguai que movimentou US$ 60 nesta edição e planeja, pelo menos, repetir o
investimento na próxima edição.
Durante a passagem de três
dias pela capital, as compradoras do Reino Unido, Polônia, Estados Unidos,
Argentina, Equador e Paraguai foram conectadas à 43 expositores de todo o
Brasil, que se inscreveram para participarem do projeto. Ao todo, foram
realizadas 280 reuniões de negócios, através de consultorias especializadas,
durante o Minas Trend.
Foto: Sebasião Jacinto Junior
Foto: Sebastião Jacinto Junior