OUTONO INVERNO 2020

Tecendo Futuros

25 de Outubro

Ecomaterioteca é sinônimo de sustentabilidade no Minas Trend

Tecido sintético com DNA biodegradável se decompõe em três anos e ajuda o meio-ambiente 

A semana de moda mineira também é palco de lançamentos tecnológicos. A novidade é o Amni Soul Eco, primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo. Protagonista do espaço Ecomaterioteca, estande onde acontecem oficinas com tecidos biodegradáveis, a fibra sintética é desenvolvida no Brasil pela Rhodia e se decompõe em aterro sanitário em apenas três anos. Para se ter uma ideia dessa inovação, a maioria dos tecidos sintéticos leva em média décadas para se desintegrar, sendo que alguns se deterioram em até 200 anos. A degradação rápida da fibra se dá porque a massa polimérica (matéria-prima plástica do fio) contém em sua fórmula ingredientes, que ao entrar em contato com micro-organismos presentes no ambiente anaeróbico do aterro, aceleram o processo de decomposição. 

De tão inovador, o tecido de fio Amni Soul Eco induz o consumidor a acreditar que a deterioração acontece por meio do uso da peça ou vai se decompor se alguém enterrá-la no quintal ou mergulhar no mar usando uma peça de poliamida, por exemplo. Mayra Montel, gerente de marketing da Rhodia, reitera que o fio só se decompõe no ambiente propício de um aterro sanitário.  Esse fator é preponderante para reduzir o impacto ambiental e garantir um mundo melhor para as gerações futuras.  O DNA biodegradável do fio não é o único benefício do fio Amni Soul Eco, uma vez que peças desenvolvidas com a fibra são macias no toque, tem alta absorção e secagem rápida, além de trama que evita maus odores, características essenciais na composição de lingeries e roupas esportivas. 

O fio Amni Soul Eco se incorporou aos tecidos de várias marcas de roupa casual, como é a carioca Reserva, que desenvolveu camisas misturando esse fio com algodão, e da marca paulista FIT, outra que aposta no jérsei de poliamida Amni. Mais recentemente a estilista Marcela Lima, da marca de bolsas Diwo, criou para o Minas Trend uma mochila de poliamida de fio Amni Soul Eco. 

Batizada de “poliamiga”, corruptela de poliamida amiga da pele, a Rhodia também trouxe como novidade no Minas Trend o fio Amni Soul Cycle, tecido reciclado a partir de resíduo têxtil industrial (pré-consumo), regenerada e transformada novamente em fio têxtil. O projeto de desenvolvimento dessa novidade foi feito em parceria com a Lupo, outra gigante do mercado têxtil, com o objetivo de incrementar e promover a economia circular no setor. O sucesso da parceria esgotou as meias Lupo by fio Soul Cycle, já que compradores e clientes foram presenteados com as peças no estande da Ecomaterioteca. O fio Amni Soul Cycle ainda não está disponível no mercado para o consumidor final.  

No espaço visionário da Ecomaterioteca, segundo Gabriela Leite Marcondes, consultora de Gestão Socioambiental de resíduos têxteis e diretora da Ecomaterioteca,  um dos protagonistas do estande é o fio Amni Soul Eco, que divide espaço com outros materiais – tecidos, aviamentos e fios, que foram sistematizados e catalogados em sustentáveis, ecológicos e biodegradáveis. A exposição Itinerante contém mais de 400 amostras de tecidos e fios responsáveis de 30 indústrias têxteis nacionais. 

Uma das vertentes do trabalho de Gabriela é é pesquisar soluções para os resíduos têxteis e realizar curadoria em tecidos. “Criamos um espaço para pesquisa, educação e inovação em sustentabilidade. Acreditamos que sensibilizar o público e a indústria da moda para a importância dos materiais responsáveis é fundamental e urgente na tentativa de equacionar os aspectos econômicos, sociais, ambientais, culturais e éticos”, destaca a idealizadora da Ecomaterioteca. 

No último dia do Minas Trend, a Ecomaterioteca fará a Curadoria da Oficina Interativa de bordado manual com contas diversas e fios sustentáveis em tecidos de poliamida biodegradável Amni Soul Eco da Rhodia. Essa oficina será ministrada pela professora Geanneti Tavares do Curso de Moda do Centro Universitário UNA.  A atividade é gratuita, com possibilidade de inscrição na hora respeitando a ordem de chegada. A oficina disponibilizará 20 vagas.

Fotos: Sebastião Jacinto Junior

ver todas noticias