07 de Agosto
As novas maneiras de produzir vão nos aproximar cada vez mais do consumidor
Em 2019, o Congresso Internacional Abit chega à sua 4ª
edição como principal ponto de encontro para a troca de conhecimentos da
indústria têxtil e de confecção global. Em entrevista ao site do Congresso, o
presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit),
Fernando Pimentel, conta um pouco sobre a temática que permeia os painéis — que
nesta edição tem como foco o “Fim das fronteiras: da criação ao consumo” — e a
sua importância para o setor hoje.
Ele também comenta a decisão de realizar o congresso durante
o Minas Trend, evento organizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais
(FIEMG) em Belo Horizonte, que mistura semana de moda e plataforma de negócios. Confira a entrevista exclusiva na íntegra:
O tema do Congresso
esse ano é "Fim das fronteiras: da criação ao consumo", quais são as
suas impressões sobre ele?
Vamos abordar como as novas tecnologias estão reduzindo as
fronteiras que existiam no passado. Como, por exemplo, na indústria, comércio e
serviços. Cada vez mais esses setores incorporam elementos de cada um deles: a
indústria mantendo muito sua capacidade de oferecer serviços, ou seja,
servitizando produtos; a parte de serviços vindo para dentro da indústria e o
comércio com as novas plataformas eletrônicas que funcionam sem intermediações.
Esse transbordamento que nós estamos vendo em diversos
setores é possível graças às novas tecnologias e isso precisa ser tratado e
discutido. A indústria não é mais apenas comércio e serviços, mas sim uma
grande área de confluência que procura levar ao consumidor uma proposta
substancial de valor capaz de mostrar que aquela é uma atividade benéfica para
a sociedade e para as necessidades da população. Tudo ao mesmo tempo em que tem
características interativas, algo que nós vivemos cada vez mais.
Qual a importância de
discutir a integração dos diferentes elos da cadeia de produção e distribuição
com o consumidor, passando por novos modelos de negócios e tendo em mente a
sustentabilidade?
A sustentabilidade não vai parar de ser abordada nunca, mas
esse ano nós entendemos que faz sentido colocá-la em pauta na direção de uma
indústria cada vez mais capaz de ter propostas de valor e de trabalhar com
conceitos nas suas versões mais amplas (trabalhista, previdenciária e
negócios). Essas divisórias que existiam antes estão sendo muito reduzidas.
É um fato que vamos continuar tendo máquinas, porém as novas
maneiras de produzir vão nos aproximar cada vez mais do consumidor, permitindo
fábricas mais compactas e flexíveis. Com isso, você entra em um processo que
gera mais assertividade no lançamento de produtos, o que por sua vez reduz os
desperdícios quando você não vende uma coleção.
Quais são as suas
expectativas para a conferência?
As expectativas são as melhores possíveis, pois é um tema
relevante e está em linha com as grandes discussões que nós temos hoje. Temos
candidatos que estão sendo inseridos em um evento de moda de grande relevância
e, é claro, que MG é o terceiro maior polo produtor têxtil e de confecção do
Brasil, portanto tem uma relevância e densidade muita grande.
O Congresso é onde você troca experiências, aprende, faz
networking, discute novas possibilidades do seu negócio. O diferencial é que
tudo acontece também em esferas internacionais, já que tem um line up cheio de
atrações de fora, discutindo temas globais da indústria. Isso é muito rico,
pois essa troca com pontos de vista do mercado externo só agrega ainda mais
para os participantes. Além disso, é um lugar onde você se abstrai das
preocupações do dia a dia e fica mais concentrado em absorver conhecimento.
Esse ano o evento é
novamente feito com o apoio da FIEMG, o que isso significa para você,
considerando o histórico de edições do congresso?
O Minas Trend é um evento de moda e negócios extremamente
importante para o setor e para o país. Nós trouxemos essa novidade para que o
participante do Congresso também tenha a oportunidade de conhecer o que a moda
exporta e participar de todas as atividades envolvidas nesse grande evento, que
acontece em Belo Horizonte duas vezes por ano. É um ponto interessante dessa
edição do Congresso Internacional Abit, pois mistura conhecimento, negócios e
moda.
O Congresso Internacional Abit acontece em Belo Horizonte
nos dias 22 e 23 de outubro. O evento é idealizado pela Associação Brasileira
da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e conta com a parceria estratégica do
SENAI Cetiqt.
Skazi - Foto: Magê Monteiro