Além de
palestras e desfiles com marcas conceituadas, a 24ª edição do Minas Trend tem,
no Salão de Negócios, a participação de jovens empreendedores que buscam dar
maior visibilidade e reconhecimento para suas marcas. Para participar do
evento, alguns contam com a ajuda de concursos ou patrocinadores.
Este é o
caso da Jéssica Andrade, 27 anos, que leva o próprio nome na marca. Ela, que
participou do Concurso Ready To Go, promovido pelo Sindivest-MG, já esteve
presente em quatro edições do Minas Trend, trazendo peças atemporais. “São bem
versáteis. Você consegue desde uma produção desde ir pra praia, você usa como
saída [de banho], e fazendo uma produção mais elaborada você consegue ir numa
ocasião mais arrumada”. Nesta edição, a marca desfilou na abertura do evento. Para
Jéssica, o evento traz visibilidade para jovens marcas. “A Feira [de Negócios]
dá a possibilidade de conquistar mercado no Brasil. Têm compradores de
internacionais e de todo o país, e a FIEMG sempre intermedia as relações”.
Entre os
diversos estilos e propostas presentes no evento, a Norb Creative Brand traz a
moda agênero. Noberto Resende, 24 anos, responsável pela marca, fala um pouco
sobre esta proposta. “Uma moda agênero que respeita a individualidade de cada
ser. A mulher que é feminina não vai deixar de ser feminina por usar uma peça
que não tem gênero e o homem também pode brincar com isso de ser ora feminino,
ora mais masculino. O conceito da marca é dar essa liberdade e quebrar essas
barreiras de rótulos impostas pela sociedade”, explica.
A Norb
Creative Brand contou com parcerias para sua primeira participação no Salão de
Negócios. Entre os parceiros está o Centro Universitário Una, do grupo Ânima
Educação, que ajudou na confecção das peças. “Contar com apoio é o que me deu
gás e força para trazer meu trabalho e fazer com que as pessoas me conheçam
através da minha arte”, cita Noberto ao falar sobre a dificuldade em ter uma
marca pequena.
Bernardo
Rostand, 24 anos, veio de Brasília para participar do Minas Trend. Criador da
Rostand, ele quer apresentar uma nova moda para a noite. “É uma moda feita para
mulher independente, que está preparada para o que aparecer na frente dela. É
confiante o suficiente para usar uma peça com muita personalidade, com muito
brilho. Se sente confortável usando uma peça mais conceitual, ela não tem
problema em se vestir de uma forma mais exagerada, mais aparente, porque ela
gosta de estar sobre os holofotes”, conta. Bernardo
espera que, através do Minas Trend, mais pessoas conheçam sua marca. “Como é a primeira vez no evento, minha
expectativa é muito mais de expor minha marca no mercado, para que as pessoas
vejam o que a Rostand está fazendo”.
Também de
Brasília e participando pela primeira vez da feira, Flávia Laboissiere, de 35
anos, é fundadora da Laboissiere. A marca segue tendências europeias e é
pensada para mulheres fortes e trendsetters.
Flávia destaca a participação da Laboissiere nesta edição do Minas Trend. “Uma
grande oportunidade estar participando desse evento e eu espero que eu possa
divulgar e expandir a minha marca para todo o Brasil”. Além de participar do
Salão de Negócios, a marca esteve presente no desfile coletivo aberto ao
público na quarta-feira (10/04).
Nesta
edição, 19 marcas participam do Minas Trend por meio do FIEMG Competitiva. O programa,
que tem como objetivo expandir os horizontes das marcas mineiras, estimular a
participação de novas empresas, capacitar o mercado e impulsionar novos
negócios, selecionou empresas que nunca participaram do evento ou não
participam há mais de três anos. As marcas passaram por um treinamento pré-evento
e tiveram condições especiais de participação.
O Minas
Trend promove aos jovens empreendedores oportunidades de intercâmbio, troca de
conhecimento e integração entre profissionais do setor da moda.
Fonte: UniBH - Thayane Domingos e Glycia Vieira