Mostra
reúne réplicas de joias e bijuterias exclusivas criadas pelas empresas
participantes do projeto Identidade Minas
Lançada no Minas Trend, agora a
exposição Made in Minas ganha um novo espaço, inaugurando a Galeria SEBRAE
Minas no dia 18 de abril.
A mostra é o resultado da primeira
fase do projeto Identidade Minas, em que 20 empresas do setor de joias e
bijuterias apresentaram suas coleções após participarem de um processo de busca
de sua identidade e DNA, através das características marcantes do estado
mineiro.
Segundo Marden Magalhães, diretor de
operações do SEBRAE Minas, a galeria é um espaço de integração e de aproximação
“É um ambiente vivo, dinâmico, onde apresentamos histórias, cases de sucesso,
mostramos o nosso trabalho”. Sobre a mostra, Marden acredita que a beleza e o
design mineiro valorizam nosso estado, e que este é um resultado de um trabalho
em conjunto, “que envolve toda uma cadeia produtiva”, conclui.
Manoel Bernardes, presidente do
Sindijoias Ajomig, também acredita na força do design. “Ele é o centro da
empresa. É o diferencial das marcas, o que as tornam mais competitivas”, afirma.
Sobre o projeto, Bernardes conta que foi um processo também de resgate de uma
autoestima: “Ao resgatarem sua própria identidade, as empresas resgatam sua vivência,
história e, consequentemente, sua autoestima”. Ele afirma ainda que a ideia é disseminar
o modelo do projeto para outros setores, como vestuário e calçados.
Identidade
Minas
O projeto Identidade Minas tem como objetivo
orientar e dar as ferramentas às empresas participantes para cumprir o desafio
de produzir uma moda genuinamente mineira. Os trabalhos começaram em 2015 e
acontece até 2017, num mergulho profundo sobre originalidade, inspiração,
mineiridade, descoberta da identidade da marca, fixação de metodologias e branding.
Os próximos passos estão centrados
em ações para o melhor posicionamento no mercado e abertura de novos canais de
venda, além do desenvolvimento de um trabalho de branding, para fortalecer atributos e diferenciais das marcas e
possibilitar sua melhor integração com o mercado.
Resultados
A Essamulher é uma empresa nova, tem
três anos de vida. Mas já encontrou seu caminho e sabe por onde seguir. “Agora
temos meta, números de peças estruturadas e até famílias dentro das coleções”,
afirma Valéria Franco, proprietária da empresa junto com sua sócia, Heloísa
Araújo. A consultoria com Walter Rodrigues e Marcia Croce foi fundamental neste
processo. “Nos foi apresentada toda uma metodologia de processo criativo, que
envolve disciplina e organização. Foi bastante enriquecedor”, conclui.
Mesmo pra quem já está algum tempo
no mercado, o projeto trouxe novidades e um diferencial. É o caso de Lázara
Ferreira, da Lázara Design, que antes de se tornar empresária do setor de joias
e bijuterias, se formou em economia e foi bancária por 18 anos. “Este projeto
veio para fortalecer a empresa e a marca”, conta Lázara. “Dia a dia vamos
assimilando o que aprendemos e colocando em prática. A Márcia (Márcia Croce, consultora
do projeto junto com Walter Rodrigues) é emotiva e racional ao mesmo tempo e
ter sua visão sobre o processo criativo foi muito importante. Tanto é que esta
é a primeira coleção que lanço que tem um nome!”, conta, sobre a sua coleção
intitulada Dona Beja.
Exposição
Made in Minas
18 de abril a 15 de maio de 2016
Galeria Sebrae Minas - Avenida Barão
Homem de Melo, 329 – Nova Granada – BH/MG
Segunda a sexta-feira, de 9h às 18h
Entrada gratuita
Informações:
Assessoria
de Imprensa Sebrae Minas
(31)
3379-9271/9278
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