Projeto do Sindijoias Ajomig resgata a identidade cultural do estado como
diferencial competitivo das marcas do setor
Quem visitar o Minas Trend, que acontece no Expominas de 04 a 07 de abril, vai
poder conferir de perto a primeira etapa do projeto Identidade Minas, realizada pelo Sindijoias Ajomig, SEBRAE
Minas e o Instituto By Brasil,
que tem como principal objetivo ajudar as micro e pequenas empresas do setor a
se fortalecerem, se posicionarem no mercado, criando valor de produto, através
da busca do seu DNA, a identidade da
marca. No evento, as marcas vão expor como foi todo o processo da criação desta
primeira coleção, desde o desenvolvimento do conceito até a criação de
materiais.
Esta primeira etapa foi concluída
com a palestra “Made in Minas”, realizada dia 28 de março no SEBRAE-MG, com a participação do estilista Walter Rodrigues e a designer Marcia
Croce, abordando a importância para Minas Gerais de encontrar sua marca e o desafio de se criar uma
moda genuinamente mineira.
Na apresentação, Márcia e Walter mostraram
os elementos que as empresas devem trabalhar. Através das características de
Minas, que são muitas e por vezes únicas e diferenciadas, as marcas podem encontrar
um espaço comercial forte no país e mesmo no exterior.
“O mar de montanhas de Minas e BH
faz você ter olhares diferentes para a mesma coisa”, diz o estilista. Para ele, a riqueza de detalhes das curvas, do
barroco e das tradições
do estado traduzem a moda mineira. Ele cita como referência Fabiana Milazzo,
Patrícia Bonaldi e Rogério Lima. “O trabalho que eles realizam apresentam as
características do estado de uma forma extremamente moderna, contemporânea e
renovada. Atual e sofisticada”, conclui.
Já Márcia acredita que não damos
o valor necessário ao nosso produto, como as pedrarias e gemas. “Acho que pra
vocês é tão corriqueiro que não percebem a beleza que tem”, diz. “As joias
mineiras são uma sensação. O design é riquíssimo, premiado e deve ser
valorizado”, alerta.
Identidade Minas
Realizado em três fases, com 20
empresas participantes, o projeto quer que essas empresas se fortaleçam, criando
valor de mercado e de produto.
O trabalho deve levar cerca de dois anos
e meio, sendo que a primeira etapa já foi concluída, com a realização de workshops,
onde as marcas, inspiradas nas riquezas e características de Minas, criaram suas coleções.
“O produto é o ponto de partida.
Sem ele, não tem como ir ao mercado”, diz Manoel Bernardes, presidente do
Sindijoias Ajomig.
Na segunda etapa será feito um
trabalho de branding, onde as marcas
irão encontrar o seu DNA, alinhado às características do estado e às técnicas que aprenderam
na primeira fase do projeto. Através desse processo, elas vão fortalecer o
“Made in Minas”, criando uma identidade única, forte e reconhecida.
Na última fase as empresas vão buscar
o mercado já com a marca desenvolvida. “E, assim, aumentar a sua competitividade e
perenização”, afirma Bernardes.
Resultados
Para as empresas participantes,
as mudanças têm sido positivas e até radicais. “Praticamente nascemos de novo”,
diz Patrícia Guerra da Sorelle.
“Mudamos nosso jeito de pensar. O trabalho tem sido maravilhoso. A palestra nos
ajudou muito a ver nossas qualidades e usar na nossa busca de identidade”,
afirmou.
Nívia Marisguia, da grife Cláudia Marisguia, diz que o
projeto está sendo um norte para a empresa. “Todo o trabalho tem sido muito
importante e significativo. Com metodologia e técnicas diferenciadas temos um
olhar mais focado na qualidade do produto, precificação e identidade da marca.
E já estamos super animados para a próxima etapa!”, finaliza.
Empresas participantes
ART GOLD, BIA VIEIRA ACESSORIOS, CAREDAN,
CIBELE ANDRADE,
CLAUDIA MARISGUIA BIJOUX, DIVINISSIMA,
ERE BIJOUTERIAS,
ESSAMULHER,
HELIANA LAGES,
JERUSA GOMES,
LAZARA DESIGN, LÉCIA MOURA, MANOEL BERNARDES, JOIAS
MARRE INFINITO,
PAIXÃO PEDRAS,
RGR COMÉRCIO,
SIMONE SALLES BIJOUTERIAS E ACESSORIOS,
SORELLE,
VIANNA, VR DESIGNER.