Maior evento da
indústria da moda debuta no Minascentro e apresenta saldo positivo, superando
expectativas de lojistas e expositores
Comemorando 15 anos e consolidado
como um dos mais aguardados eventos do segmento fashion, a 28ª edição do Minas
Trend apontou as tendências da moda para o Outono/Inverno 2023 e demonstrou o
potencial de retomada econômica do setor. Ao longo dos três dias, compradores, expositores
e formadores de opinião movimentaram o Minascentro e cerca de R$ 20 milhões em
negócios.
“A FIEMG apostou na retomada do
setor. Nesse sentido, a realização do evento no Minascentro, mais as parcerias
estratégicas com o Sebrae Minas, CDL/MG, Abit – Associação Brasileira da
Indústria Têxtil e com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de
Cultura e Turismo – SECUL, foram essenciais para este resultado. Já estamos
animados para as próximas edições do Minas Trend”, afirma o presidente da
FIEMG, Flávio Roscoe.
Nos corredores do Minascentro
prossegue até o fim da tarde desta sexta-feira, dia 04, o fluxo intenso de
compradores de todo o país, ávidos por antecipar as compras, garantir os
melhores produtos e lançamentos que estarão nas vitrines da próxima estação.
Bárbara Resende, visual merchandising
da marca mineira de calçados Luiza Barcelos, comemora as vendas. “Recebemos e
tivemos feedbacks positivos de clientes de vários estados, tanto pela nossa
coleção, quanto pela estrutura do evento. O Minascentro é muito bonito e tem
encantado os clientes assim que eles chegam”. Ela destaca ainda que “o primeiro
dia no evento foi bombástico, o estande ficou lotado! Foi muito bom para a
nossa marca, estamos felizes com os resultados”. E aponta que mesmo quem não
está presencialmente no Minas Trend, toma conhecimento sobre o que está
acontecendo, por isso, “o evento continua acontecendo de forma virtual”.
Com quase 20 anos de história, a
Alinare, empresa paulista que atua no mercado de joalheria em prata e semijoias
de luxo, faz sua segunda participação no Minas Trend, sendo a primeira, ainda
em 2022, no Expominas. Na avaliação de expositora Karen Faria, representante
da marca, “o movimento foi muito bom e as vendas bastante satisfatórias, ainda melhores
do que na edição anterior do evento. Recebemos clientes novos e outros que já
nos conheciam de todas as regiões do Brasil”.
Ela evidenciou ainda o resultado positivo que recebeu de seus clientes.
“Neste novo local, o espaço ficou muito mais organizado e melhor dividido, e a
localização é muito melhor, bem no centro de Belo Horizonte”.
A expositora Julia Capuchinho, diretora
criativa da Júlia Amorim Moda Íntima, é estreante no evento, veio de Taiobeiras,
cidade localizada na região Norte de Minas Gerais. A marca foi a única
selecionada no município pelo edital lançado em parceria pela FIEMG e pelo
Sebrae Minas, que escolheu 17 marcas de polos produtivos das cidades de
Juruaia, Guaxupé, São João do Manteninha, Uberaba, Cabo Verde, Monte Belo,
Taiobeiras, Muriaé, Uberlândia e Vazante para integrar o espaço exclusivo para
o segmento de moda íntima - lingerie, beachwear, fitness e sleepwear - no salão
de negócios.
A empresária salienta que a
palavra que melhor traduz o evento para ela é networking. “Por ser a primeira
participação e pela minha marca ainda não ser tão conhecida aqui, acredito que
a experiência e o aprendizado que vou levar é o mais importante de todos. Estou
saindo muito grata e feliz por tudo o que aprendi e vivi aqui. A troca de
conhecimento entre os empresários é muito interessante, cada dica que recebo é
um excelente ponto-chave que posso mudar e que vai acrescentar muito a minha
marca e que vai agregar ainda mais com as próximas participações”.
Parcerias com foco no futuro
Em paralelo ao Minas Trend, a
Associação Brasileira da Indústria Têxtil realiza o 7º Congresso Internacional
Abit 2022, que volta reformulado ao modelo presencial, com o tema “Estratégias
para um futuro mais sustentável”. Fernando Valente Pimentel, presidente da Abit,
explica a importância de realizar, pela segunda edição, o Congresso
Internacional em paralelo ao Minas Trend.
“A parceria com a FIEMG, somando
nosso congresso a um evento referencial de moda, design e negócios como o Minas
Trend, fortalece ainda mais a sinergia de toda a cadeia produtiva e proporciona
visão mais ampla dos desafios a serem vencidos”, evidencia.
De acordo com o diretor
industrial, o evento tem o mérito de reunir todos no mesmo espaço, contribuindo
muito para o êxito da jornada de crescimento sustentável e sustentado. “É uma
oportunidade fantástica para interagir, trocar ideias, compartilhar informações
e experiências, fazer negócios e trabalhar unidos para o desenvolvimento do
nosso setor e de toda nossa cadeia de valores”.
O Minas Trend se encerra nesta
sexta-feira (04/11) com a certeza de ter apresentado e colocado em foco os
valores e a cultura mineira, por meio da moda e da economia criativa, para
compradores de todo o país, ocupando espaços cada vez mais relevantes e
beneficiando toda a cadeia do setor.
Virtualmente, o evento prossegue até o dia 30, por meio do Minas
Trend Phygital, plataforma onde marcas selecionadas tem seu showroom virtual,
dentro da plataforma da Teceo, para que lojistas possam acessar, se conectar e
fazer negócios.
Já com vistas para o futuro, Guilherme
Scalon, CEO da Teceo, avalia que “a expectativa é continuar angariando marcas e
compradores para o digital ao longo das próximas edições. Também existe uma
ideia de tornar o Minas Trend Phygital acessível por prazos maiores,
facilitando o acesso do lojista fora evento presencial”.
O 28º Minas Trend é
uma realização da FIEMG, SESI e SENAI, com Apoio Master do SEBRAE MG e
patrocínio da CDL/BH e TMT Brasil Epson.
Serviço
28ª edição do Minas Trend
De 2 a 4 de novembro de 2022
No Minascentro (Avenida Augusto de Lima, 785, Centro, Belo Horizonte)
Assessoria de Imprensa do 28º Minas Trend - Rede Comunicação que
transforma
Luciana d’Anunciação – (31) 99902-3923 –
[email protected]