Palestra aborda como o mercado da
moda está inserido na atualidade do Metaverso, que atua na relação entre mente
e matéria
Um
tema que ainda gera muitas dúvidas, mas que já faz parte da realidade de uma parcela
da população, vem se concretizando também no mundo da moda. Marcelo Vianna, pesquisador
Tendere para Design Estratégico e Cenários Futuros na Universidade Vale dos Sinos
(Unisinos), abordou o tema como uma realidade presente no mercado e apresentou
as possibilidades e dificuldades no negócio.
Vianna
explicou que o Metaverso é capaz de provocar uma imersão muito profunda no
mundo virtual e que a tendência, com os avanços tecnológicos, é de que a
imaterialidade faça com que diminua a intervenção humana, com o virtual: “Daqui
a 50 anos, será possível fazer upload de uma consciência humana. O interesse
dessa tecnologia é a evolução da relação do humano com o não humano. Com a veloz
evolução, rapidamente existirão subsídios suficientes em termos tecnológicos
para que seja possível substituir a realidade tangível para uma realidade não
física”, comentou o pesquisador.
Grandes
marcas internacionais, como Gucci, Nike e Prada, têm executado uma
intensificação de projetos metaversos, a fim de atrair e reforçar suas conexões
com os consumidores. Além de que, em questão de sustentabilidade, o custo de
investimento é relativamente baixo para empresas multinacionais.
No
Brasil, Vianna salientou que “é uma evolução sem retorno. É necessário que
investimentos sejam realizados, para que as marcas acompanhem o meio social”. Atualmente,
o maior investimento é realizado por meio de games, em que é possível um
personagem se vestir e usar acessórios da marca, representações digitais que
podem ser monetizadas ou não. Ou a criação de ambientes virtuais com o nome da
marca, para promover uma interação de experiências que imitam a vida real.
Sobre
as dificuldades no nosso país, Vianna apontou questões como alto investimento
em profissionais capacitados da área e a possiblidade de hardwares e softwares acessíveis. Mas informou
que é possível realizar investimentos de baixo custo, que permitem ao
consumidor ter experiências com a realidade aumentada - como os vídeos 360
graus e jogos interativos, que levam o consumidor até sites de compra, etc. O Metaverso
já é uma atualidade que permite criar e experimentar produtos on-line, que
posteriormente podem se materializar com a opção também de serem exclusivos,
agregando ainda mais valor à marca.
O 28º Minas Trend é
uma realização da FIEMG, SESI e SENAI, com apoio master do Sebrae MG e
patrocínio da CDL/BH e TMT Brasil Epson.
Serviço
28ª edição do Minas Trend
De 2 a 4 de novembro de 2022
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