País é reconhecido internacionalmente por ser celeiro de soluções
sustentáveis
A nova moda brasileira, autoral e sustentável, foi tema abordado
no segundo dia do Minas Trend. A doutora e mestre em design, e também
pesquisadora Tendere para Economia Criativa, Joana Contino apresentou em sua
palestra aspectos essenciais para o desenvolvimento de negócio autoral, pensado
a partir das demandas de mercado, identidade e sustentabilidade de uma marca.
O segmento autoral
é um nicho da moda que vem crescendo
a cada ano. Nele, agregam-se alguns conceitos do tripé da
sustentabilidade - econômico, social e ambiental -, reciclagem, cadeia produtiva ética e limpa, utilização de
produtos e mão de obra local, valorização da economia criativa e respeito aos
direitos humanos.
Em se tratando de estratégia para esse tipo de negócio, é preciso
considerar alguns pontos: primeiro, é compreender o perfil do consumidor
baseado em três aspectos: supertecnológico, superconsciente e tradicional a
qualquer custo. A partir disso, deve-se pensar na diferenciação, no enfoque da
marca e nos tipos de mercado (local e externo) para alcance.
Para Joana, o
negócio autoral tende a ser mais sustentável. “Esse modelo de produção é
mais lento, ao contrário da moda massificada. Além disso, há valorização da
cultural local, que inclui saberes locais, como o artesanato e métodos mais
tradicionais de produção. Outro ponto é que promove experiências de consumo
menos fugazes e incorpora debates sobre as questões sociais presentes na região
onde é produzido e comercializado”, observa.
O 28º Minas Trend é uma realização da
FIEMG, SESI e SENAI, com apoio master do Sebrae MG e patrocínio da CDL/BH e TMT
Brasil Epson.
Serviço
28ª edição do Minas Trend
De 2 a 4 de novembro de 2022
No Minascentro (Avenida Augusto de Lima, 785, Centro, Belo Horizonte)
Assessoria de Imprensa do 28º Minas Trend - Rede Comunicação que
transforma
Luciana d’Anunciação – (31) 99902-3923 –
[email protected]