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22 de Julho

9 dicas pra quem quer começar uma marca de moda

Você tem vontade de criar uma marca de moda mas não sabe como começar?

A trajetória nem sempre é fácil, pois é um segmento com bastante concorrência e está em constante transformação.
 
Mas para que desejos e sonhos se realizem, é necessário dar o primeiro passo. A jornada não se faz sozinha e é uma construção diária, superando desafios e adversidades que nem sempre temos como controlar.
 
Porém no final, quando o seu objetivo estiver concretizado, vai ser muito bom olhar para trás e dizer: valeu a pena!
 
Trouxemos aqui algumas dicas e conceitos importantes que devem ser levados em conta antes de começar. Confira:
 

TENHA UM OBJETIVO

O que você pretende produzir? Para quem? Por quê? Que problema sua marca resolverá? E quais serão, a princípio, os diferenciais dela? A partir do resultado desses questionamentos, ficará mais fácil elaborar definições estratégicas. Transformar um sonho em metas concretas pode ser extremamente desafiador, mas, sem dúvidas, é necessário para que a marca saia do plano das ideias e comece a ganhar forma.  

SEGMENTE E SEU PÚBLICO
Quanto mais nichado for seu negócio, maior a probabilidade de sucesso. Isso é potencializado pela era digital em que vivemos: dificilmente tentar abranger um público muito geral tende a ser uma estratégia assertiva. Os anúncios em canais digitais (como Facebook/Instagram e Google Ads) permitem uma segmentação extremamente específica de público para anúncios - use isso a seu favor. Em vez de focar em alcançar todo tipo de pessoa, o esforço pode ser direcionado para que sua marca se torne relevante para o público certo.  

DEFINA A PERSONA

Ter extrema clareza sobre seu público é primordial desde o primeiro momento - ainda que esse público possa, naturalmente, ir se adaptando com o tempo, à medida em que a marca amadureça.    

ANALISE O ORÇAMENTO
Os primeiros investimentos de sua marca precisam ser feitos com extrema cautela. Procure priorizar onde investe com planejamento e estratégia: o ideal é ir validando aos poucos o que está funcionando à medida em que coloca em prática, para que seu investimento corra o menor risco possível.   Se você ainda não possui recursos exorbitantes, o foco do seu orçamento precisa ser na produção de estoque - é com ele que você multiplicará esse investimento inicial. Portanto, nessa fase, é mais prudente que você tenha um mix reduzido, com menos categorias, e vá realizando o acompanhamento e a mensuração de como eles performam após o lançamento.  

PLANEJE
Tente ter em mente inicialmente o que você pretende vender (e também o que você não pretende), para quem, onde esse público compra hoje, quanto ele paga e quais os pontos fortes e fracos desses produtos. Esse é um método simples para iniciar sua definição de mix de produto. O benchmarking (análise das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor ou nicho que o seu) é um processo importante para ajudar no direcionamento estratégico tanto na fase inicial quanto na manutenção do seu negócio de moda.  

COMUNIQUE
Como sua marca se chama, como se comunica e como é percebida são itens extremamente importantes e que influenciam nas vendas e no faturamento, sobretudo pensando a médio e longo prazo.   Caso você tenha a possibilidade de já dedicar parte significativa do orçamento à comunicação visual, o ideal é procurar profissionais, agências ou estúdios de design especializados, ter algumas reuniões de alinhamento e briefing e, então, receber e aprovar o projeto e seus desdobramentos.  

TENHA UM DIFERENCIAL
O diferencial pode estar nos detalhes: no design, produtos, qualidade, cores, tecidos, estampas, preço e assim por diante. É realmente fundamental pensar sobre o que diferenciará sua marca de todos os seus concorrentes diretos e indiretos.    

DELEGUE  

O que você não for capaz de realizar, precisará ser delegado. E, à medida em que seu faturamento permitir contratações, deixe seu espírito centralizador de lado e lembre-se de delegar tarefas. Isso permitirá que você tenha mais tempo para a gestão estratégica da marca e para atividades que, de fato, somente você conseguirá realizar.  

REMUNERE-SE

Todo trabalho deve gerar uma remuneração. É ótimo que seu trabalho seja criado e impulsionado pela paixão, mas é perfeitamente possível trabalhar com prazer e ser bem remunerado.   Por isso, é importante que você retire mensalmente um pró-labore, até para que tenha uma visão do lucro real da empresa (este é calculado após o pagamento de suas contas, impostos e pró-labore). Dessa forma, fica mais concreta a divisão entre o que é, de fato, seu e o que é da empresa - sem simbiose financeira.  

Fonte: WGSN Brasil

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