Você tem vontade de criar uma marca de moda mas
não sabe como começar?
A trajetória nem sempre é fácil, pois é um
segmento com bastante concorrência e está em constante transformação.
Mas para que desejos e sonhos se realizem, é
necessário dar o primeiro passo. A jornada não se faz sozinha e é uma
construção diária, superando desafios e adversidades que nem sempre temos como
controlar.
Porém no final, quando o seu objetivo estiver concretizado,
vai ser muito bom olhar para trás e dizer: valeu a pena!
Trouxemos aqui algumas dicas e conceitos
importantes que devem ser levados em conta antes de começar. Confira:
TENHA UM
OBJETIVO
O que você pretende produzir? Para quem?
Por quê? Que problema sua marca resolverá? E quais serão, a princípio, os
diferenciais dela?
A partir do resultado desses
questionamentos, ficará mais fácil elaborar definições estratégicas.
Transformar um sonho em metas concretas pode ser extremamente desafiador, mas,
sem dúvidas, é necessário para que a marca saia do plano das ideias e comece a
ganhar forma.
SEGMENTE
E SEU PÚBLICO
Quanto mais nichado for seu negócio,
maior a probabilidade de sucesso. Isso é potencializado pela era digital em que
vivemos: dificilmente tentar abranger um público muito geral tende a ser uma
estratégia assertiva. Os anúncios em canais digitais (como Facebook/Instagram e
Google Ads) permitem uma segmentação extremamente específica de público para
anúncios - use isso a seu favor. Em vez de focar em alcançar todo tipo de
pessoa, o esforço pode ser direcionado para que sua marca se torne relevante
para o público certo.
DEFINA
A PERSONA
Ter extrema clareza sobre seu público é
primordial desde o primeiro momento - ainda que esse público possa,
naturalmente, ir se adaptando com o tempo, à medida em que a marca amadureça.
ANALISE
O ORÇAMENTO
Os primeiros investimentos de sua marca
precisam ser feitos com extrema cautela. Procure priorizar onde investe com
planejamento e estratégia: o ideal é ir validando aos poucos o que está
funcionando à medida em que coloca em prática, para que seu investimento corra
o menor risco possível.
Se
você ainda não possui recursos exorbitantes, o foco do seu orçamento precisa ser na produção de estoque - é com ele
que você multiplicará esse investimento inicial. Portanto, nessa fase, é
mais prudente que você tenha um mix reduzido, com menos categorias, e vá
realizando o acompanhamento e a mensuração de como eles performam após o
lançamento.
PLANEJE
Tente ter em mente inicialmente o que você pretende vender
(e também o que você não pretende), para quem, onde esse público compra hoje,
quanto ele paga e quais os pontos fortes e fracos desses produtos. Esse é um método simples para iniciar sua definição de
mix de produto. O benchmarking (análise
das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor ou nicho que o seu) é
um processo importante para ajudar no direcionamento estratégico tanto na fase
inicial quanto na manutenção do seu negócio de moda.
COMUNIQUE
Como sua marca se chama, como se comunica e como é
percebida são itens extremamente importantes e que influenciam nas vendas e no
faturamento, sobretudo pensando a médio e longo prazo.
Caso
você tenha a possibilidade de já dedicar parte significativa do orçamento à
comunicação visual, o ideal é procurar profissionais,
agências ou estúdios de design especializados, ter algumas reuniões de
alinhamento e briefing e, então, receber e aprovar o projeto e seus
desdobramentos.
TENHA
UM DIFERENCIAL
O
diferencial pode estar nos detalhes: no design, produtos, qualidade, cores,
tecidos, estampas, preço e assim por diante. É realmente fundamental pensar
sobre o que diferenciará sua marca de todos os seus concorrentes diretos e
indiretos.
DELEGUE
O
que você não for capaz de realizar, precisará ser delegado. E, à medida em que
seu faturamento permitir contratações, deixe seu espírito centralizador de lado
e lembre-se de delegar tarefas. Isso permitirá que você tenha mais tempo para a
gestão estratégica da marca e para atividades que, de fato, somente você
conseguirá realizar.
REMUNERE-SE
Todo trabalho deve gerar uma remuneração. É ótimo que seu
trabalho seja criado e impulsionado pela paixão, mas é perfeitamente possível
trabalhar com prazer e ser bem remunerado.
Por
isso, é importante que você retire mensalmente um pró-labore, até para que tenha
uma visão do lucro real da empresa (este é calculado após o pagamento de suas
contas, impostos e pró-labore). Dessa forma, fica mais concreta a divisão entre
o que é, de fato, seu e o que é da empresa - sem simbiose financeira.
Fonte: WGSN Brasil