OUTONO INVERNO 2023

Minas Trend Outono Inverno 2023

22 de Julho

Planejamento estratégico já

Já estamos na metade do ano e para muitas empresas é o momento de reavaliar estratégias e ajustá-las para os próximos meses.

Na última edição do 
#MinasTrend as palestras abordaram diversos temas de interesse para as marcas e lojistas, mas praticamente todas tiveram um ponto em comum: o novo comportamento consumidor. E não podemos esquecer de nos incluir neste grupo, afinal também consumimos, não é mesmo?

Vivemos uma fase de pós-pandemia (a covid-19 continua, mas entendemos que o momento é outro), os hábitos de consumo mudaram, e boa parte das decisões de compra agora são baseadas em agilidade e comodidade.

O varejo, principalmente, pede por adaptações, no sentido de criar uma presença digital consolidada, tornando-se necessária uma rapidez maior no atendimento. Ao mesmo tempo, estamos prontos para voltar as lojas e viver experiências não apenas com os produtos, mas com o ambiente e todo o processo de compra.

Listamos nas imagens alguns pontos de ação e de atenção que toda marca precisa ter para realizar o seu planejamento e passar sem grandes percalços pelo resto do ano e entrar 2023 com mais fôlego e preparo. Confira abaixo:
 

PRESENÇA DIGITAL

As compras online se intensificaram e estar fora do comércio virtual não é mais uma opção para quem quer vender. Automatizar as vendas, com a melhoria de sites e aplicativos é um investimento que não pode ser adiado. Quanto mais opções de pagamento a marca disponibilizar, mais fácil será fidelizar clientes.

As mídias sociais evoluíram para um canal de comércio eletrônico. Diante disso, o marketing digital torna-se fundamental e os nano e micro influenciadores ganham cada vez mais destaque, pois conseguem desenvolver uma conversa com tom mais pessoal, atingindo com mais eficácia o público almejado. O conteúdo se torna omnicanal.  

SIMPLIFICAÇÃO

O ambiente de compra – físico ou digital – deve facilitar a experiência e focar em informações diretas e concisas para o consumidor. A economia de tempo será bastante valorizada.  

SEM ESTOQUE

A conscientização sobre o impacto ambiental impulsionou o mercado de itens usados, motivando as plataformas de revenda a assumirem o discurso da sustentabilidade. As marcas estão se adaptando às mudanças do mercado de varejo e transformando o comércio reverso em um modelo de negócios. No mix de produto, adote o conceito de menos é mais. Inspire-se em marcas que vendem apenas um produto principal e foque nos principais atributos e informações que você decidir vender. Quando o cliente é bombardeado com muitas opções diferentes, ele perde o interesse em comprar.  

PRÁTICAS ÉTICAS  

Os consumidores esperam que as empresas se comprometam com a saúde e os interesses da sociedade e da Terra. As perspectivas apontam para a construção de ações focadas em responsabilidades e sustentabilidades nas empresas, como a adoção de critérios ESG. Outra prática ética e urgente é o cuidado em montar uma equipe diversa e um cuidado também saúde mental dos colaboradores. O mercado precisa voltar mais atenção para a humanização e priorizar o bem-estar.  

COOPETIÇÃO

No futuro, será cada vez mais difícil fazer sucesso sem parcerias e cooperação. O caminho para o sucesso no mercado aponta para uma maior integração da cadeia de suprimentos, no compartilhamento de dados entre as organizações e até mesmo cooperação entre concorrentes.      

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