Já estamos na metade do
ano e para muitas empresas é o momento de reavaliar estratégias e ajustá-las
para os próximos meses.
Na última edição do #MinasTrend as palestras abordaram diversos temas de
interesse para as marcas e lojistas, mas praticamente todas tiveram um ponto em
comum: o novo comportamento consumidor. E não podemos esquecer de nos incluir
neste grupo, afinal também consumimos, não é mesmo?
Vivemos uma fase de
pós-pandemia (a covid-19 continua, mas entendemos que o momento é outro), os
hábitos de consumo mudaram, e boa parte das decisões de compra agora são
baseadas em agilidade e comodidade.
O varejo, principalmente, pede por adaptações, no
sentido de criar uma presença digital consolidada, tornando-se necessária uma
rapidez maior no atendimento. Ao mesmo tempo, estamos prontos para voltar as
lojas e viver experiências não apenas com os produtos, mas com o ambiente e
todo o processo de compra.
Listamos nas imagens alguns pontos de ação e de
atenção que toda marca precisa ter para realizar o seu planejamento e passar
sem grandes percalços pelo resto do ano e entrar 2023 com mais fôlego e preparo.
Confira abaixo:
PRESENÇA DIGITAL
As compras online se
intensificaram e estar fora do comércio virtual não é mais uma opção para quem
quer vender. Automatizar as vendas, com a melhoria de sites e aplicativos é um
investimento que não pode ser adiado. Quanto mais opções de pagamento a marca
disponibilizar, mais fácil será fidelizar clientes.
As mídias sociais
evoluíram para um canal de comércio eletrônico. Diante disso, o marketing
digital torna-se fundamental e os nano e micro influenciadores ganham cada vez
mais destaque, pois conseguem desenvolver uma conversa com tom mais pessoal, atingindo
com mais eficácia o público almejado. O conteúdo se torna omnicanal.
SIMPLIFICAÇÃO
O ambiente de compra –
físico ou digital – deve facilitar a experiência e focar em informações diretas
e concisas para o consumidor. A economia de tempo será bastante valorizada.
SEM ESTOQUE
A conscientização sobre o
impacto ambiental impulsionou o mercado de itens usados, motivando as
plataformas de revenda a assumirem o discurso da sustentabilidade. As marcas
estão se adaptando às mudanças do mercado de varejo e transformando o comércio
reverso em um modelo de negócios.
No mix de produto, adote
o conceito de menos é mais. Inspire-se em marcas que vendem apenas um produto
principal e foque nos principais atributos e informações que você decidir
vender. Quando o cliente é bombardeado com muitas opções diferentes, ele perde
o interesse em comprar.
PRÁTICAS ÉTICAS
Os consumidores esperam
que as empresas se comprometam com a saúde e os interesses da sociedade e da
Terra. As perspectivas apontam para a construção de ações focadas em
responsabilidades e sustentabilidades nas empresas, como a adoção de critérios
ESG.
Outra prática ética e
urgente é o cuidado em montar uma equipe diversa e um cuidado também saúde
mental dos colaboradores. O mercado precisa voltar mais atenção para a
humanização e priorizar o bem-estar.
COOPETIÇÃO
No futuro, será cada vez
mais difícil fazer sucesso sem parcerias e cooperação. O caminho para o sucesso
no mercado aponta para uma maior integração da cadeia de suprimentos, no
compartilhamento de dados entre as organizações e até mesmo cooperação entre
concorrentes.