PRIMAVERA VERÃO 2023

Minas Trend Primavera Verão 2023

06 de Maio

Alunos da Una produzem editorial de moda na 27ª edição do Minas Trend

O editorial foi fruto da parceria entre UNA e FIEMG, visando a troca de experiências e ampla qualificação profissional dos estudantes

Por Keven Souza

Na 27ª edição do Minas Trend Primavera/Verão 2023 alunos do Centro Universitário Una - Instituição que integra o Ecossistema Ânima Educação - estiveram mais uma vez presente no maior salão de negócios da América Latina, realizado entre os dias 19 e 21 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte. Nesta edição, diferente dos anos anteriores, os estudantes de Moda produziram um editorial completo com marcas do Salão de Negócios - um feito inédito na história do evento. A participação dos estudantes consolida a relação entre indústria e academia, fomentada pela parceria entre Una e FIEMG, conduzida por Sara Chaves, Marketing UNA.

O conceito do editorial girou em torno da tendência “Dopamine Dressing” (moda dopamina). O plano de styling do editorial evidenciou elementos criativos e hedonistas, que remetem a positividade e realçam o atual período (quase) pós-pandêmico, assinado pela Professora Dra. Gabriela Penna. “O momento é de busca e retomada de prazeres, e essa foi a principal inspiração para o editorial. Pensamos em trazer uma Primavera/Verão 2023 menos óbvia, conectada com a modernidade das linhas metálicas e do concreto do Expominas. A ideia era trazer imagens poderosas, enfatizando a profusão de cores, combinações inusitadas na forma de um editorial com doses altas de “dopamina” e envolvendo marcas criativas. O resultado foi uma primavera/verão divertida e convidativa”, explica Penna, sobre a inspiração para o plano de styling.

A atmosfera energética é real e se fez presente em todas as etapas editorial! No estilo fotográfico, o projeto privilegiou cores mais saturadas, com alto contraste. Já na maquiagem, foram enfatizadas partes do rosto com luminosidade, realçando a personalidade e beleza. As marcas componentes do editorial são conhecidas por peças coloridas, criativas e que representam de forma ímpar o “Dopamine Dressing'': Lázara Design, Leila Bastos, Suzani Bissoli e Roda, que compõem os segmentos de acessórios, calçados e vestuário, respectivamente.  

Além disso, toda a equipe envolvida na produção do editorial foi constituída por estudantes do curso de Moda, Cinema e Audiovisual da Una, na qual formaram um time proativo e engajado com dezenove pessoas, que atuaram em diferentes vertentes no projeto. A coordenação ficou por conta da professora Gabriela Penna; a produção executiva Letícia Dias; a maquiagem Karine Barroso; a fotografia Malu Saraiva; a assistência de fotografia Julia Melo e Rillary Louzada; a produção de Moda e Styling Andreza Ramos, Iolanda Natalia, Kamila Hubner, Karen Lima, Larissa Raydan, Pedro Cardiel, Sheila Fonseca, Taiane Zico, Wilton Silva e Yzabella Moreira; e como modelo Hagatha Katrine e Larissa Raydan. O intuito foi colocá-los como protagonistas de suas próprias histórias para que desenvolvessem referência no universo da moda, com contato com marcas e nomes relevantes do setor, além de repertório de um bom editorial. Muito mais do que aprender é preciso botar a mão na massa.  

Com o editorial os estudantes tiveram a chance de crescer enquanto futuros profissionais, engrandecendo o seu currículo e portfólio e ampliando o network e as conexões através da parceria entre Una e Minas Trend. “Esses momentos oferecem aos alunos a oportunidade de vivenciar o que foi estudado. Possibilita o trabalho em equipe e incentiva os alunos a se desafiaram. As marcas participantes foram essenciais para que essa experiência fosse possível, contribuíram principalmente para a formação do futuro profissional do mercado e para a descoberta de novos talentos”, afirma Letícia Dias, coordenadora do Núcleo de Moda da Una.  

A estudante Yzabella Moreira, que está no último período do curso Moda da Una, acredita que ter feito parte da equipe do editorial a aproximou com a indústria fashion, contribuindo para que venha se formar mais preparada ao mercado e com uma bagagem de conhecimento que ultrapassam as teorias vistas em sala. “Estar na equipe ao lado de marcas consolidadas é gratificante. Observamos a real importância de valorizar o processo de planejamento e desenvolvimento de conceitos criativos nas etapas que envolve também áreas do Design e da Fotografia. Foi enriquecedor!”, comenta.  

Para a estudante do terceiro período de Moda da Una, Larissa Modesto, a experiência foi uma oportunidade ímpar ao currículo. Ela participou da produção de Moda e Styling e foi modelo no editorial. “Pude ter outro olhar do Minas Trend enquanto aluna de Moda, além de ver em primeira mão as novas tendências da indústria e conhecer novas marcas. Fiquei extremamente entusiasmada quando soube da existência do editorial, e ainda mais animada quando descobri que seria a primeira edição. Acredito que é uma oportunidade de exposição muito importante e vantajosa para mim e só tenho a agradecer pela experiência de participar desse projeto incrível”, diz.  

Ensejo para novas edições
 

As próximas edições do maior salão de negócios da América Latina poderão ser também palco para o protagonismo jovem à vista de tanta produção, criatividade e conteúdo enriquecedor gerado a partir da participação dos estudantes na 27ª edição do Minas Trend. Com oportunidade dada, lojistas, compradores, expositores e nomes relevantes do setor, terão a chance de fazer parte desse ensino prático-teórico dentro do Salão de Negócios, a contribuir na formação dos futuros profissionais do mercado de forma ávida. Para a indústria, é de grande valia as marcas estarem dispostas a ter essa sinergia com os alunos. É um ensejo grandioso para que, quem sabe nas próximas edições sejam gerados novos editoriais, projetos e ideias de moda, fomentados e criados através dessa posição passiva. 

FICHA TÉCNICA 

Editorial Preview Primavera/Verão 2023

Coordenação: Gabriela Penna @gabiordones

Produção executiva: Letícia Dias @lediasinsta

Marketing Una: Sara Chaves @sara.chaves78

Marcas: 
Vestuário: Leila Bastos @leilabastos.leiloca
Calçados: Suzani Bissoli @suzanibissolioficial
Bolsas: Roda @vem.pra.roda
Acessórios: Lázara Design @lazaradesign

Fotografia: Malu Saraiva @malusaraiva.raw
Assistência: Julia Melo @juujbs e Rillary Louzada @riih_louzada

Equipe: Alunos Curso de Moda da UNA @modauna_liberdade

Produção de Moda e Styling:
Andreza Ramos @andrezavramos
Iolanda Natalia @iolandanatalia
Kamila Hubner @kamilahubner
Karen Lima @klmodart
Larissa Raydan @lraydanx
Pedro Cardiel @_pedrocardiel
Sheila Fonseca @sheilafonseca.s
Taiane Zico @taianezico
Wilton Silva @wilttonsilva
Yzabella Moreira @yzabellamoreira

Make: Karine Barroso @kasbarroso
Modelos: 
Hagatha Katrine @hagathakatrine
Larissa Raydan @lraydanx

Local: ExpoMinas

#modauna #moda #vemprauna #una

ver todas noticias