06 de Maio
Alunos da Una produzem editorial de moda na 27ª edição do Minas Trend
O editorial foi fruto da parceria entre UNA e FIEMG, visando a troca de
experiências e ampla qualificação profissional dos estudantes
Por Keven Souza
Na 27ª edição do Minas Trend Primavera/Verão 2023 alunos do Centro
Universitário Una - Instituição que integra o Ecossistema Ânima Educação -
estiveram mais uma vez presente no maior salão de negócios da América Latina,
realizado entre os dias 19 e 21 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte.
Nesta edição, diferente dos anos anteriores, os estudantes de Moda produziram
um editorial completo com marcas do Salão de Negócios - um feito inédito na
história do evento. A participação dos estudantes consolida a relação entre
indústria e academia, fomentada pela parceria entre Una e FIEMG, conduzida por
Sara Chaves, Marketing UNA.
O conceito do editorial girou em torno da tendência “Dopamine Dressing”
(moda dopamina). O plano de styling do editorial evidenciou elementos criativos
e hedonistas, que remetem a positividade e realçam o atual período (quase)
pós-pandêmico, assinado pela Professora Dra. Gabriela Penna. “O momento é de
busca e retomada de prazeres, e essa foi a principal inspiração para o
editorial. Pensamos em trazer uma Primavera/Verão 2023 menos óbvia, conectada
com a modernidade das linhas metálicas e do concreto do Expominas. A ideia era
trazer imagens poderosas, enfatizando a profusão de cores, combinações
inusitadas na forma de um editorial com doses altas de “dopamina” e envolvendo
marcas criativas. O resultado foi uma primavera/verão divertida e convidativa”,
explica Penna, sobre a inspiração para o plano de styling.
A atmosfera energética é real e se fez presente em todas as etapas
editorial! No estilo fotográfico, o projeto privilegiou cores mais saturadas,
com alto contraste. Já na maquiagem, foram enfatizadas partes do rosto com
luminosidade, realçando a personalidade e beleza. As marcas componentes do
editorial são conhecidas por peças coloridas, criativas e que representam de
forma ímpar o “Dopamine Dressing'': Lázara Design, Leila Bastos, Suzani Bissoli
e Roda, que compõem os segmentos de acessórios, calçados e vestuário,
respectivamente.
Além disso, toda a equipe envolvida na produção do editorial foi
constituída por estudantes do curso de Moda, Cinema e Audiovisual da Una, na
qual formaram um time proativo e engajado com dezenove pessoas, que atuaram em
diferentes vertentes no projeto. A coordenação ficou por conta da professora
Gabriela Penna; a produção executiva Letícia Dias; a maquiagem Karine Barroso;
a fotografia Malu Saraiva; a assistência de fotografia Julia Melo e Rillary
Louzada; a produção de Moda e Styling Andreza Ramos, Iolanda Natalia, Kamila
Hubner, Karen Lima, Larissa Raydan, Pedro Cardiel, Sheila Fonseca, Taiane Zico,
Wilton Silva e Yzabella Moreira; e como modelo Hagatha Katrine e Larissa
Raydan. O intuito foi colocá-los como protagonistas de suas próprias histórias
para que desenvolvessem referência no universo da moda, com contato com marcas
e nomes relevantes do setor, além de repertório de um bom editorial. Muito mais
do que aprender é preciso botar a mão na massa.
Com o editorial os estudantes tiveram a chance de crescer enquanto
futuros profissionais, engrandecendo o seu currículo e portfólio e ampliando o
network e as conexões através da parceria entre Una e Minas Trend. “Esses
momentos oferecem aos alunos a oportunidade de vivenciar o que foi estudado.
Possibilita o trabalho em equipe e incentiva os alunos a se desafiaram. As
marcas participantes foram essenciais para que essa experiência fosse possível,
contribuíram principalmente para a formação do futuro profissional do mercado e
para a descoberta de novos talentos”, afirma Letícia Dias, coordenadora do
Núcleo de Moda da Una.
A estudante Yzabella Moreira, que está no último período do curso Moda da
Una, acredita que ter feito parte da equipe do editorial a aproximou com a
indústria fashion, contribuindo para que venha se formar mais preparada ao
mercado e com uma bagagem de conhecimento que ultrapassam as teorias vistas em
sala. “Estar na equipe ao lado de marcas consolidadas é gratificante.
Observamos a real importância de valorizar o processo de planejamento e
desenvolvimento de conceitos criativos nas etapas que envolve também áreas do
Design e da Fotografia. Foi enriquecedor!”, comenta.
Para a estudante do terceiro período de Moda da Una, Larissa Modesto, a
experiência foi uma oportunidade ímpar ao currículo. Ela participou da produção
de Moda e Styling e foi modelo no editorial. “Pude ter outro olhar do Minas
Trend enquanto aluna de Moda, além de ver em primeira mão as novas tendências
da indústria e conhecer novas marcas. Fiquei extremamente entusiasmada quando
soube da existência do editorial, e ainda mais animada quando descobri que
seria a primeira edição. Acredito que é uma oportunidade de exposição muito
importante e vantajosa para mim e só tenho a agradecer pela experiência de
participar desse projeto incrível”, diz.
Ensejo para novas edições
As próximas edições do maior salão de negócios da América Latina poderão
ser também palco para o protagonismo jovem à vista de tanta produção,
criatividade e conteúdo enriquecedor gerado a partir da participação dos
estudantes na 27ª edição do Minas Trend. Com oportunidade dada, lojistas,
compradores, expositores e nomes relevantes do setor, terão a chance de fazer
parte desse ensino prático-teórico dentro do Salão de Negócios, a contribuir na
formação dos futuros profissionais do mercado de forma ávida. Para a indústria,
é de grande valia as marcas estarem dispostas a ter essa sinergia com os
alunos. É um ensejo grandioso para que, quem sabe nas próximas edições sejam
gerados novos editoriais, projetos e ideias de moda, fomentados e criados
através dessa posição passiva.
FICHA TÉCNICA
Editorial Preview Primavera/Verão 2023
Coordenação: Gabriela Penna @gabiordones
Produção executiva: Letícia Dias @lediasinsta
Marketing Una: Sara Chaves @sara.chaves78
Marcas:
Vestuário: Leila Bastos @leilabastos.leiloca
Calçados: Suzani Bissoli @suzanibissolioficial
Bolsas: Roda @vem.pra.roda
Acessórios: Lázara Design @lazaradesign
Fotografia: Malu Saraiva @malusaraiva.raw
Assistência: Julia Melo @juujbs e Rillary Louzada @riih_louzada
Equipe: Alunos Curso de Moda da UNA @modauna_liberdade
Produção de Moda e Styling:
Andreza Ramos @andrezavramos
Iolanda Natalia @iolandanatalia
Kamila Hubner @kamilahubner
Karen Lima @klmodart
Larissa Raydan @lraydanx
Pedro Cardiel @_pedrocardiel
Sheila Fonseca @sheilafonseca.s
Taiane Zico @taianezico
Wilton Silva @wilttonsilva
Yzabella Moreira @yzabellamoreira
Make: Karine Barroso @kasbarroso
Modelos:
Hagatha Katrine @hagathakatrine
Larissa Raydan @lraydanx
Local: ExpoMinas
#modauna #moda #vemprauna #una