26 de Abril
27ª edição do Minas Trend: sucesso para todos os públicos
Maior evento da indústria da moda apresenta saldo positivo e supera expectativas de lojistas e
expositores
A 27ª edição do Minas Trend Primavera/Verão 2023 mostra que o que já é bem sucedido ainda
pode melhorar. A meta de crescimento aos níveis de antes da pandemia se confirma na
percepção dos participantes, sejam compradores, expositores ou formadores de opinião.
“Vivemos agora o renascimento, após tantos desafios em frentados pelo setor. Aprendemos que
mudanças vieram para ficar e que este novo momento nos oferece a oportunidade de gerar
ainda mais negócios e beneficiar toda a cadeia produtiva”, resume o presidente da FIEMG, Flávio
Roscoe.
Nos corredores da feira, esse sentimento se confirmou, com o fluxo intenso de compradores,
sedentos por antecipar as compras que enfeitarão as vitrines da próxima estação com cores
fortes e muito brilho.
Na avaliação da baiana Claudia Reuter Esquivel, o Minas Trend é hoje a melhor feira de moda
realizada no país. “Sempre venho preparada para investir muito e renovar a loja pelo maior
tempo possível. Na última edição, eu cheguei com uma boa expectativa e comprei bastante,
porque o cenário já era bem promissor. Vendi tudo rapidamente e precisei reabastecer. Esse é
o meu termômetro e agora eu dobrei a minha projeção de compra”, conta a lojista de Feira de
Santana (BA).
A calçadista Lia Line, estreante no evento, veio de Santa Catarina e conseguiu fazer bons
negócios e afirma que o Minas Trend vai entrar no calendário de eventos com a presença da
marca. “Além do que concretizamos, foi uma oportunidade maravilhosa para nos
apresentarmos à novos clientes, dar visibilidade para a nossa marca, o que é sempre importante
para nós”, observa a gerente comercial, Daiana Meschke. Em resultados efetivos, ela conta com
entusiasmo: “superamos em 30% as expectativas iniciais”.
Sempre frequente no Minas Trend, a lojista mineira Ana, que prefere não divulgar o seu
sobrenome ou o nome da sua loja, por estratégia de negócio, é cliente da empresa de acessórios
Alinare e costuma ir a São Paulo comprar os produtos da marca. “Foi muito bom saber que agora
eles são expositores também no Minas Trend, porque ficou bem mais fácil para termos acesso
aos lançamentos”, afirmou.
Dona de uma loja de roupas e acessórios em Belo Horizonte, Isabella Álvares tornou-se
compradora da mineira Isla durante a pandemia. “Sempre compro das marcas expositoras no
Minas Trend e acho ótimo estar aqui, porque consigo resolver tudo em uma mesma etapa e
contemplar bem a clientela, que busca não apenas a moda festa, mas a roupa do cotidiano e
que atende às necessidades para o trabalho, para o happy hour e eventos maiores, com um
mesmo look”, avalia.
Desde que a Isla foi criada, em 2007, a estratégia foi investir na visibilidade proporcionada pelo
Minas Trend, que é o maior salão de negócios de moda da América Latina. Os resultados são
acima de qualquer expetativa: “a última edição foi um sucesso pra nós; as vendas foram
maravilhosas”, conta a estilista da marca, Luíza Garcia. E agora? “Conseguimos dobrar o
faturamento”, comemora, confirmando a impressão de quem visitou o espaço, sempre muito
concorrido entre os lojistas de todo o país.
Após três dias de grande movimentação no Expominas, em Belo Horizonte, o Minas Trend se
encerra nesta quinta-feira (21/04) com a certeza da capacidade de nascer, sobreviver,
renascer. O evento se reinventa para brilhar e elevar a moda mineira e brasileira ao patamar
que ela merece, ocupando espaços cada vez mais relevantes e beneficiando toda a cadeia do
setor.