22 de Abril
Projeto Marca Coletiva fortalece produtos da indústria de vestuário no Centro-Oeste de Minas
Tema de palestra no Minas Trend, iniciativa é implementada em Divinópolis e valoriza
a cultura local
Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, sempre foi conhecida como um dos polos da
moda no estado. A cidade recebeu, há cerca de dois anos, o projeto de Marca Coletiva,
coordenado pelo IEL/FIEMG Competitiva em parceria com o Sindicato das Indústrias de
Vestuário de Divinópolis (SINVESD), para ampliar a percepção do valor do vestuário no
município. O case foi tema de uma palestra de Cristiane Araújo, do Centro de Design
SENAI Horto, no terceiro dia do Minas Trend.
Cristiane contou que a iniciativa foi concebida a partir da percepção da crescente
concorrência dos produtos fabricados em Divinópolis com os oriundos da China. A
situação pôde ser constatada em entrevistas e sondagens junto a empresários, lojistas
e influenciadores.
Diante desse cenário, contou a palestrante, foram traçadas estratégias que
convergissem para a “valorização da vocação de Divinópolis, elevando a
competitividade das fábricas que trabalham com a verdadeira produção local”, disse a
palestrante. A região reúne cerca de 300 empresas especializadas em confecção,
estamparia, lavanderia, facção e outros.
Na visão da palestrante, com a Marca Coletiva, será possível facilitar a entrada de
produtos em novos mercados, estimular a organização de grupos produtivos locais,
valorizando a cultura regional. Cristiane Araújo explicou que o projeto é baseado em
alguns pilares fundamentais. Entre eles, estão a estratégia de branding, planejada para
agregar valor às peças da indústria de vestuário, despertando o interesse do consumidor,
implementação do marketing 4.0 e a criação de identidade visual.
“É de extrema relevância conhecer o mercado. Assim, conseguimos elaborar ações mais
assertivas e tomar decisões mais conscientes, ampliando a competitividade”, ressaltou.