20 de Abril
Ambiente digital, consumidor multifacetado e sustentabilidade ditam caminhos da moda
Ambiente digital, consumidor multifacetado e sustentabilidade ditam caminhos da
moda
“Adaptação a um universo de restrições, ao ambiente digital de negócios e às ações de
sustentabilidade são caminhos percorridos pelo mercado da moda na pandemia”, disse
a CEO de Tendere Pesquisa, Patrícia Sant’Anna, durante palestra na 27ª edição do Minas
Trend, que teve início nesta terça-feira (19), em Belo Horizonte. Ela falou também a
sobre comportamento e perfil do consumidor dos produtos da indústria da moda.
Para a palestrante, a utilização consciente das redes sociais e do marketing digital
tornou-se um caminho sem volta para a divulgação de peças e, por consequência, atrair
novos compradores. “O cliente hoje é multifacetado. Ele tem um site, um blog, está no
Instagram, no Facebook, no Tik Tok e em outros meios para comunicar”.
Estar presente no mundo digital sem estratégia e planejamento é disfuncional e inócuo,
segundo Patrícia Sant’Anna, que considera fundamental que o lojista esteja atento à
jornada de compra do consumidor. “Você não precisa estar em todo lugar e sim onde
faz sentido para o seu produto ou sua marca ser visto”, ponderou.
A agenda ESG, que contempla medidas relacionadas a questões sociais, ambientais e
governança corporativa, é uma condição relevante para o mercado. Segundo ela,
produtos sustentáveis agregam valor e evidenciam a aderência de uma marca à
realidade global no século 21. A sustentabilidade, no entender da palestrante, diz
respeito também à busca por conhecimento. “Compreender os elementos definidores
dos tipos de consumidores de moda sustentável, bem como quais são as tendências
pelas quais eles são atraídos, pode ajudar uma marca não apenas a reter o seu público,
mas também a atrair novos clientes”, concluiu.
Por fim, outro fator destacado por Patrícia Sant’Anna envolve a predileção do
consumidor por produtos versáteis e funcionais, especialmente aqueles adaptáveis a
diversas ocasiões e práticas, especialmente na pandemia, quando muitas pessoas
passaram a trabalhar de forma híbrida e remota. “Assim, a moda precisar seguir essa
nova ordem no mundo do trabalho. Ela se adapta a tudo”, opinou.
Patrícia Sant’Anna, CEO de Tendere Pesquisa.
Patrícia Sant’Anna, CEO de Tendere Pesquisa.