A semana de moda de Paris termina
no próximo dia 8, encerrando a temporada das semanas de moda internacionais.
Diversos desfiles, iniciados em janeiro,
apresentaram para compradores, clientes e lojistas o que estará em alta na
temporada de outono/inverno 2023.
Analisar esses desfiles, principalmente de marcas
importantes que possuem impacto na indústria, é essencial para identificar as
tendências que irão surgir e alcançar os consumidores nas próximas temporadas.
Mas como fazer essa análise?
É preciso, antes de tudo, perceber uma
identificação e uma identidade parecida com o seu negócio.
Apontamos algumas dicas práticas que podem te
ajudar a analisar um desfile e trazer para a sua coleção ideias e peças chaves
para a sua loja ou marca.
Confira!
Fonte: @wgsnbrasil
1) Analisar um desfile
não se trata apenas de decodificar um estilo, mas também capturar novas referências
para produzir uma coleção atual.
2) Entender o contexto do desfile é
fundamental, compreendendo também as narrativas que o envolveram.
3) Prestar atenção à
cenografia, estilo, beleza e música irá ajudar a decifrar as inspirações do
designer e as referências que leva para a coleção.
4) Analisar itens como
materiais, acabamentos, cores, estampas e modelagens é fundamental.
5) Um desfile atende a
públicos diferentes, como compradores, imprensa e o público em geral. Dessa
forma, os designers costumam estruturar suas coleções a fim de atender a esses
espectadores.
6) Geralmente, o 1º look
é o resumo da coleção. Em seguida, são
apresentados os mais comerciais, e no final as propostas mais ousadas. Isso não
é regra, mas entender essa estrutura ajuda a descobrir quais peças e estilos serão
adequados para a sua coleção.
Prestar atenção a todas
essas informações não é uma tarefa fácil. Porém, ter um olho treinado é
fundamental para identificar as peças, a estética, acabamentos e cores que
serão chaves para a próxima estação.