PRIMAVERA VERÃO 2023

Minas Trend Primavera Verão 2023

08 de Fevereiro

O mercado de moda em 2022

Janeiro acabou, o período de férias também e com o carnaval saindo do mês de fevereiro podemos admitir que o ano já começou, certo?

Segundo pesquisa de tendências realizada pela Fashion Meeting, veja como está o mercado da moda em 2022 e o e o que é preciso saber para começar o ano com força total.  

O cenário pós-pandemia  

Devido à pandemia, a moda, como diversos setores, sofreu várias mobilizações: na sua produção, no consumo, e na comunicação. Por vários fatores, a economia global ainda tenta se restabelecer, uma vez que já vinha de um longo período de fragilidade. Neste ponto, não houve opção além de reavaliar as prioridades, os desejos e o consumo.   Todos estes fatores levam a novos processos de compra e produção. Apesar de revelações duras, são perspectivas necessárias para moldar o 2022 de quem empreende na moda. O olhar deve voltar-se, para além das tendências, à situação sócio-política que enfrentamos. A criatividade e a flexibilidade serão braço direito das marcas e desenvolvedores. A moda já é adepta de mudanças, e precisa acompanhar com agilidade este momento.  

Macroeconomia  

O ano de 2022 pode apresentar muitas oportunidades para o setor têxtil. A organização IEMI projeta que o desempenho do mercado de vestuário deve gerar um crescimento de 6% em receita no próximo ano. Para 2023, a estimativa é de um aumento de 5%  
Já uma análise do setor varejista feita pela EMIS, projeta um crescimento de 3,8% em volume nas vendas do varejo brasileiro em 2022. As previsões para o e-commerce no Brasil também são positivas. Segundo levantamento realizado pela Worldpay from FIS, o comércio eletrônico do país deve aumentar 55,5% até 2024, o que pressupõe um crescimento médio anual de 13,8%.  
É importante observar a trajetória percorrida pela jornada de consumo nos últimos dois anos. Tivemos um primeiro momento onde o consumo foi refreado e voltou-se às necessidades básicas de subsistência, como alimentação e higiene. Em seguida, veio uma fase onde percebeu-se que o isolamento seria duradouro e as compras foram voltadas para o conforto e o bem-estar físico e mental. A partir do momento em que a vacinação em massa começou a dar resultados e os óbitos baixaram, deu-se início a fase do consumo indulgente, que deverá ter seu grande momento em 2022.  
Depois de tanto tempo de medo e privação, a tendência é a intensificação dos gastos com divertimento, principalmente a socialização, restaurantes, viagens e o vestuário.  

Conexão  

Os consumidores estarão em busca de conexões mais significativa com as marcas. Qualidades humanas importantes como honestidade, confiabilidade, empatia, compaixão, humildade e até um pouco de vulnerabilidade serão cada vez mais desejáveis em uma empresa.  
Eles esperam que as empresas não objetivem mais apenas o lucro, mas também se comprometam com a saúde e os interesses da sociedade e do meio ambiente.  

Tendência de 2022  

Podemos nos deparar com consumidores que buscam experiências de consumo focadas na tranquilidade, na praticidade e que gerem tomadas de decisão rápidas e sem gerar muito stress. Então apesar do momento de expansão de consumo, podemos esperar em 2022 um consumidor mais seletivo e criterioso em suas decisões.   Diante de todo esse cenário, se torna urgente que o empreendedor de moda tenha uma visão macro de sua cadeia, estudando seu público-alvo, olhando para as tendências de moda e de comportamento de consumo e ainda planejando suas estratégias de ações para o ano.

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