Janeiro acabou, o período de férias também e com o carnaval saindo do
mês de fevereiro podemos admitir que o ano já começou, certo?
Segundo pesquisa de tendências realizada pela Fashion Meeting, veja como
está o mercado da moda em 2022 e o e o que é preciso saber para começar o ano
com força total.
O cenário pós-pandemia
Devido à pandemia, a moda, como diversos setores, sofreu várias mobilizações:
na sua produção, no consumo, e na comunicação. Por vários fatores, a economia
global ainda tenta se restabelecer, uma vez que já vinha de um longo período de
fragilidade.
Neste ponto, não houve opção além de reavaliar as prioridades, os desejos
e o consumo.
Todos estes fatores levam a novos processos de compra e produção. Apesar
de revelações duras, são perspectivas necessárias para moldar o 2022
de quem empreende na moda. O olhar deve voltar-se, para além das
tendências,
à situação sócio-política que enfrentamos. A criatividade e a
flexibilidade serão braço direito das marcas e desenvolvedores. A moda já é
adepta de mudanças, e precisa
acompanhar com agilidade este momento.
Macroeconomia
O ano de 2022 pode apresentar muitas oportunidades para o setor têxtil.
A organização IEMI projeta que o desempenho do mercado de vestuário deve
gerar um crescimento de 6% em receita no próximo ano. Para 2023, a estimativa é
de um aumento de 5%
Já uma análise do setor varejista feita pela EMIS, projeta um crescimento
de 3,8% em volume nas vendas do varejo brasileiro em 2022. As previsões para o
e-commerce no Brasil também são positivas. Segundo levantamento realizado pela
Worldpay from FIS, o comércio eletrônico do país deve aumentar 55,5% até 2024,
o que pressupõe um crescimento médio anual de 13,8%.
É importante observar a trajetória percorrida pela jornada de consumo nos
últimos dois anos. Tivemos um primeiro momento onde o consumo foi refreado e
voltou-se às necessidades básicas de subsistência, como alimentação e higiene. Em
seguida, veio uma fase onde percebeu-se que o isolamento seria duradouro e as
compras foram
voltadas para o conforto e o bem-estar físico e mental. A partir do
momento em que a vacinação em massa começou a dar resultados e os óbitos baixaram,
deu-se início a fase do consumo indulgente, que deverá ter seu grande momento em
2022.
Depois de tanto tempo de medo e privação, a tendência é a intensificação
dos gastos com divertimento, principalmente a socialização, restaurantes,
viagens e o vestuário.
Conexão
Os consumidores estarão em busca de conexões mais significativa com as
marcas.
Qualidades humanas importantes como honestidade, confiabilidade, empatia,
compaixão, humildade e até um pouco de vulnerabilidade serão cada vez mais
desejáveis em uma empresa.
Eles esperam que as empresas não objetivem mais apenas o lucro, mas
também se comprometam com a saúde e os interesses da sociedade e do meio
ambiente.
Tendência de 2022
Podemos nos deparar com consumidores que buscam experiências de consumo
focadas na tranquilidade, na praticidade e que gerem tomadas de decisão rápidas
e sem gerar muito stress. Então apesar do momento de expansão de consumo,
podemos esperar em 2022 um consumidor mais seletivo e criterioso em suas
decisões.
Diante de
todo esse cenário, se torna urgente que o empreendedor de moda tenha uma visão
macro de sua cadeia, estudando seu público-alvo, olhando para as tendências de
moda e de comportamento de consumo e
ainda planejando suas estratégias de ações para o ano.