PRIMAVERA VERÃO 2023

Minas Trend Primavera Verão 2023

07 de Fevereiro

APL do Sindivest-JF será reconhecido em evento pela Prefeitura de JF

Iniciativa do sindicato visa fortalecer a cadeia produtiva em Juiz de Fora e Zona da Mata

Idealizado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest-JF), o “APL (Arranjo Produtivo Local) Farol da Mata Vestuário e Afins” será reconhecido nesta quinta-feira, 03/02, pela Prefeitura de Juiz de Fora, com apoio do Governo de Minas Gerais, em evento restrito a convidados, que ocorrerá às 19h no Teatro Pascoal Carlos Magno.

Praticamente todos os setores da economia foram afetados diretamente pela pandemia, alguns como do vestuário precisaram se adaptar para continuar vendendo. Mudanças de comportamento e da relação com as marcas fizeram com que o empresariado precisasse buscar novas estratégias. Hoje é preciso diversificar a forma de atuar, acompanhar as tendências da moda e conhecer os dados do mercado. Com essa premissa, o projeto de um APL em Juiz de Fora começou a ser traçado pelo Sindivest-JF.

O reconhecimento deste APL para o setor é uma importante conquista do sindicato patronal que, desde o segundo semestre de 2021, vem se reunindo e realizando ações com diversas lideranças empresariais e do poder público de todas as esferas, a fim de divulgar a importância desse projeto, as consequências de sua implantação, as políticas públicas que surgem em decorrência dele e as dificuldades a serem enfrentadas.

De acordo com a presidente do Sindivest-JF, Mariângela Miranda Marcon, para haver desenvolvimento, é preciso buscar fortalecer esta cadeia, atrair indústrias e empreendimentos para a zona do APL, objetivando fortificar a base industrial e alavancar os negócios gerados. “Será o Farol da Mata Vestuário e Afins, que vai comportar também diversos CNAEs secundários em relação ao CNAE 14, que é o do vestuário”, disse. 

Com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 14 (Vestuário), Juiz de Fora possui 5,46% de participação como polo de confecção de roupas em Minas Gerais e apresenta significante índices de matrículas em cursos de graduação e pós-graduação da área, sendo eles moda, design, estilismo, desenho industrial, produção têxtil, negócios da moda, produção de vestuário, modelagem, entre outros, conforme dados do Censo da Educação Superior (2019). 

Ao criar esse conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais em busca do desenvolvimento de atividades econômicas correlacionadas, além de apresentar elos na produção, interação, cooperação e aprendizagem da área do Vestuário, o setor ganha um reforço no associativismo e impulsiona o crescimento econômico de Juiz de Fora da Zona da Mata mineira.

Reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) Farol da Mata Vestuário e Afins

Realização: Prefeitura de Juiz de Fora, com apoio do Governo de Minas Gerais e Sindivest-JF
Data: 03 de fevereiro de 2022 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar, 1 - Centro - Juiz de Fora - MG)

ver todas noticias