25 de Agosto
Moda mineira investe no futuro
Com os cursos do SENAI-MG, jovens saem preparados para o
mercado de trabalho
Imagina se tornar um profissional procurado pelo mercado de
trabalho. Ou ter a sua própria marca e se tornar um estilista renomado. Para
Sarah Almeida, ex-aluna do SENAI Horto, esses sonhos se tornaram realidade.
Para Sarah, o curso técnico do SENAI Horto foi determinante
para a sua trajetória profissional. Em 2016, a então estudante, de 16 anos,
estava cursando o Ensino Médio e procurou o SENAI para construir a base de sua
carreira. “Lá eu pude aprender desde a modelagem, a costura, o desenho até
a criação de uma coleção. Isso tudo foi primordial para o meu desenvolvimento”, pontua.
Logo quando se formou, em 2017, Sarah percebeu que alguns
fatores do mercado nacional da moda precisavam ser aprimorados. “Algo que já me
chamava a atenção era a relação da moda com a sustentabilidade”, diz. “Quando
eu ia comprar uma calça jeans, com a consciência de que aquela peça usou de
sete a 11 mil litros de água em seu processo produtivo, havia um incômodo. Foi
então que comecei a mudar os meus hábitos de consumo pessoais”, conta.
Quando Sarah Almeida foi para o mercado procurar empresas
que se preocupassem com essa causa, teve um pouco de dificuldade. “Não achei
uma marca que trabalhasse com uma peça que uso muito, que é o jeans, com uma
solução sustentável”, revela.
“Comecei a estudar sobre a moda e a economia circular e
formas de criar uma peça mais sustentável e que resolvesse problemas, ao invés
de criar mais para o mundo”, diz a estilista.
Foi aí que surgiu a Florent.
“Na Florent, trabalhamos com a técnica de upcycling, que
ressignifica uma peça que já existia transformando-a em outra. Somos inspirados
pela Economia Circular, onde nada se perde e tudo se renova. Por isso, criamos
um ciclo de produção sustentável que dá vida a cada peça da marca”, explica
Sarah.
Desde então, a marca tem participado de grandes eventos,
como o Minas Trend e o Brasil Eco Fashion Week, e tem se consolidado, cada vez
mais, no mercado.
Foi então que, em 2020, Sarah apresentou o seu case no
programa Shark Tank Brasil e conquistou duas sócias: Carol Paiffer e Camila
Farani.
Hoje, a marca está escalando a produção para conseguir
alcançar lojistas e expandir seu impacto positivo. “Todo esse processo e
evolução hoje tem um nome: Florent, a empresa que criamos acreditando na
esperança de um futuro melhor e carregando essa mensagem em peças com muito
design”, finaliza.
Trabalhadores preparados
O SENAI Horto oferece diversos cursos que atendem a cadeia
produtiva dos setores de Vestuário e Acessórios. Os mais procurados são:
Curso Técnico em Modelagem do Vestuário: destinado a
profissionais que querem trabalhar elaborando os moldes de peças de vestuário
elaboradas, para que tenham bom caimento para o cliente final.
Curso Técnico em Vestuário: destinado a profissionais que
desejam trabalhar com gestão de produção em fábricas de roupas.
Curso Técnico em Design Gráfico: para quem deseja se
aperfeiçoar em criação gráfica para moda (padrões, ilustrações, estampas) ou
para outras finalidades (editoriais, embalagens, publicidade, peças para mídias
sociais etc.).
Qualificação Profissional em Corte e Costura Sob Medida:
para pessoas que queiram produzir suas próprias peças a partir de fundamentos
de modelagem, corte e costura.
Qualificação Profissional em Costura Industrial: para quem
quer dominar as técnicas de costura industrial.
Qualificação Profissional em Desenho de Moda: para quem quer
se qualificar para apoiar processos de planejamento e de desenvolvimento de
peças e coleções de vestuário.
Na unidade também são oferecidos cursos nas áreas de
acessórios, joias e bijuterias, com destaque para o curso de Qualificação
Profissional em Ourivesaria em que o aluno é apresentado às principais técnicas
de joalheria. Para saber mais, acesse o link.
A indústria da moda tá na formação de trabalhadores
qualificados para o mercado.