OUTONO INVERNO 2022

Minas Trend

25 de Agosto

Setor de calçados caminha para o futuro com robustez e qualidade

Em Minas Gerais, mais de 34 mil trabalhadores atuam na fabricação deste item indispensável

Em todo o Brasil, 9.650 empresas fazem parte do setor de Couro e Calçados e Minas Gerais é sede de 18,4% desse total. São 1.771 empresas que empregam 34.634 pessoas que fabricam os calçados que nos protegem e nos deixam cheios de estilo e personalidade, segundo o Panorama Setorial da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). E a pujança econômica tem apontado para um bom desempenho do setor neste ano de 2021. Ainda de acordo com o estudo da FIEMG, a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em Minas Gerais, no acumulado de janeiro a maio deste ano, foi 17,15% maior que no mesmo período do ano anterior, com uma arrecadação de R$ 30,42 milhões.

Qualidade e detalhes que fazem a diferença

Segundo a diretora e estilista Paula Bahia, a empresa de calçados finos que leva seu nome, tem excelente aceitação no mercado brasileiro e estrangeiro. Ela conta que os produtos mineiros são considerados obras de arte, graças ao preciosismo em cada detalhe. “O produto mineiro é considerado criativo, artístico e tem boa penetração no mercado. Somos muito bem considerados na música e agora na moda, o que mostra que eles nos veem como artistas e gostam do nosso estilo”, celebra.

Os calçados Paula Bahia são encontrados em todos os estados brasileiros e tem uma importante presença na África do Sul. “Já vendemos para outros países, mas agora estamos focados na exportação para o continente africano e temos feito bons negócios”, conta a diretora que ainda confidencia que, imprimir a sua personalidade no produto ajuda muito a garantir um espaço no mundo da moda. “Você tem que ter estilo próprio e tentar cada vez mais ter a sua percepção de moda. Nós realizamos muita pesquisa de mercado para podermos dar a nossa visão para aquele calçado. E nunca é demais reforçar, trabalhar com materiais nobres, fazer a escolha certa dos materiais e das combinações de cores. Acho que a partir daí você consegue colocar o seu DNA em suas peças”, confidencia a estilista mineira. A indústria da moda tá em Minas Gerais e tá no mundo todo.

ver todas noticias