12 de Janeiro
Pijama chic criado por empresária mineira é sucesso no exterior
Marca criada em Belo Horizonte, atualmente, exporta roupas íntimas para Dinamarca e Estado
Ver a roupa de um
conhecido e perguntar onde foi comprada é um hábito comum. Mas quando se trata
de peças íntimas – como lingerie – isso não acontece com tanta frequência. Em
2006, para alguns isso seria um obstáculo para começar um negócio, mas
para Christina Lamounier Gontijo, 52 anos, foi motivação. O que começou como
uma revenda modesta virou um negócio próprio, que encantou brasileiros,
norte-americanos e dinamarqueses.
Formada em
administração e pós graduada em marketing, a empresária decidiu vender
lingeries na sala de um prédio comercial em Belo Horizonte e,
atualmente, exporta produtos para a Dinamarca e Estados Unidos.
Quando ela começou,
as redes sociais ainda não eram um canal de vendas com tanta aderência como nos
dias atuais. O Instagram, por exemplo,
ainda nem existia.
“Me chamaram de
louca, pois a minha loja era em uma sala, em um prédio. As pessoas não
entendiam, mas o meu objetivo era esse: ser diferente. Ser inovadora”, relembra
a dona da Chris Gontijo Loungewear, que agora tem mais
de 23 mil seguidores na rede social.
Na primeira versão
da empresa, Chris comercializava lingeries selecionadas, mas não eram de
confecção própria. Só em 2007 que a mineira começou a produzir as próprias
peças. “Foi um trabalho de formiguinha. A divulgação era boca a boca, mas o
propósito sempre foi o mesmo: oferecer uma lingerie premium”, explica.
Com o passar dos
anos, a empresária percebeu que havia se acomodado com o sucesso das peças e,
para surpreender os clientes, decidiu aumentar o catálogo da empresa mais uma
vez.
Assim, em 2016, surgiu a primeira coleção de camisolas e pijamas da Chris
Gontijo.
A nova linha
agregou o termo loungewear – que significa roupa de lazer - à
marca mineira e, com isso, o objetivo da empresária se tornou oferecer pijamas
de luxo confortáveis que podem ser usados dentro e fora de casa.
Em paralelo a
criação das novas peças, Christina decidiu tocar outro sonho: exportar. No
mesmo ano, ela e quatro funcionários procuraram formas de se especializar
para oferecer os produtos para fora do Brasil. “Refizemos as embalagens,
estudamos a melhor forma de envio, colocamos todo o nosso material em inglês e
outras línguas”, detalha ela.
A equipe participou
do Programa Rota Global, realizado pela Rede de Brasileira de Centros Internacionais de Negócios
(Rede CIN), e do Programa de Qualificação para Exportação oferecido
pela Apex-Brasil (PEIEX).
Um ano depois,
decidiram ingressar no mercado internacional e a primeira venda foi feita para
um dinamarquês, que se surpreendeu com os produtos e decidiu manter a parceria.
“Ele fez uma nova compra em 2018, elogiando a empresa, que atendeu a todos os
pré requisitos e superou as expectativas”, conta Chris
A empresária ainda
destaca que uma parte fundamental para o crescimento da loja é o trabalho de
pesquisa. Ela conta que os relacionamentos com entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI),
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG),
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit),
entre outras, foi feito por meio da internet e das redes sociais.
Principalmente, durante a pandemia de Covid-19.
Entretanto, Chris
não dispensa os encontros pessoalmente. “As redes sociais ajudam sim, mas ainda
acredito que o presencial é muito importante”, reforça a empresária que está se
preparando para participar de feiras internacionais quando puderem ser realizadas.
Durante a pandemia,
a equipe da Chris Gontijo Loungewear cresceu para sete funcionários, sem contar
os serviços terceirizados. A procura pelos produtos também aumentou e o
lançamento mais recente da marca foi a coleção Brasiliana, inspirada na cultura
brasileira com estampas feitas à mão.
A coleção
Brasiliana, lançada recentemente, tem estampas da fauna e flora brasileira
Ações que inspiram
Como forma de
valorizar o trabalho dos parceiros e agradar a clientela, Christina encontrou
destino para materiais que seriam descartados como o papel que é utilizado para
estampar os tecidos. Ele é reaproveitado nas embalagens dos produtos e no
“caderninho da gratidão” – brinde dado as clientes.
“Nós criamos esse
caderno no início da pandemia e demos para as nossas clientes como incentivo
para que elas aproveitassem os dias e escrevessem no ‘caderninho da gratidão’
os motivos para estar passando por essa fase com felicidade”, conta a mineira.
Durante a pandemia
de Covid-19, a equipe e a procura pelos produtos da marca aumentaram
Além disso, a Chris
Gontijo Loungewear colabora com o Hospital Mário Pena,
Cemar e, se tornou, recentemente, embaixadora do Instituto
Mano Down, que busca inclusão e desenvolvimento de pessoas com
síndrome de Down. “Brinco que tecido dá filhotes, por isso, nós reaproveitamos
em chinelos, em sacolinhas e, ainda assim, doamos bastante material que sobra”,
completa Chris, que também doa retalhos para instituições carentes utilizarem
em peças e venderem em bazares.
Para o futuro, a
Christina estuda as possibilidades de participar de imersões com os produtos da
marca. “Eu tenho capacidade de produção, tenho um produto de sucesso e um preço
competitivo. Aonde nós tivermos que enviar, nós vamos enviar”, afirma ela.
Fonte: CNI - Confederação Nacional da Indústria