03 de Dezembro
Aprendizado direto da capital da moda
Programa Circuito Moda leva empresários do setor para Paris
Uma delegação com 28 empresas brasileiras do setor da moda participou, de 25 a 29 de novembro, do Circuito Moda Paris, realizado na capital francesa.
Trata-se de um evento internacional, que destaca o setor da moda e tem como objetivo criar novas oportunidades de negócios para os participantes por meio de ideias inovadoras e tendências mercadológicas para aplicação nas empresas.
Nesta missão, os participantes tiveram aulas na ESMOD International - Escola Internacional de Design de Moda e Negócios, onde há 170 anos oferece programas de excelência em design e negócios que cobre toda a gama de demandas da indústria da moda.
Na Esmod, os empresários tiveram aula de Omnichannel, Storytelling e Análise de Competidores. Conheceram também o seu acervo, a mais antiga escola de moda do mundo, onde foram inventados a fita métrica e o manequim. Além disso, realizaram visitas técnicas em maisons famosas como no atelier Rabih Kayrouz e Atelier Kami, e também na Station F, a maior incubadora de startups do mundo. Pertencente ao grupo Louis Vuitton, o local conta com cerca de 1.000 startups residentes, distribuídas em três mil mesas de trabalho. Uma curiosidade: a empresa possui 34 mil metros quadrados com 310 metros de extensão — o mesmo tamanho da Torre Eiffel deitada.
Para Manoel Bernardes, presidente do Sindicato das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias do estado de Minas Gerais - SINDIJOIAS, a ação é de extrema importância, uma vez que proporciona uma reciclagem e uma análise de reposicionamento da moda brasileira no mercado mundial.
Para Chris Gontijo, dona da marca que leva seu nome, a missão traz uma oportunidade única, uma vez que trabalha em conjunto a parte prática e a teórica: “Essa metodologia nos dá uma boa base para conseguirmos aplicar nas nossas empresas o que estamos aprendendo na sala de aula e nas visitas”, afirma.
“Está sendo incrível, estamos aprendendo bastante”, conta Liane Machado, da marca Studio Lorena Vieira. Ela também destaca a forma como o conteúdo foi estruturado “Não aprendemos apenas sobre moda, mas também sobre businees e marketing, com certeza vai todo esse aprendizado vai fazer muita diferença no meu mercado”, finaliza.
A Missão é uma articulação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG e conta com a realização da Confederação Nacional das Indústrias – CNI, da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios – Rede CIN e da APEX- Brasil.