Capacitação garante
estreia de pequenas marcas no Minas Trend
Programa FIEMG Competitiva prepara empresas para
o mercado global da moda
Marcas estreantes no negócio da moda já entram na 25ª edição do
Minas Trend bem preparadas para mostrar suas novidades ao mercado. Tudo isso
graças ao apoio do programa FIEMG Competitiva, que as habilita para receber
compradores de todo o país e do exterior, no maior salão de negócios do setor
na América Latina.
O projeto tem a missão de fomentar e desenvolver os pequenos
negócios do segmento, a partir do financiamento de investimento com estande e
da preparação das lideranças empresariais. As capacitações são nas áreas
técnicas contemplando todos os níveis - da gestão ao chão de fábrica - com
consultorias nas áreas de administração, processo produtivo, mercado,
exigências regulatórias e desenvolvimento tecnológico.
Para esta edição, o FIEMG Competitiva atendeu 43 marcas expositoras
dos segmentos vestuário (16), joias e bijuterias (16), além de Bolsas e
Calçados (11). Segundo levantamento, o índice de satisfação com o programa é de
95%. A participação dos sindicatos patronais corrobora para o sucesso da
iniciativa e é essencial para viabilizar o seu processo de consolidação,
resultando na participação de 95 das 136 entidades filiadas à FIEMG.
Para o gerente de projetos para a indústria da FIEMG, Thadeu Neves,
as marcas devem estar preparadas para colocar seus produtos no mercado,
vendê-los e atender as demandas dos clientes. “Por meio da capacitação,
oferecemos todo o suporte técnico para que a empresa tenha uma inserção
responsável no evento, estimulando, assim, a competitividade do setor”, diz.
Segundo Neves, para esta edição do Minas Trend a novidade é o
crescimento da participação do segmento de lingerie e moda praia no Salão de Negócios,
com inclusão de marcas dos polos de Juruaia, no Sul de Minas, e de Taiobeiras,
no Norte do Estado.
“O FIEMG Competitiva cria oportunidades para a empresa se preparar
diante das adversidades, concorrendo de maneira global com mercados
internacionais, como o asiático e o europeu. O programa indica, ainda, o uso de
ferramentas para diminuir custos de produção e realizar ajustes nos processos
produtivos, sem perder a qualidade”, explica a analista de projetos da FIEMG,
Alice Machado Campos de Souza.
Ela destaca que a ascensão do segmento lingerie e moda praia
reflete um novo momento de mercado, com a moda íntima ampliando a atuação e
compondo o vestuário como uma peça para diferentes ocasiões.
Um ciclo de cinco módulos de capacitação foi realizado nas cidades
de Belo Horizonte, Juruaia e Uberlândia, entre agosto e outubro, envolvendo
empresas filiadas aos sindicatos Sindivest-MG, Sindijoias-MG, Ajomig,
Sindicalçados-MG, Sindibolsas, Sindivestu, Sindinova, Sindivestap e Sindivest
Norte.
Sobre o Minas Trend
O Minas
Trend é o maior Salão de Negócios de moda da América Latina, realizado em Belo
Horizonte, em duas temporadas anuais primavera/verão e outono/inverno. A
iniciativa da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) tem o objetivo
de fomentar a indústria mineira da moda, trazendo oportunidades para toda a
cadeia produtiva e promovendo a qualidade e a versatilidade de seus segmentos.
A plataforma
é conhecida internacionalmente por lançar tendências e oferecer uma experiência
completa ao público, unindo conteúdo de moda, geração de negócios e a oferta de
entretenimento de qualidade.