Programa FIEMG
Competitiva prepara empresas para
o mercado global da
moda
Marcas estreantes no
negócio da moda já entram na 25ª edição do Minas Trend bem preparadas para
mostrar suas novidades ao mercado. Tudo isso graças ao apoio do programa FIEMG
Competitiva, que as habilita para receber compradores de todo o país e do
exterior, no maior salão de negócios do setor na América Latina.
O projeto tem a
missão de fomentar e desenvolver os pequenos negócios do segmento, a partir do
financiamento de investimento com estande e da preparação das lideranças
empresariais. As capacitações são nas áreas técnicas contemplando todos os
níveis - da gestão ao chão de fábrica - com consultorias nas áreas de
administração, processo produtivo, mercado, exigências regulatórias e
desenvolvimento tecnológico.
Para esta edição, o
Fiemg Competitiva atendeu 43 marcas expositoras dos segmentos vestuário (16),
joias e bijuterias (16), além de Bolsas e Calçados (11). Segundo levantamento,
o índice de satisfação com o programa é de 95%. A participação dos sindicatos
patronais corrobora para o sucesso da iniciativa e é essencial para viabilizar
o seu processo de consolidação, resultando na participação de 95 das 136
entidades filiadas à FIEMG.
Para o gerente de
projetos para a indústria da FIEMG, Thadeu Neves, as marcas devem estar
preparadas para colocar seus produtos no mercado, vendê-los e atender as
demandas dos clientes. “Por meio da capacitação, oferecemos todo o suporte
técnico para que a empresa tenha uma inserção responsável no evento,
estimulando, assim, a competitividade do setor”, diz.
Segundo Neves, para esta
edição do Minas Trend a novidade é o crescimento da participação do segmento de
lingerie e moda praia no Salão de Negócios, com inclusão de marcas dos polos de
Juruaia, no Sul de Minas, e de Taiobeiras, no Norte do Estado.
“O FIEMG Competitiva cria
oportunidades para a empresa se preparar diante das adversidades, concorrendo
de maneira global com mercados internacionais, como o asiático e o europeu. O
programa indica, ainda, o uso de ferramentas para diminuir custos de produção e
realizar ajustes nos processos produtivos, sem perder a qualidade”, explica a
analista de projetos da FIEMG, Alice Machado Campos de Souza.
Ela destaca que a
ascensão do segmento lingerie e moda praia reflete um novo momento de mercado,
com a moda íntima ampliando a atuação e compondo o vestuário como uma peça para
diferentes ocasiões.
Um ciclo de cinco
módulos de capacitação foi realizado nas cidades de Belo Horizonte, Juruaia e
Uberlândia, entre agosto e outubro, envolvendo empresas filiadas aos sindicatos
Sindivest-MG, Sindijoias-MG, Ajomig, Sindicalçados-MG, Sindibolsas, Sindivestu,
Sindinova, Sindivestap e Sindivest Norte.