12 de Abril
Otimismo nos negócios marca Minas Trend
Expositores comemoram vendas
realizadas no maior salão de negócios da moda na América Latina
A 24ª edição do Minas Trend terminou hoje, dia
12 de abril, com expositores comemorando resultados bastante significativos. Ao
todo, 187 expositores - incluindo vestuário, têxtil, bolsas e calçados e joias
e bijuterias -, distribuídos em 253
estandes, apresentaram lançamentos para a temporada Primavera/Verão 2020. Os números
da indústria da moda no estado confirmam o potencial do salão de negócios do
evento: é a segunda maior cadeia produtiva em geração de empregos em Minas
Gerais, com 18% dos postos de trabalho da indústria de transformação.
A criatividade das marcas mineiras e o clima acolhedor do evento também
contribuíram para a boa performance dos negócios. “As marcas se dedicaram
muito e o esforço pode ser visto nos produtos expostos, fruto da
criatividade mineira”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da Federação das
Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Ele lembra ainda da força do evento, que
abriu as portas para a população, com variada programação cultural,
gastronômica e de palestras.
A marca de moda festa M.
Rodarte, presente desde a primeira edição do evento, manteve o ótimo
resultado alcançado na 23ª edição. “Nosso grupo vem conquistando bons
resultados já há três edições, angariando novos clientes e crescendo acima da
média do mercado”, diz Marina Rodarte, diretora do grupo, que também detém a
marca Marrô. “Estamos muito satisfeitos por termos conseguido manter o
resultado da última edição”, completou. Na edição de outubro passado, a empresa
aumentou em 60% sua carteira de clientes.
No setor de acessórios, a grife de bolsas e clutches de luxo Isla, também presente desde o primeiro salão de negócios, destaca a
estrutura e o conforto da feira. “O Minas Trend sempre foi uma feira de muito
potencial, desde que surgiu. A estrutura sempre foi muito boa, os clientes se
sentem em casa. A feira tem muitas características mineiras, como saber
receber, e é confortável e bonita”, disse Bruno Saldanha, representante da
marca. Ele também elogia o posicionamento do evento no calendário de moda do
Brasil. “Com a antecipação da data para o início de abril, a feira realmente
teve cara de preview. Foi a primeira
feira da coleção para a maioria das marcas e isso é muito bom, pois os clientes
tem necessidade cada vez maior de ver
novidades em primeira mão”, completou.
A Arte Sacra,
desde 2011 no Minas Trend e referência em moda festa, frisa o bom movimento de
lojistas no salão de negócios. “Essa edição foi maravilhosa. Tínhamos uma
expectativa que foi superada, conquistamos novos clientes e as peças estão
fazendo muito sucesso”, afirma Carolina Malloy, uma das sócias da marca. A nova
coleção causou burburinho entre os compradores e trouxe novos clientes para a
Arte Sacra. “Conseguimos fechar negócio com clientes que já estávamos
prospectando”, completou.
A feira de negócios do Minas Trend também atrai marcas que
escolhem começar a expandir seus pontos de venda pelo Brasil. Há seis anos no
mercado, com sete lojas próprias e participação em feiras internacionais, a
paulista Blue Bird está pela
primeira vez no Minas Trend com seus sapatos que unem conforto e estilo. “O
Minas Trend sempre foi referência na moda brasileira, todas as melhores marcas
estão aqui. Vendemos para novas lojas, muitas das que não podem ir a São Paulo
comprar”, disse Paula Proushan, sócia da marca de flats de luxo.
A indústria calçadista, inclusive, endossa a retomada de crescimento
percebida nesta edição do evento. “Tivemos melhores resultados em relação às
últimas duas edições”, afirma Jânio Gomes, presidente do Sindicato da Indústria
de Calçados de Minas Gerais (SINDICALÇADOS-MG). “A energia vibrante do evento,
com a participação do público na programação, reverberou também no salão de
negócios”, completou.
O segmento de joias e bijuterias também enxerga melhora no mercado,
ainda que o cenário econômico esteja indefinido. Manoel Bernardes, presidente
do Sindicato das Indústrias
de Joalheria, Ourivesaria, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias,
Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias no Estado de Minas Gerais
(SINDIJOIAS-AJOMIG), se diz muito satisfeito com a mudança de perspectiva na
economia, e com a ótima organização e conceito estético do evento. “Tivemos
também um bom mix de empresas da nossa área, e com certeza a feira vai trazer
bons resultados para o setor”, contou.
O clima entre os compradores é de otimismo. Para Celso Afonso,
presidente do
Sindicato
Intermunicipal das Indústrias de Bolsas e Cintos de Minas Gerais (Sindibolsas -
MG), a impressão é que o mercado está se desconectando do clima de crise. “As
compras estão mais conscientes, os pedidos menores, mas mais acertados. Isso
gera mais eficiência para o segmento”, analisou.
No evento há algumas edições, Juliana Moreira, da marca de
bolsas Agali, também
percebeu uma mudança de ânimo positiva nos
compradores. “A feira está movimentada e as clientes estão mais animadas, até
porque o cenário geral está melhorando”, disse. Ela também destaca o
posicionamento do Minas Trend como evento de moda, indo além do salão de
negócios. “É importante que se invista cada
vez mais nos desfiles e palestras, pois isso atrai um público
qualificado”, finalizou.
A consolidação do Minas Trend como referência de geração de
negócios e criação de moda também é destacada pelo diretor criativo do evento,
Ronaldo Fraga. “Com a 24ª edição, o Minas Trend consolida uma identidade, seu
papel e sua importância no mercado de moda não só brasileiro, mas da América
Latina”. Ele também frisa o crescimento da influência do evento. “O Minas Trend
passa a estabelecer diálogo com o mercado como um todo, e deixou de ser um
evento de moda mineira para ser o salão de negócios da moda brasileira. O marco
desta estação é o da maioridade, da identidade e de tudo que vem sendo
construído ao longo dessa década”, finalizou.
A 24ª edição do Minas
Trend contou com o apoio master do SEBRAE e fomento da CODEMGE.
24ª EDIÇÃO EM NÚMEROS
Área total: 25.278 m²
Número de estandes: 253
Número de expositores: 190 (Vestuário: 81 / Calçados e Bolsas: 37 / Joias e
bijuterias: 72)
Realização: FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais
Apoio Master: SEBRAE MG
Fomento: CODEMGE
Patrocinadora da Programação
Cultural: CEMIG, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura