PRIMAVERA VERÃO 2020

Minas Trend Primavera Verão 2020

09 de Abril

Câmara da Indústria de Vestuário e Acessórios se reúne no Minas Trend

Na pauta do encontro, apresentação de pesquisas sobre o setor produtivo da moda em MG

Por Denise Lucas

Empresários e representantes de sindicatos ligados ao setor da moda se reuniram, no dia 09/04, na 24° edição do Minas Trend. O evento, que está sendo realizado no Expominas até dia 12, foi o local de encontro da Câmara da Indústria de Vestuário e Acessórios. “O Minas Trend está em sua segunda edição em minha gestão e estamos tentando fazer transformações para que ele se torne autossustentável e mais amplo, englobando as várias cadeias do setor”, afirma Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, na abertura da reunião. Ele citou, como exemplo, o setor farmacêutico. “A moda e cosméticos têm sintonia total e já temos um grande número de empresas que querem participar da próxima edição do Minas Trend”. 

Na pauta do encontro, a apresentação das ações do P7 Criativo, que é a Agência de Desenvolvimento da Indústria Criativa de Minas Gerais. A missão da instituição é promover negócios que têm como base a criatividade, a inovação e o conhecimento como ingredientes fundamentais. “A economia criativa tem na moda um grande potencial para o desenvolvimento do estado e precisamos criar fomento para o setor”, afirma Leonardo Pontes Guerra, presidente do P7.

Guerra conta ainda que foi feito um plano de ação que refina o resultado do diagnóstico quantitativo e qualitativo do setor. “Estamos organizando ações que irão atuar em várias cidades de Minas, principalmente nos polos de moda”, esclarece o presidente do P7. Esses diagnósticos foram realizados pela área de Inteligência Competitiva da FIEMG.

Gabriela Franco, que é a gerente de Inteligência Competitiva da Federação, contou que a pesquisa delimitou a economia criativa em 12 setores divididos em quatro grandes grupos: Cultura, Mídia, Criações Funcionais e Tecnologia e Inovação. O primeiro setor que será trabalhado é o da moda, que está no grupo de Criações Funcionais. “Ele é um dos mais importantes e significativos da indústria criativa”, afirma Franco. “Fizemos dois estudo sobre a competitividade do setor da moda em Minas Gerais e com ele podemos ter uma visão panorâmica e muitos insights para fortalecemos as empresas”, afirmou Manoel Bernardo, presidente da Câmara da Indústria de Vestuário e Acessórios.

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