PRIMAVERA VERÃO 2020

Minas Trend Primavera Verão 2020

19 de Fevereiro

Quarta revolução industrial é a era da informação e conhecimento

A indústria 4.0 já é uma realidade para as indústrias têxteis e de confecção.

O assunto foi tema da palestra “A Indústria 4.0 no futuro da indústria têxtil e confecção”, realizada no dia 18/02, na FIEMG, pela especialista em Design de Moda do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – CETIQT, Michelle Carvalho.
“A automação barateia o custo de mão de obra, reduz consumo de energia e o gasto com insumos”, conta Michelle, que durante o encontro deu um panorama do uso de novas tecnologias no mundo e também no Brasil, como o desenvolvimento de produtos, tecidos e até como será a relação do consumidor com a moda.

A especialista conta que algumas marcas já estão trabalhando com peças impressas na hora, como a Adidas. “O cliente entra na loja, escolhe o produto e praticamente recebe um produto personalizado, sem que o parque produtivo da marca seja acionado”, explica.

Aqui no Brasil o próprio SENAI Cetiqt criou o Espelho Virtual, equipamento de realidade aumentada que automatiza toda da produção da peça, desde a escolha do modelo pelo usuário até a entrega do produto ao cliente, tudo isso com o tempo de aproximadamente 25 minutos. “A ideia da indústria 4.0 não é só automatizar e melhorar a produtividade, mas também facilitar a produção”, informa Michelle.
 

Compartilhar para evoluir

Para Michelle, um dos preceitos da indústria 4.0 é o compartilhamento de ideias, o que vale para as empresas de qualquer porte, mas principalmente, para as micro e pequenas empresas. “A ideia é que elas se ajudem, uma vez que empresas menores não têm recursos financeiros para investimento, mas unidas, sejam através de uma cooperativa ou arranjo produtivo, todo mundo sai ganhando”, afirma.  
Na opinião da especialista, quando as empresas se organizam, elas se profissionalizam, ganhando mais em informação, inserção de tecnologias e profissionais capacitados.

Para Jorge Peixoto, diretor do SENAI Modatec, a indústria 4.0 é também a era da informação e do conhecimento. “Não adianta a empresa ter todos os equipamentos modernos e máquinas de última geração, se a empresa não consegue fazer com que eles deem os resultados necessários. A capacitação é parte fundamental de todo o processo. Diante disso, o SENAI MG está preparando e instalando na Cidade Industrial, em Contagem, um centro de capacitação para a indústria 4.0, para preparar empresários e indústrias em condições de vivenciar esse novo momento da revolução industrial. Quem busca informação não fica fora do mercado”, finaliza o diretor. 

ver todas noticias