A Câmara da
Indústria do Vestuário e Acessórios se
reuniu no dia 29/11 na FIEMG para
tratar do planejamento das ações para 2019. O presidente da instituição, Flávio
Roscoe Nogueira, participou do encontro e alertou os presentes quanto ao futuro
dos sindicatos em relação às alterações que da reforma sindical.
“Temos que estar preparados para as mudanças. Não sabemos o
tamanho do impacto, mas sabemos que haverá transformações. É por isso, mais do
que nunca, que os sindicatos têm que estar entrosados, unidos e contar com o
apoio da FIEMG para se fortaleçam e cumprir o papel de, junto com a
instituição, promover o desenvolvimento da indústria mineira”, disse.
Para Manoel Bernardes, presidente da Câmara, é preciso que haja
governança no sindicato. “Se não tiver uma gestão forte, com planejamento a
longo prazo é difícil chegar a resultados transformadores”, avalia.
Nesse sentido, uma das propostas apresentadas por Bernardes é a
estruturação da Câmara em oito pilares estratégicos, dentre eles a
sustentabilidade, comunicação, tecnologia, defesa de interesses, negócios
internacionais, entre outros assuntos. A ideia é integrar a câmara com os
conselhos temáticos e fazer um trabalho em conjunto. “Precisamos mobilizar os
recursos inerentes da FIEMG para que possamos ter uma ação efetiva e eficaz”,
afirma.
Boas
Práticas
A reunião contou com as apresentações do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana e Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis, que
realizam a Fenova – Feira
de Calçados de Nova Serrana, e a Minas Veste Brasil – MVB, respectivamente. “Essas duas
experiências são importantes porque um dos maiores problemas das empresas são
os canais de distribuição, e os sindicatos provam que com planejamento e
parceria as ações podem ter resultados positivos”, fala Manuel Bernardes.
Só em 2018, a Fenova contou
com mais de 5 mil visitantes e gerou cerca de R$ 40,8 milhões em negócios. Outra ação de sucesso do Sindicato Intermunicipal das Indústrias
de Calçados de Nova Serrana foi a criação do Centro de Promoção de Negócios,
que, com o intuito de fortalecer as empresas sindicalizadas, promove o encontro
entre fabricantes e compradores nacionais e internacionais. Em dois anos, o
centro realizou mais de R$ 28 milhões em negócios, o equivalente à venda de
mais de 1milhão de pares de calçados. “O sucesso dessas ações só foi
possível porque foi feito em conjunto com as empresas, elas se sentem
representadas e acreditam no nosso trabalho”, fala Pedro Gomes, presidente do
sindicato.
Pela iniciativa, o SINDINOVA conquistou
o terceiro lugar do Prêmio Melhores Práticas Sindicais, na categoria
“Comunicação, Relacionamento com o Associado e Programas de Associativismo”.
O Minas Veste
Brasil – MVB, realizado pelo Sindicato
da Indústria do Vestuário de Divinópolis acontece
duas vezes por ano e foi criado com um intuito de promover o acesso a um novo
canal de distribuição para as micro e pequenas empresas do vestuário de Minas
Gerais. Já realizou edições em Belo Horizonte, Divinópolis e João Pessoa. A
intenção é alternar os eventos no interior do estado e na cidade nordestina.
Em sua última edição, onde apresentou as tendências para o verão
2019, a feira gerou quase R$ 3 milhões em negócios.
Para Marcelo Ribeiro, presidente do SINVESD,
as feiras devem ser fomentadas e incentivadas. “É o melhor canal de divulgação
principalmente para as pequenas e micro empresas”, avalia. Outro ponto
importante é o impacto que um evento desse tipo tem na cidade. “Aumenta o
comércio, reserva de hotéis, transporte e até o turismo. Em Divinópolis fez
toda a diferença”, finaliza.