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29 de Novembro

Planejamento e boas práticas deixam sindicatos mais fortalecidos

A Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios se reuniu no dia 29/11 na FIEMG para tratar do planejamento das ações para 2019. O presidente da instituição, Flávio Roscoe Nogueira, participou do encontro e alertou os presentes quanto ao futuro dos sindicatos em relação às alterações que da reforma sindical.

“Temos que estar preparados para as mudanças. Não sabemos o tamanho do impacto, mas sabemos que haverá transformações. É por isso, mais do que nunca, que os sindicatos têm que estar entrosados, unidos e contar com o apoio da FIEMG para se fortaleçam e cumprir o papel de, junto com a instituição, promover o desenvolvimento da indústria mineira”, disse.

Para Manoel Bernardes, presidente da Câmara, é preciso que haja governança no sindicato. “Se não tiver uma gestão forte, com planejamento a longo prazo é difícil chegar a resultados transformadores”, avalia. Nesse sentido, uma das propostas apresentadas por Bernardes é a estruturação da Câmara em oito pilares estratégicos, dentre eles a sustentabilidade, comunicação, tecnologia, defesa de interesses, negócios internacionais, entre outros assuntos. A ideia é integrar a câmara com os conselhos temáticos e fazer um trabalho em conjunto. “Precisamos mobilizar os recursos inerentes da FIEMG para que possamos ter uma ação efetiva e eficaz”, afirma.  

Boas Práticas

A reunião contou com as apresentações do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana e Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis, que realizam a Fenova – Feira de Calçados de Nova Serrana, e a Minas Veste Brasil – MVB, respectivamente. “Essas duas experiências são importantes porque um dos maiores problemas das empresas são os canais de distribuição, e os sindicatos provam que com planejamento e parceria as ações podem ter resultados positivos”, fala Manuel Bernardes.


Só em 2018, a Fenova contou com mais de 5 mil visitantes e gerou cerca de R$ 40,8 milhões em negócios. 
Outra ação de sucesso do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana foi a criação do Centro de Promoção de Negócios, que, com o intuito de fortalecer as empresas sindicalizadas, promove o encontro entre fabricantes e compradores nacionais e internacionais. Em dois anos, o centro realizou mais de R$ 28 milhões em negócios, o equivalente à venda de mais de 1milhão de pares de calçados.  “O sucesso dessas ações só foi possível porque foi feito em conjunto com as empresas, elas se sentem representadas e acreditam no nosso trabalho”, fala Pedro Gomes, presidente do sindicato. 

Pela iniciativa, o SINDINOVA conquistou o terceiro lugar do Prêmio Melhores Práticas Sindicais, na categoria “Comunicação, Relacionamento com o Associado e Programas de Associativismo”.


O Minas Veste Brasil – MVB, realizado pelo Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis acontece duas vezes por ano e foi criado com um intuito de promover o acesso a um novo canal de distribuição para as micro e pequenas empresas do vestuário de Minas Gerais. Já realizou edições em Belo Horizonte, Divinópolis e João Pessoa. A intenção é alternar os eventos no interior do estado e na cidade nordestina.
Em sua última edição, onde apresentou as tendências para o verão 2019, a feira gerou quase R$ 3 milhões em negócios.

Para Marcelo Ribeiro, presidente do SINVESD, as feiras devem ser fomentadas e incentivadas. “É o melhor canal de divulgação principalmente para as pequenas e micro empresas”, avalia. Outro ponto importante é o impacto que um evento desse tipo tem na cidade. “Aumenta o comércio, reserva de hotéis, transporte e até o turismo. Em Divinópolis fez toda a diferença”, finaliza.
 

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