Terminou nesta 5ª feira (01/10) a
23ª edição do Minas Trend, semana de lançamentos de moda promovida pela FIEMG -
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, que reuniu 191 marcas de
vestuário, bolsas, calçados, bijuterias, joias e acessórios para o lançamento
de suas coleções para lojistas de todo o Brasil e exterior.
Essa edição, que compreendeu
os lançamentos para a temporada outono-inverno/2019, recebeu uma média de 15
mil visitantes, aí incluídos 3,7 mil compradores, entre espontâneos e vip´s, ou
seja, aqueles com alto potencial de decisão e compra. A expectativa, entre
negócios realizados e prospecções estabelecidas durante a feira, é consolidar
uma receita da ordem de R$ 200 milhões.
O Projeto New Fashion For Export
/ Projeto Comprador e Imagem Internacional, realizado pela FIEMG em parceria
com a ABIT no âmbito do projeto Texbrasil, recebeu 9 compradores internacionais
- de Israel, Qatar, Inglaterra, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Paraguai e
Argentina -, promoveu 97 encontros e gerou uma expectativa de negócios dentro
dos próximos 12 meses de US$ 207 mil.
Flávio Roscoe, presidente da
FIEMG, considera que o Minas Trend é fundamental para o segmento de moda, pois
não afeta somente aqueles que estão expondo, já que ele passa a imagem da
produção mineira para todo o resto da cadeia. Mesmo aqueles que não estão aqui,
podem se aproveitar disso. Sem dúvida, ele é decisivo e tenho certeza que boa parte
do segmento existe em função da realização do Minas Trend. Para os presidentes dos
sindicatos representantes dos segmentos envolvidos no Minas Trend, a média de
negócios realizados durante essa edição, em comparação à edição outono-inverno
anterior, deve se manter estável, assim como o crescimento anual que deve
acompanhar a previsão do PIB, hoje estimada 1,36%. Porém, com a definição do
cenário político, aliada ao estabelecimento de diretrizes econômicas de
incentivo aos setores produtivos, os sindicatos estimam uma gradual retomada
dos negócios nas próximas temporadas de lançamento.
Segundo Jânio Gomes, presidente
do Sindicalçados/MG, os expositores do setor vem mantendo o volume médio de
negócios apontando nas temporadas anteriores. “Já temos a certeza política que,
de uma forma ou de outra, já pacifica o mercado e, assim que forem definidos os
rumos da economia, tudo começa a se arrumar. O setor de calçado tem se mantido,
pois, como temos um grupo de expositores constante também temos um conjunto de
clientes constante, o que possibilita um resultado de vendas que tende a ser
linear, analisa.
“Apesar de não acreditarmos em um
milagre econômico em curto prazo, a definição politica mudou o ânimo, afirma Celso
Afonso, do Sindibolsas//MG. Nós trabalhamos com segmentos que não são de
primeira necessidade e são movidos pelo desejo, pelo anseio do novo, então não
acredito que haja, num primeiro momento, uma mudança expressiva de consumo,
mas, após os primeiros sinais positivos ao longo de 2019, iremos lentamente
recuperar as vendas. No Minas Trend, mantivemos o mesmo volume da estação
passada fato que avaliamos como muito positivo.
Luciano Araújo, presidente do
Sindivest/MG, também acredita que a próxima edição do Minas Trend deve apontar
um crescimento mais significativo em virtude da melhoria das expectativas em
relação ao desempenho econômico brasileiro. O setor de vestuário depende muito
do poder de compra do trabalhador e essa retomada provoca uma rápida resposta
na nossa produção. Com o crescimento do índice de confiança, acreditamos na
volta dos investimentos e na abertura de novos postos de trabalho que devem
refletir positivamente na indústria de moda mineira, prevê o executivo.
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