OUTONO INVERNO 2019

Agora e Para Sempre

05 de Novembro

MANUTENÇÃO E PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO DE NEGÓCIOS REFLETEM O ÂNIMO DOS EXPOSITORES

Terminou nesta 5ª feira (01/10) a 23ª edição do Minas Trend, semana de lançamentos de moda promovida pela FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, que reuniu 191 marcas de vestuário, bolsas, calçados, bijuterias, joias e acessórios para o lançamento de suas coleções para lojistas de todo o Brasil e exterior.

Essa edição, que compreendeu os lançamentos para a temporada outono-inverno/2019, recebeu uma média de 15 mil visitantes, aí incluídos 3,7 mil compradores, entre espontâneos e vip´s, ou seja, aqueles com alto potencial de decisão e compra. A expectativa, entre negócios realizados e prospecções estabelecidas durante a feira, é consolidar uma receita da ordem de R$ 200 milhões.

O Projeto New Fashion For Export / Projeto Comprador e Imagem Internacional, realizado pela FIEMG em parceria com a ABIT no âmbito do projeto Texbrasil, recebeu 9 compradores internacionais - de Israel, Qatar, Inglaterra, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Paraguai e Argentina -, promoveu 97 encontros e gerou uma expectativa de negócios dentro dos próximos 12 meses de US$ 207 mil.  


Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, considera que “o Minas Trend é fundamental para o segmento de moda, pois não afeta somente aqueles que estão expondo, já que ele passa a imagem da produção mineira para todo o resto da cadeia. Mesmo aqueles que não estão aqui, podem se aproveitar disso. Sem dúvida, ele é decisivo e tenho certeza que boa parte do segmento existe em função da realização do Minas Trend”.  Para os presidentes dos sindicatos representantes dos segmentos envolvidos no Minas Trend, a média de negócios realizados durante essa edição, em comparação à edição outono-inverno anterior, deve se manter estável, assim como o crescimento anual que deve acompanhar a previsão do PIB, hoje estimada 1,36%. Porém, com a definição do cenário político, aliada ao estabelecimento de diretrizes econômicas de incentivo aos setores produtivos, os sindicatos estimam uma gradual retomada dos negócios nas próximas temporadas de lançamento.

Segundo Jânio Gomes, presidente do Sindicalçados/MG, os expositores do setor vem mantendo o volume médio de negócios apontando nas temporadas anteriores. “Já temos a certeza política que, de uma forma ou de outra, já pacifica o mercado e, assim que forem definidos os rumos da economia, tudo começa a se arrumar. O setor de calçado tem se mantido, pois, como temos um grupo de expositores constante também temos um conjunto de clientes constante, o que possibilita um resultado de vendas que tende a ser linear”, analisa.

“Apesar de não acreditarmos em um milagre econômico em curto prazo, a definição politica mudou o ânimo”, afirma Celso Afonso, do Sindibolsas//MG. “Nós trabalhamos com segmentos que não são de primeira necessidade e são movidos pelo desejo, pelo anseio do novo, então não acredito que haja, num primeiro momento, uma mudança expressiva de consumo, mas, após os primeiros sinais positivos ao longo de 2019, iremos lentamente recuperar as vendas. No Minas Trend, mantivemos o mesmo volume da estação passada fato que avaliamos como muito positivo”.

Luciano Araújo, presidente do Sindivest/MG, também acredita que a próxima edição do Minas Trend deve apontar um crescimento mais significativo em virtude da melhoria das expectativas em relação ao desempenho econômico brasileiro. “O setor de vestuário depende muito do poder de compra do trabalhador e essa retomada provoca uma rápida resposta na nossa produção. Com o crescimento do índice de confiança, acreditamos na volta dos investimentos e na abertura de novos postos de trabalho que devem refletir positivamente na indústria de moda mineira”, prevê o executivo.

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