04 de Outubro
Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios se reúne na FIEMG
Encontro contou com a participação do Presidente Flávio Roscoe Nogueira
A Câmara da Indústria do Vestuário e
Acessórios se reuniu hoje na FIEMG para discutir
sobre as diretrizes e estratégias do colegiado para a indústria da moda
mineira. O encontro contou com a participação do Presidente da FIEMG,
Flávio Roscoe Nogueira, que propôs uma reflexão sobre a Câmara e sua atuação:
“Temos que começar a olhar para a Câmara com outro olhar, resgatar os valores
que o setor proporciona e mostrá-los para a sociedade, para que seja
percebido”, analisa.
Para Manoel Bernardes,
Presidente da Câmara e do Sindicato
das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações e obras de Pedras
Preciosas, Relojoarias, Folhados de Metais Preciosos e Bijuterias do estado de
Minas Gerais – SINDIJOIAS AJOMIG, o trabalho é grande, são
muitas questões a serem tratadas e uma vasta área de atuação no estado. “Só
conseguimos levar pra frente a nossa atuação com a participação coletiva e
vigorosa de todos”, afirma.
De acordo com Bernardes, um dos
principais desafios para a Câmara é implementar práticas locais. “Para isso precisamos
conhecer as demandas e projetos das empresas”, fala. “O segmento tem muitas
iniciativas, porém são dispersas, o que atrapalha a percepção das ações. Temos
que orientar para a divulgação das boas práticas dos setores e a partir daí
trabalhar para parcerias regionais para a sua realização local. Trabalhar
parcerias nas regiões é fundamental”, completa.
Economia
Criativa
A Gerência de Inteligência Competitiva apresentou
na reunião um estudo sobre Economia Criativa feito pelo UNCTAD (ONU), British Council, Fundação Joao Pinheiro, FIRJAN e FUNDAP especialmente
para o setor. “Quando se fala em Economia Criativa, a indústria está presente
em 50%. A correlação entre criação, inovação e indústria é forte”, fala
Gabriela Franco, gerente da área.
O diagnóstico foi bastante
abrangente e envolveu setores representativos, salários, empregos por gênero,
porte das empresas, entre outros itens. Um dos objetivos do estudo e também da
inteligência competitiva é projetar tendências de consumo e de mercado para que
a indústria possa ser mais assertiva nas suas ações.
“A inovação e tecnologia está
na essência do setor da moda, e a criatividade está em todos os segmentos”,
ressalta Flávio. Uma das orientações do líder empresarial foi usar as
potencialidades que o Sistema FIEMG oferece, como por exemplo, o FIEMG Lab, que
tem agora um novo viés, o de encontrar soluções para as indústrias. “As
empresas que serão aceleradas estarão resolvendo problemas para a indústria. Vamos
ficar atentos para a própria estrutura do Sistema para promover a
competitividade da indústria”, orientou.
Curso
Técnico Semipresencial em Vestuário
De acordo com o presidente da
Câmara, uma das funções da FIEMG é
projetar o futuro, e ele se encontra na educação a distância. O SENAI
Modatec está lançando, de forma inédita, o Curso Técnico Semipresencial em
Vestuário, para quem quer entrar no segmento de moda e quer
conhecer o processo produtivo e construtivo ou quem já está no mercado, mas
quer se aperfeiçoar e atuar de forma profissional.
“O objetivo principal do curso
é ter profissionais mais preparados e qualificados para a indústria”, conta
Jorge Peixoto, gerente da unidade e secretário-executivo da Câmara.
A capacitação terá a duração de
dois anos, e as aulas presenciais vão acontecer em 12 cidades do estado, nos
principais polos regionais de Minas, aumentando a abrangência de atuação.
Os alunos terão aulas também de
gestão e empreendedorismo “Empreender também é contribuir para o um novo
processo ou novo produto. O formando terá o conhecimento de toda a cadeia
produtiva”, fala Peixoto.
Quem faz o curso recebe o
certificado de Técnico em Vestuário, diploma reconhecido pelo MEC.
Para Rogério Vasconcellos,
Vice-Presidente do Sindicato das Indústrias do
Vestuário no Estado de Minas Gerais, os empresários são absorvidos pela
rotina do dia a dia e às vezes a empresa não se atualiza “As empresas podem
financiar o curso para seus empregados, que é uma ótima oportunidade para uma
melhoria”, pontua.
Minas
Trend
A menos de um mês do maior
salão de negócios de moda do Brasil, Flávio Roscoe afirmou que o evento, que já
está em sua 23ª edição, tem uma expectativa de um número de compradores
30% maior que as edições anteriores.
Ele reforça ainda que é preciso
trazer uma nova mentalidade para o Minas Trend,
atraindo novos players para o evento. E citou ações relacionadas à Economia
Criativa: "Dentro do conceito de Economia Criativa podemos agregar a
cultura, gastronomia e outras ações que integrem a feira com a cidade",
finalizou.