OUTONO INVERNO 2019

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04 de Outubro

Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios se reúne na FIEMG

Encontro contou com a participação do Presidente Flávio Roscoe Nogueira 

A Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios se reuniu hoje na FIEMG para discutir sobre as diretrizes e estratégias do colegiado para a indústria da moda mineira. O encontro contou com a participação do Presidente da FIEMG, Flávio Roscoe Nogueira, que propôs uma reflexão sobre a Câmara e sua atuação: “Temos que começar a olhar para a Câmara com outro olhar, resgatar os valores que o setor proporciona e mostrá-los para a sociedade, para que seja percebido”, analisa.


Para Manoel Bernardes, Presidente da Câmara e do Sindicato das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações e obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folhados de Metais Preciosos e Bijuterias do estado de Minas Gerais – SINDIJOIAS AJOMIG, o trabalho é grande, são muitas questões a serem tratadas e uma vasta área de atuação no estado. “Só conseguimos levar pra frente a nossa atuação com a participação coletiva e vigorosa de todos”, afirma. 


De acordo com Bernardes, um dos principais desafios para a Câmara é implementar práticas locais. “Para isso precisamos conhecer as demandas e projetos das empresas”, fala. “O segmento tem muitas iniciativas, porém são dispersas, o que atrapalha a percepção das ações. Temos que orientar para a divulgação das boas práticas dos setores e a partir daí trabalhar para parcerias regionais para a sua realização local. Trabalhar parcerias nas regiões é fundamental”, completa.  

Economia Criativa

A Gerência de Inteligência Competitiva apresentou na reunião um estudo sobre Economia Criativa feito pelo UNCTAD (ONU)British CouncilFundação Joao PinheiroFIRJAN e FUNDAP especialmente para o setor. “Quando se fala em Economia Criativa, a indústria está presente em 50%. A correlação entre criação, inovação e indústria é forte”, fala Gabriela Franco, gerente da área.


O diagnóstico foi bastante abrangente e envolveu setores representativos, salários, empregos por gênero, porte das empresas, entre outros itens. Um dos objetivos do estudo e também da inteligência competitiva é projetar tendências de consumo e de mercado para que a indústria possa ser mais assertiva nas suas ações.

“A inovação e tecnologia está na essência do setor da moda, e a criatividade está em todos os segmentos”, ressalta Flávio.  Uma das orientações do líder empresarial foi usar as potencialidades que o Sistema FIEMG oferece, como por exemplo, o FIEMG Lab, que tem agora um novo viés, o de encontrar soluções para as indústrias. “As empresas que serão aceleradas estarão resolvendo problemas para a indústria. Vamos ficar atentos para a própria estrutura do Sistema para promover a competitividade da indústria”, orientou.   

Curso Técnico Semipresencial em Vestuário

De acordo com o presidente da Câmara, uma das funções da FIEMG é projetar o futuro, e ele se encontra na educação a distância. O SENAI Modatec está lançando, de forma inédita, o Curso Técnico Semipresencial em Vestuário, para quem quer entrar no segmento de moda e quer conhecer o processo produtivo e construtivo ou quem já está no mercado, mas quer se aperfeiçoar e atuar de forma profissional.


“O objetivo principal do curso é ter profissionais mais preparados e qualificados para a indústria”, conta Jorge Peixoto, gerente da unidade e secretário-executivo da Câmara.

A capacitação terá a duração de dois anos, e as aulas presenciais vão acontecer em 12 cidades do estado, nos principais polos regionais de Minas, aumentando a abrangência de atuação. Os alunos terão aulas também de gestão e empreendedorismo “Empreender também é contribuir para o um novo processo ou novo produto. O formando terá o conhecimento de toda a cadeia produtiva”, fala Peixoto. Quem faz o curso recebe o certificado de Técnico em Vestuário, diploma reconhecido pelo MEC.  

Para Rogério Vasconcellos, Vice-Presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais, os empresários são absorvidos pela rotina do dia a dia e às vezes a empresa não se atualiza “As empresas podem financiar o curso para seus empregados, que é uma ótima oportunidade para uma melhoria”, pontua.
 

Minas Trend

A menos de um mês do maior salão de negócios de moda do Brasil, Flávio Roscoe afirmou que o evento, que já está em sua 23ª edição,  tem uma expectativa de um número de compradores 30% maior que as edições anteriores. Ele reforça ainda que é preciso trazer uma nova mentalidade para o Minas Trend, atraindo novos players para o evento. E citou ações relacionadas à Economia Criativa: "Dentro do conceito de Economia Criativa podemos agregar a cultura, gastronomia e outras ações que integrem a feira com a cidade", finalizou.  

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