11 de Maio
Projeto Identidade: resultados superam expectativas
Trabalho de posicionamento de mercado teve início em 2015 e contou com a participação de 29 empresas
Gratidão. Este foi o sentimento vivenciado ontem pelos donos
de empresas participantes do Projeto
Identidade, que teve sua conclusão no dia 09/05, na sede do SINDIJOIAS Ajomig.
“Sou muito grata por ter participado desse projeto e a todos
os que se empenharam em nos ajudar”, disse Cláudia Santana Lima, da Cerra D’ouro. Ela entrou na segunda
fase do projeto e viu uma grande mudança de visibilidade para a marca. “Foi incrível
como a marca cresceu. Trabalhamos o designer e o nosso posicionamento. Como
resultado, fizemos parte de um editorial da (revista) Vogue de Londres e um
museu da Alemanha entrou em contato conosco para participar de uma mostra”, conta
Cláudia.
Nesta última etapa, as empresas trabalharam o branding e o posicionamento de mercado.
O processo contemplou inclusive a mudança das logomarcas, já que muitas, além
de inadequadas não mais representavam o momento atual das empresas. Algumas
tiveram também uma alteração no nome, como o caso da Claudia Marisguia Bijoux, que
agora passa a se chamar Marisguia. “No
processo de branding, foram estudados vários casos para o posicionamento da
marca, inclusive a mudança do próprio nome”, conta Nívea Marisguia, uma das
donas da empresa. “Já era uma vontade nossa de mudar, de dar uma modernizada. O
nome Marisguia é um nome muito forte e conhecido do público. Mas ainda assim,
não era uma coisa que podíamos fazer da noite pro dia, tinha que ser pensado,
planejado e dentro de uma estratégia. Mas com o trabalho e a consultoria da
Márcia, tivemos o respaldo e a certeza de que estávamos fazendo a coisa certa”,
ela explica.
Nívea cita o trabalho de Márcia Croce, consultora do setor
joalheiro, que acompanhou e monitorou junto às empresas todo o projeto, que se
iniciou em 2015. Márcia ficou muito impressionada com os trabalhos apresentados
e ressalta o comprometimento das empresas para um resultado tão positivo. “Foi
um projeto grande e difícil, de reestruturação, que envolve uma mudança quase
que radical para as empresas. Um novo modo de pensar, de agir, de mudar a cultura”,
ela conta. “Espero que seja uma ferramenta para que possam crescer ainda mais.
Eu fiquei muito feliz por ter feito parte desse projeto e aprendi muito também”,
ela analisa.
O Projeto Identidade
começou em 2015 e foi realizado em três etapas: A descoberta do DNA mineiro, analisando
onde e em que contexto elas estão inseridas; a descoberta do DNA da empresa, de
estudar o produto e o valor agregado; e o terceiro, o trabalho de branding e
mercado.
Para Lázara Design,
que está no projeto desde o início, a mudança foi radical, até pelo perfil de
Lázara, dona da empresa que leva seu nome. Antes de ir para o design, ela se
formou em economia e trabalhou no setor bancário por muitos anos. “Aprendi a
desenvolver, criar, pesquisar e a planejar também. Não tem jeito de fazer uma
coleção sem pensar na estratégia”, fala. Sobre a experiência, ela conta que o
processo de mudança é contínuo, um dia de cada vez. “Minha empresa hoje é
praticamente outra, mas é um passo a passo e o aprendizado é diário”, conclui.
Ao todo, 29 empresas participaram do projeto, realizado pelo
Sindijoias Ajomig com o apoio do SEBRAE
Minas e o IBB – Instituto By
Brasil. Manuel Bernardes, presidente do SINDIJOIAS, faz um balanço de todo o projeto: “Foram três anos
trabalhando a mudança de cultura das empresas, vivenciando dificuldades em momentos
distintos. Foi preciso que todas elas devotassem energia no projeto e
acreditassem nas mudanças. Uma mudança de identidade não é fácil, mas elas se
empenharam e o resultado superou as expectativas”, analisa.
O próximo passo é trabalhar a questão digital das empresas. “Estamos
passando por um momento de transformação digital, e a adequação dos processos
para um mundo cada vez mais digitalizado é um caminho natural e sem volta”,
conclui.
Para saber mais sobre o Projeto:
Identidade Minas – Fabricantes lançam 1ª coleção de bijus
e joias durante o 18º Minas Trend
Made
in Minas
Exposição Made in Minas inaugura galeria SEBRAE Minas
“Projeto Identidade - Made in Minas” dá força a marcas
mineiras