OUTONO INVERNO 2019

Agora e Para Sempre

27 de Abril

MINAS TREND DOA 550 MUDAS DE PLANTAS NATIVAS DO CERRADO PARA O INSTITUTO ESPINHAÇO

Ação faz parte das atividades de gestão de sustentabilidade da Semana de Moda Mineira para quantificar e compensar as emissões de gases de efeito estufa e promover a redução, reuso e reciclagem dos resíduos sólidos.   

O Minas Trend, evento promovido pela FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, irá doar 550 mudas nativas do Cerrado para o “Instituto Espinhaço – Biodiversidade, Cultura e Desenvolvimento Socioambiental”, entidade responsável pela implantação e coordenação do projeto Semeando Florestas, Colhendo Águas na Serra do Espinhaço, como compensação pelas emissões de CO2 emitidas em decorrência do evento, estimadas em até 110 toneladas com base nas edições anteriores.

Além disso, foram doados durante o evento 120 quilos de composto orgânico aos visitantes, como representação do resultado da reciclagem das 2 toneladas de resíduo orgânico normalmente gerado durante o evento, especialmente sobras de alimento e arranjos de flores.
 

Também serão destinados, para as obras de construção da Catedral Cristo Rei e do Seminário Convívio Emaús, os 220 sacos de areia e 25 de dolomita usados na instalação da artista plástica Liliane Dardot, cuja obra ocupava espaço de destaque na edição. Com essas ações, espera-se reciclar 30% do resíduo gerado - aproximadamente 2,4 toneladas -, e reutilizar 1,2 toneladas (15%).
 

Para se ter uma ideia da dimensão do programa de gestão de sustentabilidade do evento, vale destacar que, na busca da máxima exatidão da quantificação das emissões de gases de efeito estufa gerados, quantificou-se 100% do consumo de água como geração de efluente, todo o consumo de energia e de combustível pelos geradores, resíduos sólidos destinados ao aterro sanitário e à compostagem, assim como as emissões provocadas pelos veículos de carga e de descolamento de visitantes.

Saiba mais sobre o Instituto Espinhaço: www.institutoespinhaco.org.br

ver todas noticias