PRIMAVERA - VERÃO 2019

Minas Trend - Primavera - Verão 2019

17 de Abril

22ª edição do MW destaca consolidação da moda mineira

Cadeia produtiva do setor é a 2ª maior empregadora do estado

Até o próximo dia 20/04, Belo Horizonte se torna a capital da moda ao sediar a 22ª edição do Minas Trend (MW). O evento, realizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), conta nesta edição com mais de 200 marcas que são referência nacional nos segmentos de vestuário, bolsas, sapatos, joias, bijuterias e acessórios.  Em encontro com a imprensa nesta terça-feira, 17/04, o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, destacou a importância do evento para a cadeia produtiva da moda em Minas Gerais.

Segundo Machado Junior, o setor é representativo, uma vez que sua cadeia produtiva é a 2ª maior empregadora do estado. “A moda representa 18% dos postos de trabalho da indústria de transformação do estado, o que em números são 130.039 mil postos de trabalho, 10 mil empresas, quase um quarto das empresas em atuação na indústria de transformação do estado, além de, aproximadamente, 5% do PIB mineiro, um valor próximo de R$ 7,29 bilhões ”, ponderou.

No total, o MW conta com 205 expositores de setores como o vestuário, com 102 marcas, sendo 17 estreantes; calçados e bolsas, com 38 marcas e 7 estreantes; e joias e bijuterias, com 65 marcas e 15 estreantes. Desse montante, 60% dos expositores são de Minas Gerais.
 

Nesta edição, o tema central do evento é “Nosso lugar somos nós” e propõe uma abordagem sobre a tradição, cultura e valores locais - mediante uma visão contemporânea. A escolha do tema se dá pelo destaque da busca da moda mineira por novos mercados por meio de processos mais elaborados e produtos cada vez mais genuínos.
 

O presidente do Sistema FIEMG ratificou ainda a importância do investimento em inovação, tecnologia e na indústria criativa, especificamente. O líder empresarial pontuou algumas ações da entidade no fomento a esses setores como o FIEMG Lab, o Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG e o P7 Criativo. “Assim como o Minas Trend, esses projetos e ações visam dar mais competitividade e diversificação à economia mineira, ” salientou.
 

Fernanda Machado, diretora de economia criativa da Codemig, ressaltou a  importância da ação conjunta entre vários parceiros e apoiadores, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae Minas, Abit, Apex Brasil, Texbrasil e Governo do Estado, por meio da Codemig. “A ação conjunta de todos esses agentes consolida o MW  como um espaço privilegiado de projeção e fomento do setor da moda em Minas Gerais,” definiu.


O convênio assinado pela Federação em 2017 prevê investimentos totais de R$ 3.6 milhões pela Codemig em quatro edições do evento. Já a Federação investe cerca de R$ 8 milhões em cada MW, entre recursos próprios, provenientes de ações específicas e de parcerias com entidades e empresas.
 

Já o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais, Luciano Araújo, enfatizou a relevância do evento para o setor. “Temos empresas durante o evento que realizam grande parte de suas vendas durante o Minas Trend. Além disso, o MW é um agente mobilizador em prol não apenas do o setor, mas para a indústria e nossa economia como um todo, uma vez que movimenta o estado com turismo e negócios, por exemplo”, finalizou.

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