PRIMAVERA - VERÃO 2019

Minas Trend - Primavera - Verão 2019

08 de Novembro

Moda para pensar o mundo

Ronaldo Fraga exibiu em Buenos Aires criações contra a xenofobia e que valorizam as raízes dos imigrantes e povos originários da América do Sul

A moda pode ser abordada como meio de expressão de “arte contemporânea”? Pode servir para pensar a realidade? Na sua busca pela transversalidade na arte, a BIENALSUR – Bienal Internacional de Arte Contemporânea - diz que sim. E aposta na moda como suporte de manifestações artísticas de alguns criadores que encontram nos desenhos de suas roupas um meio para expressar com arte as inquietudes e visões da atualidade.

A visão diferenciada da BIENALSUR, que acontece em 16 países simultaneamente, com mais de 100 exposições de arte urbana, performances e mostras de vídeos às coleções de importantes museus – teve um de seus grandes momentos no dia 2 de novembro, com a abertura da mostra Gênesis – Cultura sem Fronteiras, do estilista Ronaldo Fraga, no Hotel dos Imigrantes de Buenos Aires, sede principal da BIENALSUR, local que concentra o maior número de atividades artísticas do evento. Atletas, escritores, artistas plásticos e diversas personalidades da Argentina fizeram parte da performance criada por Ronaldo Fraga, que encontrou na BIENALSUR o marco ideal para expressar e reivindicar a riqueza cultural dos sul-americanos, através de uma coleção inspirada em ampla pesquisa antropológica dos saberes dos povos originários e dos que chegaram a este continente. Esse caldeirão de origens – no momento em que cresce a xenofobia, o medo e a rejeição ao outro – foi traduzido no desfile de 30 peças que depois farão parte de uma exposição que pretende percorrer várias cidades. Para o desfile em Buenos Aires, Fraga também incluiu o resultado do desafio feito quatro jovens estilistas argentinos que, em apenas 24 horas, transformaram um vestido branco de sua criação em “tela” artística. A trilha sonoro do desfile ficou a cargo da cantora Charo Bogarín, tataraneta de um cacique guarani e considerada um dos grandes referentes da nova música folclórica da Argentina. Ronaldo Fraga realizou ainda duas palestras, uma aberta ao público no Distrito Audiovisual e outra para profissionais no Centro Metropolitano de Desenho.  

Gênesis – Cultura sem Fronteiras dialogou no Hotel de Imigrantes com obras do Museu Reina Sofía e dos artistas Tatiana Trouve (Brasil); Romuald Hazoume (Benim); Mariana Telleria (Argentina); Marco Maggi (Uruguai); Ivan Argote (Colômbia); Mariano Sardón (Argentina); Jose Bechara (Brasil) e do cineasta Amos Gitai (Israel).

A BIENALSUR, que acontece desde setembro, criou um novo universo cartográfico e rompeu as fronteiras através da arte, num diálogo cultural instantâneo entre a América do Sul e o resto do mundo. O ponto de partida – Km 0 – é Buenos Aires, Argentina; o mais distante, Tóquio, Km 18.370.  A conexão, que se dará até dezembro, data final das exposições, ocorre entre artistas, curadores e o público, que participa ao mesmo tempo de diferentes eventos em todas as 84 sedes da bienal. Essa interatividade é possível graças à utilização de recursos virtuais como as Ventanas BIENALSUR, que oferecem aos visitantes de qualquer uma das mostras a possibilidade de ver o que está acontecendo em cada uma das outras exposições. A mesma ferramenta permite o diálogo ao vivo entre as pessoas que estejam em diferentes eventos da programação. BIENALSUR utiliza também as tecnologias da realidade aumentada e do videojogo para difundir a produção artística contemporânea junto aos mais jovens.
 

Primeira bienal internacional organizada por uma universidade pública, a Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), desde o final de 2015, a BIENALSUR conta com o reitor Aníbal Jozami como Diretor Geral e Diana Wechsler como Diretora Artístico-acadêmica. É uma bienal de arte que, pela primeira vez na história das bienais, coloca vários artistas e cidades do mundo em relação de igualdade. Multidisciplinar, destaca-se ainda pelo o ineditismo de contar com diversos países promotores de uma mesma iniciativa e pelo protagonismo das instituições universitárias: 20 universidades de todo o mundo participam do projeto. Mais de 95% das obras que fazem parte da Bienal foram escolhidas através de duas seleções internacionais abertas, que receberam mais de 2.500 propostas de 78 países.  

No Brasil, já estão em cartaz exposições no Memorial da América Latina, na capital paulista, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (SP) e no Campus da Universidade Federal do Rio Grande Sul, em Porto Alegre. A Universidade Federal de Santa Maria (RS) recebeu Factors 4.0 – O Festival de Arte, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, exposições na Central do Brasil e na Fundação Getúlio Vargas serão inauguradas em novembro. Em paralelo, a arte de brasileiros como Eduardo Srur, Regina Silveira, Shirley Paes Leme, Ivan Grilo, Vik Muniz, José Bechara, Cildo Meireles, Hélio Oiticica e Anna Bella Geiger, entre outros, fazem parte desse intercâmbio cultural, com mostras na Argentina e no Peru.  

Em Buenos Aires, BIENALSUR esta no Hotel de Imigrantes, na antiga Confitería del Águila (Centro de Arte Contemporânea para a Biodiversidade, dentro do zoológico, o MALBA, a Fundação PROA, o Centro Cultural Kirchner, Centro Cultural Conti, Casa Nacional do Bicentenário, e os museus:  Nacional de Belas Artes, Fernandes Blanco, de Arte Decorativo e Histórico Nacional. O evento inclui intervenções em fachadas de prédios emblemáticos, praças e aeroportos. Na Argentina a programação inclui as cidades de Tigre, Caseros, Rosário, Córdoba, San Juan, Tucumán, Salta e Bahía Bustamante (Chubut) . Desfazendo fronteiras, a BIENALSUR esta ainda em Uruguai (Montevidéu), Paraguai (Assunção), Chile (com sedes em Santiago, Valdívia e Valparaíso), Peru (Lima), Equador (Guayaquil) e Colômbia (Bogotá e Cúcuta). No continente africano, a parada é em Cotonou e Ouidah, em Benin. Na Europa, Espanha (com sedes em Madri e Palma de Mallorca) e França (com sedes em Paris e Marselha) e Austrália (Frankston, Victoria). Por último, na Asia, o Japão (Tóquio).  

Visite o site: www.bienalsur.org/

ver todas noticias