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24 de Outubro

Pegada Internacional

Sindicatos do setor calçadista do estado participam de workshop sobre mercado internacional na FIEMG   

Sindicatos e empresas mineiras do setor de calçados tiveram a oportunidade de obter mais informações sobre formas de internacionalização do segmento durante o workshop de lançamento do programa Brazilian Footwear nesta segunda-feira, 23/10, na sede da FIEMG.  

O Brazilian Footwear – Programa de Promoção às Exportações de Calçados - é desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Ao promover os calçados nacionais, o Brazilian Footwear permite a ampliação dos destinos dos embarques, estimulando o crescimento e a qualificação do setor, a geração de empregos e a arrecadação das divisas.  

A participação nas atividades do Brazilian Footwear é aberta às empresas calçadistas que se identificam com os objetivos, metas e compromissos do Programa.A estratégia utilizada na concepção do programa é a de tornar marcas, indústrias e calçados do país menos suscetíveis a alterações políticas e cambiais no mercado externo, além de diminuir a dependência destes agentes de um player ou menos específico.  

Para Heitor Klein, presidente da Abicalçados, o programa deu novo patamar à indústria brasileira do setor a partir da década dos anos 2000. ‘Naquele período, as exportações brasileiras de calçados se davam basicamente no regime de subcontratação e atingia cerca de 95 países. A partir de lá, com a nossa atuação, buscamos expandir mercados compradores e, principalmente, em regime de marca própria. Hoje já alcançamos mais de 150 países,” comemorou.  

Já o vice-presidente da FIEMG, Aguinaldo Diniz, ressaltou que a internacionalização do setor calçadista é fundamental para que a indústria mineira alcance resultados ainda mais positivos. Ele destacou alguns números do segmento. “Hoje, as exportações de calçados de Minas Gerais representam 8,6% do total comercializado pelo estado com outros países. Em 2016, foram 31 milhões de dólares vendidos em outros mercados. Nos últimos cinco anos, foram 129 milhões de dólares. Vendemos nossos produtos para países como Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Paraguai e França.”


O presidente do Sindinova, Pedro Gomes da Silva, destacou a importância das entidades representativas do setor como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), FIEMG, Abicalçados e Apex no trabalho de integração de esforços para a internacionalização de empresas brasileiras. Já a assessora de Relações Sindicais da FIEMG, Maria Rita Santana, destacou o papel da entidade como interlocutora do segmento neste processo.

Os esforços da FIEMG no processo de identificação de oportunidades de negócios, parcerias tecnológicas e geração de conhecimento para as empresas mineiras no exterior também foi tema do encontro. A gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da entidade, Rebecca Macedo, destacou algumas das ações da Federação como a promoção de negócios, certificação internacional e facilitação de comércio exterior, além da inserção internacional de empresas mineiras.

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