24 de Outubro
Pegada Internacional
Sindicatos do setor calçadista do
estado participam de workshop sobre mercado internacional na FIEMG
Sindicatos e empresas mineiras do setor de calçados tiveram
a oportunidade de obter mais informações sobre formas de internacionalização do
segmento durante o workshop de lançamento do programa Brazilian Footwear nesta
segunda-feira, 23/10, na sede da
FIEMG.
O
Brazilian Footwear – Programa de Promoção às Exportações de Calçados - é
desenvolvido pela
Associação Brasileira das Indústrias de Calçados
(Abicalçados) em parceria com a
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil). Ao promover os calçados nacionais, o
Brazilian
Footwear permite a ampliação dos destinos dos embarques, estimulando o
crescimento e a qualificação do setor, a geração de empregos e a arrecadação
das divisas.
A
participação nas atividades do
Brazilian Footwear é aberta às empresas
calçadistas que se identificam com os objetivos, metas e compromissos do
Programa.A estratégia utilizada na concepção do programa é a de tornar marcas,
indústrias e calçados do país menos suscetíveis a alterações políticas e
cambiais no mercado externo, além de diminuir a dependência destes agentes de um
player ou menos específico.
Para
Heitor Klein, presidente da
Abicalçados, o programa deu novo patamar à
indústria brasileira do setor a partir da década dos anos 2000. ‘Naquele
período, as exportações brasileiras de calçados se davam basicamente no regime
de subcontratação e atingia cerca de 95 países. A partir de lá, com a nossa
atuação, buscamos expandir mercados compradores e, principalmente, em regime de
marca própria. Hoje já alcançamos mais de 150 países,” comemorou.
Já o
vice-presidente da FIEMG, Aguinaldo Diniz, ressaltou que a internacionalização
do setor calçadista é fundamental para que a indústria mineira alcance
resultados ainda mais positivos. Ele destacou alguns números do segmento. “Hoje,
as exportações de calçados de Minas Gerais representam 8,6% do total
comercializado pelo estado com outros países. Em 2016, foram 31 milhões de
dólares vendidos em outros mercados. Nos últimos cinco anos, foram 129 milhões
de dólares. Vendemos nossos produtos para países como Argentina, Estados
Unidos, Colômbia, Paraguai e França.”
O presidente do Sindinova, Pedro Gomes da Silva, destacou a importância das
entidades representativas do setor como a Confederação Nacional da Indústria
(CNI), FIEMG, Abicalçados e Apex no trabalho de integração de esforços para a
internacionalização de empresas brasileiras. Já a assessora de Relações
Sindicais da FIEMG, Maria Rita Santana, destacou o papel da entidade como
interlocutora do segmento neste processo.
Os esforços da FIEMG no processo de identificação de oportunidades de negócios,
parcerias tecnológicas e geração de conhecimento para as empresas mineiras no
exterior também foi tema do encontro. A gerente do Centro Internacional de
Negócios (CIN) da entidade, Rebecca Macedo, destacou algumas das ações da
Federação como a promoção de negócios, certificação internacional e facilitação
de comércio exterior, além da inserção internacional de empresas mineiras.