OUTONO / INVERNO 2018

Ano Dez Outono - Inverno 2018

03 de Outubro

Desfile comemorativo do 21º Minas Trend aborda as tradições mineiras para mostrar a modernidade e tecnologia de sua indústria de moda

Evento realizado ontem - 02/10 – também prestou um tributo ao compositor mineiro Fernando Brant, falecido em 2015, um dos mais reconhecidos e respeitados artistas do estado. “Uma homenagem a Minas e, através desta pseudoprocissão, a todas as mulheres mineiras”. É dessa forma que o stylist Paulo Martinez, diretor do desfile comemorativo desta temporada do Minas Trend, resumiu a apresentação que reuniu 100 marcas mineiras. Esta “pseudoprocissão”, que tomou as passarelas do Expominas, apostou forte na religiosidade, nas tradições e nas referências culturais mineiras, refletidas na cor vermelha, dominante na composição dos looks, e em elementos que remetiam ao barroco, aos personagens históricos como Chica da Silva, a literatura (Hilda Furacão) e, principalmente, à força da mulher através das trabalhadoras rurais.      

Segundo Martinez, o desfile traça uma relação entre as tradições e a modernidade, aqui representada pela indústria de moda mineira, fato refletido nos looks que partem de aparências artesanais e passam, na parte final do desfile, para um visual tecnológico e contemporâneo.“Como trabalho com mais de 100 marcas, cada uma com seu DNA, tenho que fazer um desfile com 60 looks e a roupa, neste momento, é meu instrumento para contar uma história acima de tendências ou cores. Resumindo, é uma grande homenagem a todas essas ‘Marias’ ressaltadas no final do desfile pela música ´Maria, Maria´ de Fernando Brant”, finaliza. 

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, presente no evento, fez um balanço de uma década do maior salão de negócios do setor do país. Ele avalia que o Minas Trend deu mais projeção nacional à indústria mineira do segmento e estimulou a realização de bons negócios. “Estamos comemorando dez anos de um evento que reconhecidamente está dando certo em Minas e no Brasil. É porque tem valor, tem qualidade, e reúne empresários competentes e líderes de sindicato que se empenham - entre os muitos outros responsáveis por esse sucesso. Crise se supera assim, com ousadia e competência”, disse. 

Aberto para convidados, estilistas, lojistas e empresários do setor, o desfile contou com a participação da Orquestra de Câmara Sesiminas, tocando algumas músicas de Fernando Brant, acompanhada da cantora Mariana Sobreira e do DJ Anderson Noise. No fundo da passarela, um imenso Ipê amarelo, feito com flores de tecido, completava o cenário.

ver todas noticias