Ao completar 10 anos, o Minas
Trend, realizado pelo Sistema FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais, se
consolida como um dos maiores salões de negócios da moda da América Latina e
como plataforma de lançamento de novos talentos para o setor. A cada edição, em
parceria com importantes entidades de fomento à indústria mineira, o evento é
palco de dois concursos que visam detectar, qualificar e profissionalizar novas
marcas e criadores promissores.
Um deles, o Ready to Go,
considerado o maior concurso direcionado para os novos criadores do estado,
promovido pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais, oferece
às marcas iniciantes um completo suporte, que inclui desde consultoria de
estilo até orientações sobre gestão e comunicação. As grifes vencedoras ganham,
para a edição seguinte do evento, um estande individual no salão de negócios e
a oportunidade de apresentar um desfile no line-up oficial do Minas Trend.
O outro concurso - Empresa
Tendência -, promovido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas
Gerais (Codemig), estimula e divulga pequenos produtores da indústria de moda
do estado. Os participantes selecionados expõem seus produtos em um estande
coletivo no Minas Trend. Além disso, uma marca de cada setor – vestuário,
acessórios e calçados/bolsas –, é premiada considerando critérios como
originalidade, design, qualidade de produção, acabamento e potencial de
expansão de negócios. Elas também ganham um estande individual na edição
seguinte da semana de moda mineira.
Ao longo da última década, por
meio dessas iniciativas, o evento foi responsável por lançar marcas hoje
reconhecidas no Brasil e exterior como Lucas Magalhaes, Anne Est Folle, Unit Seven e Llas. Na próxima edição, que acontece de 3 a 6 de outubro, estreiam nas
passarelas do Minas Trend: Molett e Ronaldo Silvestre, vencedores do Ready to
Go edição abril/2016, e Led, selecionada no concurso realizado em abril/2017.