OUTONO / INVERNO 2018

Ano Dez Outono - Inverno 2018

30 de Maio

Integrantes do Distrito da Moda se reúnem na FIEMG

 Encontro debateu propostas de apoio ao segmento  

O presidente do Conselho de Assuntos Metropolitanos e Municipais da FIEMG, Frederico Aburachid, se reuniu com os integrantes do movimento Distrito da Moda de Belo Horizonte, no dia 29/05, na antiga sede da FIEMG. O projeto é um movimento de colaboração para consolidar a moda como um atrativo cultural e turístico da cidade, além de propiciar o aumento da competitividade do setor.
 

O grupo discutiu propostas que deverão ser entregues ao vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, no começo do mês de junho. Aburachid salientou que Belo Horizonte já é reconhecida como a capital da moda e o objetivo é reforçar o protagonismo da cidade. “BH respira moda. Realizamos o maior salão de negócios do País e podemos melhorar a posição do Estado”, diz.  

A ideia é apresentar propostas que beneficiem a cadeia produtiva, para serem defendidas junto ao poder público, como o futuro Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo do município. O segmento vai pleitear a ampliação da Área de Diretrizes Especiais (ADE) do Polo da Moda que contempla o Barro Preto. A ideia é incluir o Prado, que abriga confecções renomadas de venda no atacado. “Temos uma janela de oportunidade aberta que é o Plano Diretor de Belo Horizonte que está tramitando. Queremos contribuir com propostas para o setor nos bairros Prado e Barro Preto que concentram indústria e comércio pujantes”, diz.

O presidente do BH Convention & Visitors Bureau (BH C&VB), Anderson Rocha, destacou a importância da moda na história econômica da cidade. “BH hoje tem um mercado importante que precisa de incentivos e de ser alinhado em relação a outras frentes fortes como Fortaleza e Goiânia”, diz.
 

Para a diretora institucional do Sindijoias, Lázara Ferreira, a união de forças é fundamental para resgatar clientes. “O Grupo Mineiro da Moda já foi tão famoso. Estamos resgatando o jeito mineiro de ser do setor, envolvendo o turismo, a gastronomia e os segmentos de moda para que o turista ou o comprador seja envolvido por tudo o que o mineiro tem de bom”, diz.  

Ainda participaram da reunião representantes de sindicatos ligados à moda, Sindivest/MG, Sindicalçados, Sindibolsas, do Clube de Dirigentes Lojistas (CDL), DOM Desenvolvimento e Belotur.  

ver todas noticias