11 de Abril
Compradores e jornalistas internacionais elogiam o Minas Trend
Grupo foi
convidado para conhecer a 20ª edição do evento, fechar negócios e fazer
intercâmbio
Um grupo de
27 compradores e cinco jornalistas internacionais vieram à
20ª
edição do Minas Trend e conhecer o maior salão de negócios do segmento moda do
país. Eles foram recebidos, no dia 4/4, pelo superintendente executivo de
Relações Institucionais do
Sistema FIEMG, Paulo Brant; pela diretora de Fomento
e Indústria Criativa da
Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig),
Fernanda Machado; e pela diretora presidente da
Agência de Promoção e
Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), Cristiane Serpa.
Os
compradores e jornalistas vieram da Argentina, Bélgica, Canadá, Chile,
Republica Dominicana, Panamá, Peru, Costa Rica, Colômbia, Reino Unido, Coreia
do Sul e China. A iniciativa faz parte do projeto Comprador e Imagem, realizado
pela
FIEMG, através do seu
Centro Internacional de Negócios (CIN) em parceria
com a
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit),
Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem
(Abiacav),
Codemig e
Indi.
Durante o
evento, os compradores internacionais visitaram o
Salão de Negócios, que reuniu
mais de 200 marcas de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, bijuterias e
joias. O objetivo foi fomentar os negócios e possibilitar a troca de
experiências entre os profissionais da moda. Uma das convidadas foi Mabel
Tello, da marca de acessórios do Panamá Divina Obsession. Pela terceira vez no
Minas Trend, ela elogiou muito a organização e a qualidade e o design dos
produtos. “Fechei com exclusividade com uma marca de acessórios de Belo
Horizonte”, disse Tello.
O grupo
também participou, no dia 6/4, do coquetel do projeto
Fashion for Export, que
integra a programação internacional do
Minas Trend.
Inciativa do
CIN, este
trabalho prepara as empresas mineiras expositoras para participar dos encontros
de negócios com os compradores internacionais. Com isso, incentiva-se as
exportações e projeta a indústria mineira e nacional no mercado externo da moda
ao promover seus produtos e marcas. Maria Gabriela e Ginna Panoccchia, da marca
Alterego, da Republica Dominicana, estiveram lá. “Achamos a feira encantadora e
proveitosa. Encontramos o que estávamos procurando - produtos diferenciados. O
Minas Trend também nos proporcionou intercâmbio de conhecimento”, contou.
O Minas Trend
recebeu, até essa edição, 141 jornalistas e 229 compradores internacionais.
Esta iniciativa resultou em aproximadamente R$ 21 milhões em negócios
realizados no evento e R$ 38 milhões fechados após o término do Minas Trend,
decorrentes de 1.465 agendas comerciais efetivadas.