Prevendo retomada gradativa dos negócios, expositores comemoram melhoria significativa das vendas em comparação à temporada anterior.
Para a grande maioria dos
expositores participantes do salão de negócios do Minas Trend, que reuniu 201
expositores qualificados dos setores de vestuário, calçados/bolsas,
bijuterias/joias e acessórios, a crise que afetou o país começa gradativamente
a se dissipar, revelando um comprador mais otimista e estimulado para investir
em seus estoques. Por outro lado, os fabricantes se adequaram para melhor
atender seus clientes, mediante o atual cenário econômico, ao promover mudanças
que vão desde a oferta de artigos mais acessíveis, passando pela ampliação de
modelos e numeração, até a concessão de descontos para pedidos realizados
durante o evento.
Segundo Valléria Melo, gestora
comercial da Skunk, grife que participa pela primeira do Minas Trend, a empresa
se preparou durante seis meses para receber os compradores do evento,
realizando ações que inclui renovação do layout da marca, agendamento de
clientes e convenção de vendas para treinamento de equipe, entre outras. “No
primeiro dia do evento vendemos a meta estabelecida para os quatro dias de
participação”, afirma Valléria, acrescentando que também no primeiro dia
agregou 18 novos clientes a sua carteira, além de 23 novas adesões no segundo dia
de participação.
Diretora criativa e proprietária
da grife Cajo, Carol Caetano, considerou que nesta edição, apesar de um menor
número de compradores, “o volume de vendas aumentou, os clientes que vieram
realizaram compras maiores do que na última edição”. Carol também comemora a
conquista de vários novos lojistas no mercado interno e também a ampliação de
clientes no mercado internacional. “Dessa vez senti um maior fluxo de pessoas
de fora e abrimos cliente no Peru, estamos finalizando uma compra de uma
cliente da Ásia e também da Argentina”. Para alcançar estes objetivos, Carol
afirma que realizou mudanças no processo produtivo de forma a oferecer produtos
mais adequados às necessidades dos clientes. “Desenvolvemos esta coleção de uma
forma mais universal, trazendo artigos que possam atingir um público e uma
faixa etária maior e caminhar por várias idades, perfis e estilos. Além disso,
oferecemos vestidos mais em conta e outros mais trabalhados, com maior valor
agregado”, completa a empresária.
Eduardo Mendes, proprietário da
Unity Seven, considerou que a estreia da grife no line up de desfiles dessa
edição possibilitou um impacto positivo nas vendas. Em comparação à edição
primavera/verão anterior, Mendes afirma que nos dois primeiros dias dessa
edição vendeu o equivalente aos quatro dias da temporada anterior. “Abrimos
novos clientes de vários estados e também conquistamos nosso primeiro cliente
internacional no Chile”, ressalta Mendes, que atribui a algumas mudanças
estratégicas na produção o sucesso obtido. “Introduzimos uma linha que tem um mark-up melhor para que lojista tenha um
lucro maior na ponta final, aumentado sua margem de lucro, além de aumentar
nossas opções para 300 referências, fato que além de elevar o número de
compradores, aumentou o valor por cliente”, destacando que a grife tem crescido
uma média de 30% em cada participação no evento.
Proprietário da grife Frutacor,
Lucas Bastos, aponta um crescimento considerável de vendas em relação à
temporada anterior, destacando a ampliação do portfólio de produtos e o
rearranjo na precificação do produto, aliados a ações comerciais e de
marketing, para alcançar estes objetivos. “Abrimos novos clientes e reativamos
antigos. O comprador está mais animado, principalmente os que trabalham com
casual que estão com melhor perspectiva sobre o mercado”, completa Mendes.
Diretor da grife de bolsas Isla,
Bruno Saldanha afirma que a “marca cresceu junto com o evento e notamos que ele
tem ficado cada vez mais primoroso”. Segundo o empresário, “apesar do momento
de crise, fazemos um trabalho diferenciado e alcançamos o resultado esperado. O
Minas Trend é o principal evento da marca, onde conseguimos encontrar uma média
de 30% da nossa carteira de clientes. Hoje, o evento responde com 35% para
nosso faturamento anual”.
As designers Marcela Torres e
Marina Lerbach comemoram os resultados obtidos na segunda participação da grife
de calçados Nuu Shoes no evento, resultado da 1ª colocação no Prêmio Tendência
Codemig realizado no ano passado. “Nossa avaliação foi muito positiva, a marca
chamou muita atenção e várias lojas legais compraram nosso produto”, avalia
Marina. Em relação aos compradores, a empresária sentiu que “estão mais
estimulados e também mais abertos ao novo”, estimando que a participação no
Minas Trend deva responder por 50% do faturamento anual da empresa.
Felipe Pinheiro, da grife de acessórios Morena
Canela, achou que esta edição foi um sucesso para a marca. “Para você ter uma
ideia, na edição anterior tiramos 18 pedidos e nessa, até o momento registramos
64, ou seja, quase quatro vezes o volume anterior. E isso não só em número de pedidos, mas também
em faturamento que acompanhou este crescimento”. O empresário destaca que a
participação na feira representa 15% de seu faturamento, índice que pode ser
triplicado com novos pedidos mediante a fidelização do cliente. “Abrimos muitas novas praças,
sentimos que o cliente está mais confiante, está apostando mais na retomada do
crescimento da economia”.
Executivo da grife de calçados
Vicenza, Jean Coronetti avaliou esta edição “como bastante positiva, percebemos
uma melhora no ânimo do lojista que vem interessado em compra e não em pesquisa
de tendência. Percebemos uma melhora em relação à temporada anterior, com mais lojistas
que compraram em quantidades maiores”. Segundo Coronetti, que destaca que o
Minas Trend representa 35% do volume anual faturado pela empresa, para chegar a
estes resultados a empresa inclui novos itens em sua linha de produtos para
estimular o comprador e aumentar a competitividade do cliente. “Nós
desenvolvemos algumas linhas de produto de entrada, para que o lojista possa
ter nossa marca com valor mais acessível e maior margem de lucro, além de
oferecermos condições especiais de pagamento para as compras realizadas no
evento”, completa.
Para Julia Nunes, da grife de
bolsas Elisa Atheniense, afirma que a mostra “superou em 20% os negócios
realizados na temporada anterior, foi muito boa e conseguimos fechar um grande
número de pedidos, além da quantidade por compra que também aumentou”. Mesmo
com a reação ainda tímida da economia, a executiva afirma que a empresa deva
incrementar em 20% o faturamento anual em comparação aos resultados obtidos no
ano passado, sendo que a participação nas duas edições anuais do Minas Trend
seja responsável por 60% do volume total.
A 20ª edição do Minas Trend
contou com a participação de mais de 10 mil visitantes, incluindo cerca de 2,8
mil lojistas, 270 jornalistas, 180 influenciadores digitais, além dos 7 mil
convidados que estiveram nos desfiles e palestras que integraram a programação
do evento.