PRIMAVERA - VERÃO 2018

Ano Dez

06 de Dezembro

Indústria mineira no Museu da Moda

História da Indústria Têxtil do estado estará no museu inaugurado em Belo Horizonte

A indústria têxtil será um dos destaques do Museu da Moda (Mumo) inaugurado em Belo Horizonte no dia 06/12. Primeiro museu público destinado à atividade no Brasil, o Mumo passa a funcionar no antigo prédio do Centro de Referência da Moda, na rua da Bahia, 1149. Dentre as atividades de abertura do espaço, está prevista a exposição “=33 voltas em torno da terra – memória e raízes da indústria têxtil de Minas Gerais”, que foca a indústria têxtil mineira e sua relevância, contribuindo, não só para as economias locais, mas interferindo também socialmente e culturalmente nas comunidades onde se instalou, inclusive na capital mineira. O Sistema FIEMG estará presente com a exposição de três rocas do acervo do Museu de Artes e Ofícios, que foram doadas pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez ao IPHAN.

Exposição -
O protagonista da primeira mostra do será o tecido, elemento base da indústria da moda, com destaque para o algodão e a tecelagem plana. “Como o universo da indústria têxtil é muito amplo, resolvemos fazer um recorte focando o algodão. Estamos usando parte do acervo da Cedro Têxtil e do Museu de Artes e Ofícios (MAO), que foram emprestados para a montagem”, explica o curador da exposição, professor Antônio Fernando Batista Santos, doutor em Artes Visuais e coordenador do curso de Design de Moda da Fumec. A responsável pela pesquisa foi a historiadora Doia Freire e o projeto expográfico é do arquiteto Alexandre Rousset. O MAO participa da exposição com 3 rocas do acervo – que foram doadas pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez ao IPHAN.
“Para a Cedro, que tem o algodão como principal matéria-prima, é muito gratificante poder compartilhar parte do seu acervo nessa primeira exposição do Museu da Moda, uma iniciativa que valoriza a cidade, a história e todo o mercado. Esse resgate ajuda a vislumbrar o quanto avançamos ao longo de nossa trajetória de 144 anos para chegarmos ao patamar atual, como uma das principais indústrias da moda hoje”, comenta Marco Antônio Branquinho, presidente da empresa, considerado um marco da indústria mineira.

O evento conta com parceria master da Cedro Têxtil, parceria da Interpam Iluminação, apoio institucional do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, Museu de Artes e Ofícios, SESI/FIEMG, Fumec, Una, Coreto Cultural, Formiga.

Museu de Artes e Ofícios


O SESI MG administra o Museu desde julho deste ano, quando se tornou parceiro do ICFG e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), contando com a parceria da Prefeitura de Belo Horizonte. Localizado na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, o MAO conta a história de dezenas de atividades profissionais que deram origem à indústria de transformação em Minas Gerais. São 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX, entre instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos. Elas representam antigos ofícios em setores tradicionais como a mineração, lapidação e ourivesaria, alimentício, tecelagem, energia e curtumes. O acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional (Iphan).

Serviço
Exposição: =33 voltas em torno da terra – memória e raízes da indústria têxtil de Minas Gerais

Período: de 6 de dezembro/2016 a 30 de maio/2017
Local: MUMO - Rua da Bahia, 1.149 – Centro – Belo Horizonte Entrada franca

ver todas noticias