PRIMAVERA - VERÃO 2018

Ano Dez

23 de Novembro

Alunos do SENAI Modatec participam do Brasil Fashion

Os três meses de trabalho de Ísis de Oliveira e Thiago Tadeu, alunos de moda do SENAI Modatec, de Belo Horizonte, terminaram em grande estilo. A participação dos jovens no projeto SENAI Brasil Fashion foi coroada com um desfile no Museu Nacional, em Brasília, no dia 12 de novembro, durante a Olimpíada do Conhecimento. Sob os olhos de ícones do setor no Brasil como Constanza Pascolato, Glória Kalil e Lilian Pacce, cada um apresentou três diferentes looks e levou à passarela criações próprias vestidas por tops de projeção internacional.

SENAI Brasil Fashion selecionou 12 alunos de todo o país para participar do desfile neste ano. Os estilistas Lenny Niemeyer, Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch e Lino Villaventura foram mentores dos jovens na criação das coleções. Oliveira contou com o apoio de Fraga, e Tadeu, com o de Villaventura. Ao todo, foram quatro encontros para contar com a curadoria dos fashionistas, dois deles no SENAI Cetiqt, no Rio de Janeiro, um em Inhotim, em Brumadinho (MG), e o último já em Brasília.

Ísis de Oliveira, de 19 anos, que trancou o curso de moda na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para participar do projeto, levou à passarela três looks com o tema "água". Vestidas de branco com detalhes azuis e maquiagem que remetia à ideia de um mergulho, as modelos desfilaram a ideia pretendida pela estudante. "A proposta foi mostrar a liquidez das relações humanas", contou. O tecido semelhante ao linho e o off-white materializaram a proposta levada ao SENAI Brasil Fashion pela modelo Gianne Albertoni.

Para Fraga, que foi o mentor de Oliveira, ela tem tudo para ser um grande nome da moda brasileira. "O projeto do SENAI lança luz sobre o ensino técnico de uma forma diferente. É preciso entender desde o momento da criação até a venda. Não é mais só o chão de fábrica e nem o glamour pelo glamour", diz. Ele afirma que a ponte criada entre os estudantes e os estilistas com estrada no mercado é o pulo do gato da ação. "Somos profissionais com história, que já escorregamos", comentou.

Quem desfilou o trabalho de Thiago Tadeu, de 20 anos, foi a modelo Carol Trentini. Ele criou peças listradas em preto e branco e usou a transparência para passar o conceito imaginado. "A coleção se chama 'falsa-imagem'. Minha ideia foi mostrar a desconexão que existe entre nosso interior e exterior. O que somos e a imagem que passamos", disse. O jovem trancou o curso de moda na Universidade UNA para participar do SENAI Brasil Fashion.

Villaventura conta que o aprendizado dos estudantes no projeto vai além da mentoria. "A troca de experiências e vivências, com participação de pessoas de diferentes estados e regiões, é muito rica", afirmou. Para ele, o mais importante foi passar confiança e segurança aos alunos do SENAI. "É um esforço fundamental para a consolidação da moda brasileira", pontuou.

ver todas noticias