PRIMAVERA - VERÃO 2018

Ano Dez

10 de Outubro

Presidentes de sindicatos da cadeia produtiva da moda falam sobre associativismo

Presentes no Minas Trend, empresários avaliam como anda o setor e o que está sendo feito para estimular seu crescimento  

Presidentes de sindicatos patronais da cadeia produtiva da moda prestigiaram a 19ª edição do Minas Trend, que terminou na última sexta-feira, 7/10, no Expominas, em Belo Horizonte. Eles fizeram uma avaliação do evento, de como anda o setor em suas regiões e do trabalho da FIEMG e dos sindicatos para incentivar a evolução do segmento.   A presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário de Patos de Minas e Alto Paranaíba (Sindivest), Teresinha Martins, comanda o estande de sua marca de moda praia, “Sol e Ondas”. Ela avalia que os empresários precisam se atualizar com a rápida evolução da tecnologia. E pondera que, hoje em dia, o cliente está tão bem informado que dita a moda que vai ser feita pela indústria, e não o contrário. “Como disse o presidente Olavo, esse tempo de ignorar as novas mídias sociais já passou. Antes, saíamos das feiras abarrotados de catálogos de papel. Hoje só se aceita o virtual”, comparou.  Martins conta que, como presidente de sindicato, está sempre estimulando os empresários a atentarem para essa mudança, mas ainda encontra resistência. Ela conta que a realidade do interior do estado tem que ser levada em consideração ao se tentar implementar essa visão mais atual. A divulgação das vantagens do associativismo é mais uma de suas bandeiras. “Muitos empresários, porém, ainda temem abrir algumas informações. Com isso, algumas iniciativas nossas ficam impossibilitadas, até pelo número de adesões”, disse.  

Presidente do Sindicalçados e da Câmara do Vestuário e Acessórios da FIEMG, Jânio Gomes avalia que a instituição sempre foi muito preocupada em atender às demandas dos seus sindicatos. Ele elogiou a “atitude aberta” da entidade e a disposição em escutar e dar suporte ao empresariado mineiro. Gomes aponta o Minas Trend como o maior exemplo de apoio que a entidade pode dar ao seu setor, “a maior feira de negócios do Brasil”. “Temos também o SENAI-Modatec, que forma mão de obra qualificada para nossa indústria. A assessoria sindical da Federação atende as demandas da indústria, buscando competitividade. Nossos pleitos não morrem na mesa; eles têm continuidade”, disse.  

O trabalho estruturante do setor, que está sendo conduzido pelo Sindjoiias Ajomig, foi detalhado pelo presidente da entidade, Manoel Bernardes. Ele explicou que são várias ações coordenadas que projetam resultados a médio e longo prazo. Bernardes contou que a mais importante é a iniciativa que pretende dar personalidade a cada empresa do setor e diferenciar seu produto. Dessa forma, se quer dar perenidade a essas indústrias. “Queremos juntar o DNA da empresa e a identidade de Minas Gerais. E assim, mudar a cultura da empresa a partir do design”, adiantou, acrescentando que estão em curso outras iniciativas como consultoria de canais de distribuição, gestão financeira e cultura da cooperação.  Bernardes contou que o Sindjoias Ajomig tem incentivado o associativismo por meio da adoção de processos em comum. Ele avalia que a cultura empresarial valoriza a atuação individual dos donos de indústrias e que eles, muitas vezes, se enxergam como concorrentes. Uma das iniciativas que se propõem a ajudar a mudar essa visão é a proposta de criação, no SENAI-Modatec, de um centro de inovação para joias e bijuterias. “Um estudo que encomendamos demonstrou sua viabilidade econômica. Isso vai democratizar o acesso a uma tecnologia que muitos não podem adquirir”, disse.  


Empresários de Montes Claros no Minas Trend 


Um grupo de seis empresários de Montes Claros, do segmento moda, foi ao Minas Trend em missão técnica. A iniciativa é parte do Programa de Competitividade Industrial e Regional (PCIR). O objetivo é promover a competitividade da indústria de confecções. 
Além da visita ao Minas Trend, os empresários, liderados pela presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Norte de Minas, Irma Ribeiro Santos,  também aproveitaram a estada em Belo Horizonte para conhecer o SENAI Modatec, no Horto. “A visita representou uma oportunidade de mostrar aos empresários as soluções do Sistema FIEMG no setor de confecções”, disse Irma Santos.

ver todas noticias