Terminou nesta sexta-feira, 07 de outubro, o 19° Minas Trend, que
promoveu os lançamentos da indústria de moda nacional para a temporada Outono
Inverno 2017, no Expominas, em Belo Horizonte. Segundo os expositores do Salão
de Negócios, esta edição do evento foi marcada por um maior otimismo dos compradores.
Para os fabricantes presentes, a maior assiduidade dos lojistas acena para uma
perspectiva de reação do varejo, indicando um aumento do nível de confiança do
mercado.
Para Marina Leibach, coproprietária da grife de sapatos Nu Shoes, a
primeira participação da marca no Minas Trend foi positiva, gerando abertura de
novos clientes na capital e interior dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro,
fato que irá colaborar para um aumento de 100% do faturamento da empresa neste
ano.
Rafael Paiva, da marca paraibana de acessórios Mayrles Emille, também
comemora os resultados de sua estreia no evento. Paiva destaca o “público
seletivo e diferenciado” que renova seus estoques na semana de moda mineira. Sua
marca conquistou novos clientes em praças importantes como São Paulo e Brasília,
e seu retorno ao evento é garantido, de acordo com estratégia da empresa de
investir no atacado como base para o crescimento.
Diretora comercial da grife paulista de acessórios Natalia Chain, Kati
Chain destacou o grande movimento dos dois primeiros dias do evento, os bons
negócios realizados e os novos clientes conquistados nas regiões nordeste e
sudeste. Para a executiva, que gera 20% de sua receita anual durante as
participações no Minas Trend, as vendas foram 40% superiores às realizadas na
edição Primavera/Verão. “São clientes que têm negócios consolidados e precisam
do produto. Não são aventureiros, e dessa forma conseguimos fidelizá-los”,
conclui Kati.
Maria Siria, da grife de bolsas e vestuário de pele natural Confraria,
ressalta que o “lojista não falou em crise’’ e se diz “surpreendida“ com esta
edição do evento. Segundo ela, sua marca superou em 60% os negócios realizados
na edição Outono-Inverno anterior. A empresa, que atribui ao Minas Trend uma participação
de 30% em seu faturamento anual, incluiu em seu portfolio novos clientes dos
estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do
Norte.
Do Rio Grande do Norte, o expositor Felipe Pinheiro, da grife de
bijuterias Marina Canela, o primeiro dia do evento duplicou os resultados
obtidos durante toda a edição realizada em abril deste ano, registrando a
adesão de novos clientes de diversos estados, entre eles São Paulo, Rio de
Janeiro, Brasília, Piauí, Ceara e Minas Gerais. Segundo Pinheiro, a
representatividade do Minas Trend em seu faturamento anual gira em torno de
10%.
O estilista Ronaldo Silvestre, ganhador do Concurso Read to Go na 18ª
edição, fato que lhe deu o direito a um estande individual nesta temporada,
registrou um aumento de 40% em suas vendas em comparação ao evento de abril. O
criador, cuja participação no Minas Trend deve contribuir em 35% no seu volume
anual de negócios, elogia os lojistas do evento, considerando-os “práticos e
objetivos“ no momento da compra.
Definindo os compradores desta edição como ”cautelosos, mas
otimistas“, Cassia Campos, da grife de vestuário Engenharia Moda, afirma que “em
relação ao verão, os negócios dessa edição surpreenderam“, gerando clientes
novos de diferentes praças, e um crescimento médio de 10% na comparação entre
as temporadas. Segundo Cassia, o Minas Trend responde por 40% das vendas anuais
da empresa.
Sob o tema "Aqui Se Cria", o 19º Minas Trend aconteceu no período de 04 a 07 de outubro, no Expominas, na capital mineira.