PRIMAVERA - VERÃO 2017

Essência

11 de Abril

Era pós-digital impõe sustentabilidade à indústria da moda

Durante mais uma edição do Minas Trend, realizada em Belo Horizonte, o publicitário e administrador de empresas, Raoni Pereira, participou no dia 07/04 da palestra: “Moda, tecnologia e startups: novos modelos de negócios para novos tempos”.

No decorrer do evento, foi discutido assuntos relacionados ao atual momento que o mundo atravessa, hoje, com a quarta revolução industrial, onde se vive, depois do advento da internet, a era pós-digital, com transformações em campos como a nanotecnologia, realidade virtual e genética. É nesse cenário de mudança de época que a indústria da moda brasileira tenta sobreviver, superando problemas que podem determinar o sucesso ou fracasso das empresas do segmento. 

O desafio número um, na visão de Pereira, passa pela sustentabilidade. Ele lembrou que a indústria têxtil é uma das que mais polui no mundo. “Cerca de 20% da poluição de mares e oceanos vem deste setor. Para se produzir uma camiseta de malha gastam-se dois mil litros de água. E aproximadamente 27 milhões de pessoas são exploradas pela indústria da moda atualmente”, exemplificou.

No Brasil, de acordo com Raoni, a produção de moda é uma das mais caras do mundo. Ainda assim, o segmento emprega 1,6 milhão de pessoas e fatura R$ 55,4 bilhões (números de 2014), colocando o país como quarto maior produtor mundial.

A grande pergunta, para o publicitário, é como reduzir e otimizar custos e como criar coisas novas dentro dos conceitos de sustentabilidade. “É imperativo que se faça uma revolução no setor”, concluiu.

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